EROTANEWS176 E G1 24/11/2015 19h51 Cristina Boeckel
RIO DE JANEIRO
Reprodução/Foto-RN176 Leonardo Valentim acredita que o bar deve ser responsabilizado pela postura do funcionário (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Reprodução/Foto-RN176 Suposta Restaurante onde ocorreu o preconceito racial: gerente ofereceu bananas em ‘homenagem’ do Dia da Consciência Negra, ao entregador de bebidas quando ele deixar as bebidas encomendadas pelo Restaurante Garota da Tijuca
Questionado sobre a demissão do gerente do restaurante Garota da Tijuca, Leonardo Valentim, motorista do caminhão de entrega de bebidas que teria recebido bananas com outros dois entregadores, afirma que o desligamento do funcionário não pode se tornar uma maneira do estabelecimento fugir à responsabilidade.
“Mesmo sendo demitido, o bar não pode deixar de ser responsabilizado, porque ele era funcionário do bar no momento que ele nos ofereceu as bananas”, conta Leonardo Valentim.
Ele afirma que a justiça tem que ser feita e teme que seja uma manobra para livrar a empresa da responsabilidade. “Não pode ser assim. Isso não é justiça”, afirmou o motorista
Na tarde desta terça-feira (24), o bar emitiu um comunicado oficial informando que Ascendino Correia Leal foi demitido do restaurante. Ele teria oferecido bananas a três entregadores de bebidas negros como “homenagem” ao feriado da Consciência Negra. As vítimas acionaram a polícia e o gerente foi levado para a 19ª DP (Tijuca).
Reprodução/Foto-RN176 Segundo registro de ocorrência, gerente ofereceu bananas em ‘homenagem’ do Dia da Consciência Negra (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)
A nota informa que a atitude do funcionário é “independente” em relação a empresa e que este tipo de situação é “inadmissível. Na mesma nota, a direção do restaurante repudia atitudes ofensivas contra o estabelecimento e seus funcionários que, de alguma maneira, compactuam com algum tipo de comportamento discriminatório. O texto é encerrado com um pedido de desculpas.
Reprodução/Foto-RN176 Site do Garota da Tijuca, no Rio, anuncia demissão de gerente (Foto: Reprodução / Internet)
Leonardo Valentim, motorista do caminhão que entregava bebida no bar, contou que ele e os dois entregadores estavam fazendo uma entrega no estabelecimento. “Ele foi em cada um de nós e ofereceu as bananas e disse que era em homenagem ao Dia da Consciência Negra. E ainda completou que ‘é uma para cada um que vocês, que são todos da mesma raça”, disse Leonardo.
Segundo o delegado-titular da 19ªDP (Tijuca), os depoimentos apontam que Ascendino acreditou estar fazendo uma brincadeira. “De mau gosto”, acrescentou Celso Gustavo Castello Ribeiro.
Reprodução/Foto-JCRN176 Entregador de bebidas exibe banana que teria recebido do gerente do bar Garota da Tijuca (Foto: Leonardo Valentim/ Arquivo pessoal)
William Dias Delfim, outra vítima, afirmou em depoimento que o gerente tentou desfazer o constrangimento e entrou no restaurante rindo. No entanto, Leonardo teria discutido com o gerente pelo ocorrido e chamado a Polícia Militar. O gerente do restaurante Garota da Tijuca teria oferecido um almoço grátis às vítimas para evitar que o caso fosse levado à delegacia.
Reprodução/Foto-RN176 Bananas foram oferecidas aos entregadores por um gerente do bar Garota da Tijuca (Foto: Leonardo Valentim/ Arquivo pessoal)
Ascendino pagou fiança de R$ 800 e foi liberado no mesmo dia. Ele pode pegar de um a três anos de prisão e mais multa. No registro de ocorrência, os dois entregadores afirmaram que não conheciam o gerente.
Leonardo afirma que relembrar o caso faz mal a ele e que chegou a pensar em agredir o homem, mas pensou melhor e viu que isso iria transformar o autor em vítima.
“A gente vê isso acontecendo pela TV, com jogadores de futebol, e até com artistas, como a Taís Araújo, e não imagina que uma coisa dessas vai acontecer com a gente”, afirma Leonardo.
Veja a íntegra da nota do restaurante:
A direção do Restaurante Garota da Tijuca, perante a atitude independente e comprovada de um funcionário comunica que o mesmo foi demitido da empresa.
Reiteramos que situações como essas são inadmissíveis !
Repudiamos também as atitudes ofensivas contra o estabelecimento e seus funcionários que, de maneira alguma, compactuam com qualquer tipo de comportamento discriminatório.
Pedimos desculpas a nossos clientes e fornecedores por esse fato isolado, certos de que isso não se repetirá.
A DIREÇÃO