ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 07/04/201 22:10
Daishonin escreveu para um casal cujo filho faleceu:
O senhor foi muito amável em enviar três koku de arroz. Eu os ofereci imediatamente ao Sutra do Lótus da Lei Maravilhosa, o veículo único, e recitei o Nam-myoho-renge-kyo uma vez. Fiz isso para que seu querido filho possa, “segura e infalivelmente”, ser escoltado até a terra pura do Pico da Águia. (CEND, v. II, p. 233)
Esse encorajamento transmite a absoluta convicção de Daishonin de que o filho do casal alcançou a iluminação como resultado de um único daimoku, imbuído de poder benéfico imensurável.
Referindo a essa passagem, o Sr. Toda disse: “Daishonin nos ensina como o daimoku é incrivelmente poderoso”.
Aqueles que experimentam sofrimento e ansiedade inimagináveis podem achar difícil se sentar em frente ao Gohonzon. Pode haver momentos em que tudo o que eles consigam fazer é um único daimoku expressando o profundo sentimento de seu ser.
Mas Dashonin nos assegura:
Por esta razão, os benefícios a serem obtidos para recitação dos cinco ideogramas do Myoho-renge-kyo são deveras imensos. Todos os budas, todo o daimoku dos diversos, sutras, são abertos e incorporados ao Sutra do Lótus. Entende-se que é o myoho que torna possível essa abertura e, assim sendo, deve-se recitar o daimoku do Sutra do Lótus. (CEND, v. II. P. 643)
Os membros de Tohoku se mantiveram dedicados ao kossen-rufu (paz mundial) em face das dificuldades extremas. O benefícios do som do daimoku recitado pela felicidade de si e dos outros é realmente incalculável.
A brilhante região nordeste do Japão
Trinta anos atrás, em março de 1988, compus um poema para os membros de Tohoku intitulado A Brilhante Felicidade de Michinoku.
Eu acredito em vocês.
Eu aguardo por vocês
Agora, as pessoas do mundo
Observam, admiram Tohoku
Tohoku possui verdadeira paz, verdadeira humanidade, verdadeira amizade calorosa, e o mundo ora pelo desenvolvimento de Tohoku.
Pessoas de tudo o mundo estão de fato admirando o desenvolvimento de Tohoku e o castelo inspirador de indivíduos capazes. Nossos membros de Tohoku apresentam um modelo insuperável de paz, amizade e humanismo.
Com o incentivo e o apoio dos maravilhosos integrantes das Divisões Sênior e Feminina, os jovens de Tohoku estão crecendo tão vigorosamente quanto novos brotos verdes na primavera – em Mayagi, Iwate, Aomori, Akita, Yamagata e Fukushima.
De acordo com o princípio “emergir da terra” (CEND, v. I, p. 404). Eles estão construindo uma terra ideal repleta de “flores humanas” (cf. LSOC, cap. 5.p. 142)
Convenção do juramento seigan pelo kossen-rufu
Há um profundo significado na Convenção Mundial da Divisão dos Jovens ser realizada dia 11 de março, mesma data que marca o sétimo aniversário do terremoto e tsunami de Tohoku.
Após o desastre, os amigos ao redor do mundo enviaram e continuam enviando mensagens incentivando os membros a continuar lutando e a não serem derrotados.
Os jovens da SGI, como cidadãos globais estão novamente se unido e junto com os membros de Tohoku, oram pela felicidade, paz e segurança de toda a humanidade. Com esse drama de corações jovens unidos em um propósito comum.
Inazo Nitobe (1862-1933), renomado professor japonês que era amigo do fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, era da rigião de Tahoku. Nitobe disse que sem o poder da esperança, da fé e da criatividade, a importante missão da humanidade para construir um futuro brilhante não poderá ser alcançada.
Os jovens Soka – que abraçam ainda na juventude a prática da fé número um do mundo e dedicam a vida à mais nobre missão de criar um mundo pacifico – são a esperança da humanidade!
A Convenção Mundial da Divisão dos Jovens (11 de março) é a oportunidade para declarar a convicção inabalável e o juramento seigan para o mundo inteiro
***
Em seu escrito A Virtude Invisível e a Recompensa Visível, Daishonin promete: “Isso é só o começo; esteja convicto de que a grande recompensa está por vir” (CEND, v. II, p. 171)
Os membros de Tahoku, que acumularam tremenda virtude invisível com o espirito invencível de uma fênix imortal, certamente terão uma recompensa ainda maior e benefícios ilimitados.
Vamos juntos continuar avançando com força total, um passo de cada vez, para abrir uma nova era esplêndida de boa sorte fazendo brilhar o respeito pela dignidade da vida, e com a profunda convicção de que o grande desenvolvimento da nobre família Tohoku irradiará o brilho de esperança e de felicidade que iluminará o futuro eterno dos Últimos Dias da Lei!
Publicado em 11 de março no jornal Seikyo Shimbun