ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 18/09/2021 07:19
HIROMASA IKEDA
VICE-PRESIDENTE DA SGI
Aprender com a Nova Revolução Humana | volume 27
O capítulo “Justiça”, do volume 27, da Nova Revolução Humana, foi serializado no Seikyo Shimbun de janeiro a março de 2014, pouco após a conclusão do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, em novembro de 2013. O tema designado pela SGI para 2014 foi “Ano do Descortinar da Nova Era do Kosen-rufu Mundial” e esse capítulo esclarece que, no início dessa fase, seria crucial manter em mente o seguinte:
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração do Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Shin’ichi Yamamoto tinha consciência de que somente mantendo vivo no coração dos membros a devoção abnegada à propagação da Lei demonstrada por Makiguchi sensei e por Toda sensei o espírito fundamental da Soka Gakkai seria transmitido às gerações futuras e a pura correnteza do kosen-rufu se intensificaria, tornando-se um poderoso rio. Uma religião em que não há a transmissão de seu espírito fundamental invariavelmente se torna rígida, ritualista e autoritária; perde sua alma, entra em declínio e desaparece. [p. 99]
Nesse capítulo, verificamos que esse nobre espírito foi abraçado pelos três presidentes fundadores da Soka Gakkai — Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda. Creio que, para a Soka Gakkai dar mais um grande salto avante como movimento religioso mundial, o mais importante seja nós herdarmos esse espírito e o pusermos em prática no cotidiano.
Quando o primeiro presidente Makiguchi se converteu ao Budismo Nichiren, em 1928, “buscou retornar às origens dos ensinamentos de Nichiren Daishonin e trilhar o grandioso caminho de um discípulo genuíno, exatamente de acordo com o espírito do Buda” [p. 102], em vez de meramente efetuar a prática da Nichiren Shoshu, que havia resvalado para a formalidade e se tornado ritualista como as demais escolas budistas de longa data no Japão.
Em meio à Segunda Guerra Mundial, o clero da Nichiren Shoshu, temendo ser perseguido pelas autoridades militaristas [que se empenhava em unir o país em torno do xintoísmo estatal para apoiar os esforços de guerra], concordou em aceitar um talismã xintoísta. Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda foram terminantemente contrários, o que, subsequentemente, acarretou a detenção deles e a morte de Makiguchi na prisão, encerrando sua nobre vida de dedicação abnegada à propagação da Lei.
Determinado a dar continuidade ao compromisso do seu mestre com o kosen-rufu, o presidente Josei Toda lançou-se à reconstrução da organização leiga após ser libertado da prisão [em 3 de julho de 1945]. Apesar de continuar apoiando e protegendo a Nichiren Shoshu, ele tinha consciência do fato de que uma tendência indesejável de menosprezar os leigos persistia no clero e posicionou-se resolutamente contra tais sacerdotes.
Com o mesmo espírito que seu mestre, Shin’ichi Yamamoto também deu o máximo de si para amparar e assistir à Nichiren Shoshu, por vezes dizendo o que era necessário para manter as relações harmoniosas entre o laicado e o clero. Muitos integrantes do clero da Nichiren Shoshu, porém, ressentiam-se dos conselhos de Shin’ichi sobre o comportamento apropriado e aceitável dos reverendos, e persistia uma postura de superioridade predominante por parte deles.
O antagonismo do clero em relação à Soka Gakkai torna-se exacerbado em virtude da manobra secreta de um advogado, envolvido tanto com a organização quanto com o clero, chamado Tomomasa Yamawaki, cuja intenção era controlar a Gakkai às escondidas. Por volta de 1976 em diante, ele começou a espalhar boatos incendiários entre alguns reverendos, que, manipulados por esses rumores, passaram a difamar e a atacar reiteradamente a Soka Gakkai.
Em resposta a essas investidas, Shin’ichi considerou “ser imprescindível ajudar cada membro da Soka Gakkai a estabelecer uma fé profunda e inabalável e assimilar o espírito de mestre e discípulo Soka de se dedicar à missão de realizar o kosen-rufu” [p. 142].
Decidido a não deixar uma única pessoa para trás, canaliza sua energia para oferecer incentivos, viajando para oito regiões fora de Tóquio entre janeiro e maio de 1978, com o intuito de se reunir com os membros. Em junho, visita Hokkaido, a nona região de sua jornada de orientações naquele ano. Durante a sua permanência de dezesseis dias, percorre a ilha posando para fotos comemorativas com aproximadamente 5 mil membros e se encontrando com mais de 20 mil no total.
Aprender com o espírito descrito no capítulo “Justiça” não é relevante apenas para nós que praticamos o budismo hoje, neste ensejo em que assinalamos o 30º aniversário da conquista da independência espiritual da Nichiren Shoshu [em novembro de 1991]; representa o ponto inicial e o espírito fundamental da Soka Gakkai para o qual as futuras gerações sempre devem retornar.
Nossa família Soka de Tohoku
Em maio de 1978, durante uma viagem para visitar a recém-construída Sede Regional da Paz da Soka Gakkai de Tohoku (posteriormente denominada Sede Regional da Paz de Aoba), em Tohoku, província de Miyagi, Shin’ichi externa às pessoas que o acompanhavam seu sentimento de respeito e de admiração pelos membros da região nordeste:
A Soka Gakkai de Tohoku ficou realmente forte. Cada vez que enfrentavam duras provações, como tsunami do Chile ou danos causados pelo intenso frio, os companheiros da região de Tohoku sempre superavam as adversidades e aumentavam ainda mais seu vigor pelo movimento pelo kosen-rufu. Aí se encontra o porquê da força dos companheiros de Tohoku. (…) [p. 285]
Shin’ichi observara que os membros de Tohoku lutaram corajosamente em prol do kosen-rufu desde os primórdios da Soka Gakkai. No capítulo “Espírito de Procura”, afirma que eles demonstraram a suprema prova real da fé na forma de “tesouro do coração”, comprovando a verdadeira força do Budismo Nichiren. Com certeza, isso também vale para os sólidos esforços diários empreendidos por eles na reconstrução da comunidade desde o terremoto seguido de tsunami, em março de 2011.
No dia 7 de março deste ano [2021], nossa família Soka de Tohoku realizou a convenção “Laços de Esperança” celebrando setenta anos desde o início do kosen-rufu na região, bem como os dez anos de recuperação para restaurar a luz da felicidade em sua terra natal. O encontro se deu no Centro Cultural de Tohoku, com transmissão ao vivo para 147 locais de todas as seis províncias da região, e contou com a participação de cerca de 10 mil membros. Os laços dourados eternos que eles estabeleceram, tanto com o mestre quanto entre si, resplandecem como fonte de esperança para o mundo.
No ensaio “Irradie o Brilho da Revolução Humana: A Luz da Felicidade do Triunfo Humano”, veiculado na edição do Seikyo Shimbun de 11 de março de 2021, assinalando exatos dez anos desde a terrível tragédia, o presidente Ikeda expressa sua enorme esperança e expectativa em relação aos membros de lá. Ele escreve: “A força subjacente do povo de Tohoku, tão poderosa diante da adversidade, é a energia propulsora para a criação de valor que propiciará uma nova era”. Acrescenta também que, no âmbito de nossos esforços para fazer deste o século da vida e o século da revolução humana, “A nossa amada família Soka de Tohoku desempenhará papel vital na consolidação dos alicerces do nosso movimento”. Com esse incentivo no coração, nossos companheiros de Tohoku deram uma nova e vigorosa partida [leia no Brasil Seikyo, ed. 2.559, 10 abr. 2021].
No capítulo “Espírito de Procura”, também há um episódio em que Shin’ichi encoraja os líderes das seis províncias conclamando-os a visualizar dali a dez anos e a escalar com ele as montanhas do kosen-rufu. “A partir de uma nova caminhada nasce uma nova esperança” [p. 307], observa.
Estou certo de que os esforços monumentais realizados por nossos companheiros de Tohoku para devolver a luz da felicidade à região continuarão brilhando cada vez mais intensamente na década vindoura conforme avançamos rumo ao centenário da Soka Gakkai, em 2030.
Uma nova era para a educação Soka
A Escola Soka de Ensino Fundamental [de Tóquio] foi inaugurada em abril de 1978. No capítulo “Novos Brotos”, Shin’ichi declara que, com a fundação da escola, “Estamos agora penetrando na segunda etapa de desenvolvimento desse processo” [p. 25] da educação Soka. Em meio à sua atarefada agenda, reserva tempo para visitar a escola como fundador dela, para incentivar alunos e funcionários. Seu sentimento em relação aos alunos e graduados Soka traduz-se nessas palavras:
Shin’ichi também se considerava ligado, como um só corpo, à Escola Soka de Ensino Fundamental 1 de Tóquio e às outras escolas que compunham o sistema escolar Soka. O aumento do número de alunos Soka matriculados atualmente e as atividades dos graduados na sociedade lhe proporcionavam verdadeira razão de viver. [p. 77]
Na primeira cerimônia de formatura da Escola Soka de Ensino Fundamental 1 de Tóquio, ocorrida em março de 1982, ele encoraja os estudantes: “Enquanto viverem, nunca se esqueçam da palavra ‘paz’. Sempre ponderando sobre o que poderão fazer em benefício da paz, dediquem-se ao máximo para desenvolver suas aptidões. Este é o meu desejo” [p. 84-85].
Em 16 de março deste ano, a escola realizou a sua 40ª cerimônia de formatura. Na mensagem aos formandos, o presidente Ikeda declara ardentemente que, como fundador, considera a sua vida e a dos estudantes “unas e inseparáveis por toda a eternidade”. Sua constante atenção a todos os que estudaram nas instituições Soka permanece inalterada.
Este ano celebramos o 50º aniversário da Universidade no dia 2 de abril e o 20º aniversário da Universidade Soka da América (SUA), em Aliso Viejo, no dia 3 de maio. Também houve recentemente o anúncio de que a Escola Soka Internacional da Malásia deverá ser inaugurada em 2023. Avista-se no horizonte o dia em que graduados dessa instituição prosseguirão seus estudos na Universidade Soka ou na Universidade Soka da América. Trata-se, de fato, do “início de uma era na qual a educação Soka demonstrará seu verdadeiro valor”.
Principais trechos
O objetivo da educação não é apenas transmitir conhecimento, mas ajudar os estudantes a obter meios de pensar por si mesmos e a pôr em prática, de maneira positiva, o conhecimento adquirido. (“Novos Brotos”, p. 30)
Reconhecendo a dívida de gratidão que temos com os outros, aprendemos a ter humanidade. Saldar essa dívida de gratidão constitui o ponto inicial de uma vida realmente honrada. (“Novos Brotos”, p. 40)
Aqueles que abraçam e compartilham a Lei Mística com os outros são pessoas de ação que se empenham de acordo com os ensinamentos de Nichiren Daishonin. Elas demonstram provas reais, erguendo alto a bandeira do kosen-rufu. (“Justiça”, p. 92)
A verdadeira natureza dos que abandonam a fé é de covardia e passividade. (“Justiça”, p. 175)
Afastar-se da Soka Gakkai ou abandonar a fé com medo de que ocorram esses tipos de situações é justamente a ação dessa maldade. Em conclusão, é a covardia. (“Batalha Feroz”, p. 234)
De uma perspectiva de longo prazo, seria um erro pensar que a prosperidade atual permanecerá imutável no decorrer do século 21. Em minha opinião, estamos destinados a enfrentar um período de sérias mudanças, em que seremos forçados a reconsiderar a própria natureza da nossa sociedade e da civilização. A única maneira de garantir um futuro auspicioso é nos dedicar árdua e assiduamente à formação de pessoas com uma filosofia profunda e uma visão ampla, que possam contribuir para a humanidade e para a paz mundial. (“Novos Brotos”, p. 47-48)
Resumo do conteúdo
Novos Brotos
No dia 9 de abril de 1978, a Escola Soka de Ensino Fundamental 1 realiza sua primeira cerimônia de ingresso. A Escola Soka de Ensino Fundamental 1 de Kansai é fundada em abril de 1982.
Justiça
Embora a Soka Gakkai se empenhe na prática correta do Budismo Nichiren, alguns reverendos da Nichiren Shoshu desferem ataques contra a organização. Num festival de corais realizado em várias partes do país, os membros dão voz à verdade e à justiça Soka.
Batalha Feroz
Em maio de 1978, Shin’ichi viaja extensivamente para incentivar os membros de Tóquio, Kagoshima, Fukuoka, Yamaguchi e Hiroshima.
Espírito de Procura
Shin’ichi visita Tohoku e Hokkaido para cultivar “valores humanos”.
Traduzido do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai, edição de 24 de março de 2021.