Novos Gripens da FAB são transportados para o Aeroporto de Navegantes

ROTANEWS176 E POR AIRWAY 06/05/2023 17:40                                                                                                       Thiago Vinholes

Caças fabricados na Suécia chegaram ao porto de Navegantes (SC) na sexta-feira; próximo destino dos novos F-39E Gripen é a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP)

 

Reprodução/Foto-RN176 Gripen nas ruas de Navegantes: trajeto do porto até o aeroporto de tem cerca de 2,5 km (FAB)

Os dois novos caças F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcados no porto de Navegantes (SC) na sexta-feira (5) foram rebocados pelas ruas da cidade, na madrugada deste sábado (6), até o aeroporto do município catarinense. As aeronaves foram produzidas pela Saab na Suécia e enviadas de navio ao Brasil em 14 de abril.

O deslocamento das aeronaves, por um trajeto com pouco mais de dois quilômetros, foi escoltado por militares da FAB, além da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Guarda Municipal de Navegantes e Corpo de Bombeiros do Estado (CBMSC). O reboque dos caças ainda foi seguido por agentes da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Prefeitura Municipal de Navegantes, Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN) e da Receita Federal. Também vale citar a presença do grande público, que mesmo de madrugada foi acompanhar a cena rara dos Gripen passando pelas ruas da cidade.

Do aeroporto de Navegantes, os novos F-39E seguirão voando para a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde a FAB realiza os procedimento de vistoria e aceitação dos caças antes de integrá-los na frota.

Reprodução/Foto-RN176 Caças Gripen recém-chegados devem decolar rumo a Gavião Peixoto na próxima semana (FAB)

As aeronaves recém-desembarcadas em Navegantes são o quinto e o sexto modelos operacionais do Gripen enviados ao Brasil. De acordo com a FAB, os aparelhos vão receber as matrículas FAB 4105 e FAB 4106, seguindo a ordem chegada dos caças que já estão no país – o FAB 4100, enviado ao Brasil em setembro de 2020, é uma unidade para testes de desenvolvimento.

Os novos jatos serão operados pelo Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, localizado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás (GO), onde estão baseados os demais Gripen da FAB.

Fim de semana de preparação

Durante esse fim de semana, técnicos de diferentes aéreas da força aérea e especialistas da Saab vão trabalhar para acionar os caças e prepará-los para o voo até Gavião Peixoto. Segundo a FAB, os aviões vão receber a instalação dos assentos ejetáveis e do kit de sobrevivência.

Reprodução/Foto-RN176 Caças Gripen hangarados no aeroporto de Navegantes (FAB)

Ainda não há data confirmada para a decolagem das aeronaves, informou a FAB. Se for como na ativação dos caças anteriores que chegaram ao Brasil via Navegantes, o processo de preparação deve ser realizado em dois dias. Portando, a decolagem dos novos Gripen pode ocorrer na segunda-feira (8).

Os caças trazidos de navio da Suécia para o Brasil são parte da encomenda da FAB por 36 aeronaves, sendo 28 modelos na versão E monoposto e oito na opção F, para dois pilotos. As aeronaves importadas são produzidos na planta da Saab em Linköping. Como parte do acordo de transferência de tecnologia acertado entre o Brasil e a fabricante sueca, 15 jatos na versão F-39E serão finalizados na instalação da Embraer em Gavião Peixoto. A inauguração na linha de montagem brasileira do Gripen é na próxima terça-feira (9).