LANÇAMENTO DO VW VIRTUS –
ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 08/03/2022 18h06 Por João Buffon
Com visual esportivo e diferente do hatch Polo, novo Volkswagen Virtus indiano antecipa alguns detalhes da reestilização do sedã no Brasil
Reprodução/Foto-RN176 Novo Virtus indiano antecipa algumas novidades do sedã brasileiro Foto: VW/Divulgação
Acabou o mistério. Depois de divulgar inúmeros teasers, a Volkswagen finalmente revelou o novo Virtus indiano nesta terça-feira (8) com novidades por dentro e por fora. Com visual esportivo e faróis semelhantes aos do SUV cupê Nivus, o novo Volkswagen Virtus lançado no país asiático antecipa alguns detalhes da reestilização que o sedã compacto deve receber no Brasil ainda em 2022.
Conforme antecipado, o novo Virtus indiano estreia com algumas diferenças de design em relação ao hatch Polo, modelo do qual deriva. Na dianteira, a principal diferença fica para os faróis, que são bem parecidos com os do Nivus. Eles trazem um novo formato, com linhas mais retas e perfil afilado. No entanto, ao contrário do SUV cupê, os novos faróis do sedã compacto trazem projetores de luz e assinatura visual de led na parte inferior.
Reprodução/Foto-RN176 Novo Virtus: faróis lembram o Nivus Foto: VW/Divulgação
Já a grade dianteira ficou menor do que a do atual Virtus brasileiro. Ela interliga os novos faróis ao logotipo da Volkswagen através de dois frisos cromados, um na parte superior e outro na parte inferior. Logo abaixo, o para-choque traz entradas de ar maiores e de formato retangular, que lembram os SUVs da marca alemã. As luzes de neblina são posicionadas na vertical, nas extremidades do para-choque.
Na lateral, a única mudança em relação ao Virtus brasileiro são as novas rodas de liga-leve e um friso cromado na parte inferior das janelas. Já na traseira, o sedã ganhou novas lanternas de led com acabamento escurecido e mudanças no para-choque, que traz um aplique cromado na parte inferior. Completam as novidades um discreto spoiler preto na tampa do porta-malas e o nome Virtus em posição centralizada abaixo da placa.
Reprodução/Foto-RN176 Novo Virtus indiano traz lanternas com acabamento escurecido Foto: VW/Divulgação
Por dentro, o Virtus indiano ganhou o novo volante da marca alemã, que já equipa o Nivus no Brasil. O sedã também passa a trazer a mesma manopla do câmbio automático do T-Cross, que traz o indicador de marchas integrado na alavanca. No entanto, a principal novidade é a peça central do painel, que traz acabamento bicolor em vermelho e black piano.
No entanto, a versão brasileira deve trazer algumas diferenças de design em relação ao Virtus indiano. De acordo com a Revista Quatro Rodas, o Virtus nacional pode contar com os mesmos faróis de led do Nivus. A grade dianteira, por outro lado, será menor do que a do modelo indiano. E na traseira, as lanternas serão interligadas por uma barra horizontal preta. Já por dentro, o modelo deve contar com opções mais discretas de acabamento.
Reprodução/Foto-RN176 Virtus indiano: detalhes de acabamento em vermelho Foto: VW/Divulgação
Em relação aos equipamentos de segurança, o novo Volkswagen Virtus brasileiro também vai ganhar airbags de cortina, além de piloto automático adaptativo (ACC) e frenagem autônoma de emergência (AEB) de série. Todos esses itens já são oferecidos no Nivus e T-Cross, que assim como o Virtus, derivam do hatch Polo.
Sob o capô, o novo Volkswagen Virtus será vendido na Índia em versões equipadas com o motor 1.0 turbo de 115 cv e 178 Nm e com o 1.5 turbo de 150 cv e 250 Nm, sempre a gasolina. O sedã terá opções de câmbio manual, automático ou o automatizado DSG de dupla embreagem e 7 marchas. As primeiras unidades do novo Volkswagen Virtus devem chegar oficialmente ao mercado indiano em maio deste ano.
No Brasil, o Virtus deve manter os atuais motores 1.0 TSI de 128 cv e o 1.4 TSI de 150 cv, sempre com câmbio automático de 6 marchas. Também há rumores de que a versão de entrada do sedã também pode trazer o 1.0 TSI na mesma programação que era oferecida no finado Up, que oferecia 105 cv e 165 Nm. No entanto, o novo Virtus deve chegar ao Brasil apenas no segundo semestre deste ano, junto ou um pouco depois do Polo reestilizado.