O avanço do kosen-rufu no litoral norte paulista

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/03/2023 14:13                                                                          CADERNO ESPECIAL DO JBS – REDAÇÃO/COLABORAÇÃO LOCAL         

Conheça os esforços dos membros da BSGI para propagar o budismo na região.

 

Reprodução momento registrado durante a inauguração da Sede Regional Caraguatatuba, castelo do kosen-rufu da RM Litoral Norte

A Região Metropolitana (RM) Litoral Norte foi cria da em 2017 e faz parte da Subcoordenadoria Vale do Paraíba, Coordenadoria Leste Paulis­ta (CLP) da BSGI. É formada pelos distritos Cidade de Caraguatatuba, de São Sebastião e de Ubatuba, cada um com três comunidades.

“Nossa localidade”, comenta Moises Lucas dos Santos, responsável pela RM, “tornou-se Região Metropolitana como resultado de uma luta muito pura e bonita, que venceu desafios como grandes distâncias geográficas, movimentos de incentivo às pessoas afastadas e um significativo avanço com relação ao Movimento Renascença, que visou proteger os membros dos ataques maldosos da seita Nikken”. Na década de 1990, novos líderes foram nomea­dos na organização local com o espírito de vencer a maldade, lutando intensamente durante cerca de dez anos para alcançar esse objetivo. Os esforços culminaram com a realização de um grandioso festival, para o qual foi promovido um grande movimento de visitas familiares de incentivos e recitação de daimoku, fortalecendo a união entre todos.

Outro grande marco foi a concessão de título de cidadão honorário de Caraguatatuba ao presidente Ikeda em 24 de outubro de 2007, reconhecendo seus esforços em prol da paz, da cultura e da educação.

Em setembro de 2022, todos manifestaram incontida felicidade ao receber a inauguração da Sede Regional Caraguatatuba, palco da criação de “valores humanos” da RM Litoral Norte, com a participação do presidente da BSGI, Miguel Shiratori, na cerimônia.

“Após quase seis meses dessa nossa conquista, estamos vivendo um decisivo momento de transformação com os recentes acontecimentos ocasionados pelas chuvas e decidimos alcançar a vitória na expansão do kosen-rufu da nossa localidade”, expressa, com determi­nação, o Sr. Moises.

Em São Sebastião

Geograficamente, o município de São Sebastião compreende uma faixa de terra estreita e extensa entre a Serra do Mar e o oceano, ao longo da Rodovia Rio-Santos.

Historicamente, os membros da organização da BSGI na região se concentraram, em sua maior parte, na região central e na costa norte da cidade. A formação dos blocos na costa sul de São Sebastião ocorreu por conta da necessidade de atender e acolher os membros provenientes de outras localidades do estado de São Paulo, na maioria veteranos, recém-convertidos ou veranistas. Devido à sazonalidade de emprego e de moradia, retornavam à sua organização de origem ou à família, deixando a região.

Há dez anos, no bairro de Maresias, distante trinta quilômetros do centro, residia e trabalhava Grasiele Moraes Oliveira, integrante da Divisão Feminina (DF). Na ocasião, envolvida com a maternidade havia um ano, decidiu criar o filho Luís nos jardins Soka, assim como ocorrera em sua adolescência. Começou a participar mais ativamente das reuniões na região central de São Sebastião, já que em Maresias não havia nenhum bloco. Os líderes de distrito contaram com ela para apoiar a criação de um local de referência para o movimento pelo kosen-rufu na costa sul, pois a participação nas atividades na região era dificultada por algumas questões como a irregularidade do transporte coletivo.

Em setembro de 2016, foi criado um núcleo de membros em Maresias para reunião e recitação de daimoku semanalmente, objetivando o melhor acesso dos membros à região e com o sincero desejo de futuramente estruturar a organização na localidade. No ano seguinte, a chegada de novos membros a Boiçucanga, bairro próximo a Maresias, fortaleceu as atividades, possibilitando a fundação do Bloco Costa Sul, pertencente à Comunidade Ipiranga, e que abrangia bairros como Maresias, Boiçucanga, Camburi, Juquehy, Barra do Sahy, Barra do Una, entre outros.

Com a luta conjunta e muito empenho de todos, a organização se expandiu e, em dezembro de 2022, na recém-inaugurada Sede Regional Caraguatatuba, uma nova formação surgiu com a fundação de dois novos blocos a partir do antigo Bloco Costa Sul. São o Bloco Boiçucanga, liderado por Yara Amaral Gurgel de Barros e Rafael Biotto Ferreira de Moraes, e o Bloco Camburi, cujos responsáveis são Neusa e Gilberto Nardo.

No topo: momento registrado durante a inauguração da Sede Regional Caraguatatuba, castelo do kosen-rufu da RM Litoral Norte