ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 25/06/2022 10:12 NOTÍCIA / REDAÇÃO
Comprovação e alegria contagiam as mulheres Soka na celebração dos 71 anos
Reprodução/Foto-RN176 Fotos on-line de 71 anos da Divisão Feminina da BSGI
Tudo preparado com muito carinho, de norte a sul do país. Em junho, mês comemorativo dos 71 anos de fundação da Divisão Feminina (DF), os pequenos eventos se agigantam com a força da união e do esmero nos preparativos dos “Encontros da Vitória”, promovidos por blocos.
Brasil Seikyo traz alguns bastidores dessa harmoniosa e vibrante movimentação, a começar pelo Rio de Janeiro. No Distrito Nova Cidade, RM São Gonçalo, os sete blocos se unem com base em “muito mais daimoku” e na realização de visitas, fortalecendo coração a coração, para enfrentar as maldades e alcançar a vitória nos encontros. “A cada realização das atividades dentro dos blocos, sentíamos o coração do Mestre e o da Sra. Kaneko em cada detalhe dos encontros liderados pelas responsáveis pelos blocos”, afirma Andreia Mello, responsável pelo distrito. Ela comenta sobre o Bloco Jardim Progresso, que conseguiu que todos os membros participassem da reunião diretamente, realizando a apresentação da atividade em podcast, com áudio gravado pelas integrantes, para a chamada de cada item da programação, e com fundo musical, destacando a canção que cada uma delas mais gostava. “A maior vitória é estarmos com saúde para viver esses 71 anos da nossa amada divisão. Hoje, venci minha timidez e vergonha, sou imensamente grata”, enfatizou Rosangela Mello, responsável pelo bloco.
Além disso, uma grande vitória foi conquistada: participação de 100% dos membros da estatística oficial (tokan), dentre os quais uma líder, que estava afastada, e decidiu retornar na ocasião. Oito convidadas ficaram maravilhadas com os relatos, o diálogo, o vídeo histórico e, principalmente, com a mensagem do presidente Ikeda. “Gratidão é o nome que se dá à palavra vitória”, ressalta Andreia.
Superar limites
Em São Paulo, chegamos ao Bloco Cinturão Verde, RM Vila Jacuí, zona leste da capital. São cerca de quinze rainhas que vivem os desafios de uma região bastante carente. Pela falta de condições financeiras e pelo acesso de sinal ruim no bairro, nesses dois últimos anos de pandemia da Covid-19, participavam em torno de duas famílias nas reuniões de palestra. No mês de maio, com o retorno das visitas presenciais, teve início uma grandiosa luta de encontro de vida a vida, com o sentimento de não deixar ninguém para trás. Trocando incentivos e com o BS em mãos, consolidou-se uma extraordinária vitória. Foi nomeada como responsável pelo bloco Maria Terezinha de Oliveira, que, aos 75 anos, não poupou esforços indo ao encontro de cada integrante da DF junto com a líder de distrito. Thamires Mayara Oliveira Ferreira, de 26 anos, neta da Sra. Terezinha, foi nomeada vice-responsável pelo bloco e apoiou nas visitas e com os aplicativos. No dia do Encontro da Vitória, o resultado foi de 70% de comparecimento, e uma convidada; conquista que alegrou o coração de todas. Em torno da líder de bloco, elas se dedicam agora às visitas para as demais companheiras, levando a mensagem do Mestre e incentivando-as para a reunião de palestra comemorativa.
Ainda na capital paulista, agora do lado sul, está o Bloco Nadir, RM Morumbi. Maria Joana Vieira, vice-responsável por essa organização de base, relata ter considerado um grande desafio a realização da atividade por bloco, mas abraçou a missão de unir as componentes da DF, fazendo da entrega do Brasil Seikyo uma oportunidade preciosa para tanto. E se pôs em ação, seguindo os protocolos de segurança. “Foi lindo, pois todas me receberam com um sorriso largo no rosto; algumas me convidaram para entrar e fazíamos daimoku sansho (recitação do Nam-myoho-renge-kyo três vezes) juntas, o que não era possível durante o período de distanciamento físico”, conta-nos Joana, que não perdeu tempo e dialogou sobre o Encontro da Vitória e trocou ideias de programação. Nasce a sugestão de fazer um vídeo mostrando as atividades do bloco antes da pandemia e o retorno com cada uma recebendo seu BS. O objetivo era envolver o maior número de membros da divisão e o resultado foi positivo. Decidem recitar daimoku das 7h às 8h para pleno sucesso. A criatividade empregada por uma educadora infantil integrante da DF resultou em convites e lembrancinhas personalizadas, entregues pessoalmente, unindo todas nesse movimento. No total, atingiram 90% das participantes do bloco no Encontro da Vitória, sendo dezoito membros e duas convidadas. Detalhe: a lembrancinha foi um marcador de página com a foto de cada componente segurando o BS e uma frase inspiradora no verso.
Avançar com esperança
Indo para o interior paulista, Évelin Ayres, responsável pelo Bloco Vitória Régia, RM Sorocaba, nos fala sobre o seu primeiro Encontro da Vitória como líder. Seu principal objetivo foi ouvir a opinião de todas “para que a reunião tivesse a carinha de cada uma para se sentir bem à vontade na reunião”, partindo para as visitas on-line, junto com as líderes de comunidade. A adesão foi total. Para a programação, ela teve a ideia de cada membro da DF escrever perguntas, às quais a líder convidada responderia no dia. Estimulou todas também a compartilhar sua vitória com as demais, criando um ambiente inspirador. “Foi um sucesso! Eu pude ver, pelo aspecto de todas que elas estavam sorridentes e radiantes. Assim que terminou a reunião, mandei mensagem agradecendo a cada uma que participou da atividade. Elas realmente estavam todas felizes”, comemora Évelin. “Nosso bloco já leva o nome Vitória, tínhamos de comprovar.”
Reprodução/Foto-RN176 Registro dos momentos de alegria e comprovação das integrantes da Divisão Feminina da BSGI – Foto: Colaboração local
No país, subimos pelo mapa e chegamos no Nordeste, bastidores da movimentação na Comunidade Boca do Rio, RM Salvador Norte. A começar pela comprovação pessoal da responsável pela DF de comunidade, Swanny Aoki. Seu pai, José Carlos Souza, sofre de demência desde 2014, e o desejo dela era de vê-lo vencer participando da programação, lendo a mensagem de Ikeda sensei para as rainhas da felicidade. Após consultá-lo se concordaria em gravar um áudio, ouviu um carinhoso sim. Com a expectativa de gravar várias vezes por conta da doença, Swanny se surpreende ao ver o pai ler corretamente, de primeira. “Fiquei imensamente feliz por essa vitória, de meu ‘papito’ ter contribuído para a nossa atividade. Que grandioso sucesso!”, celebra. No encontro, um momento especial foi dedicado pelas conselheiras à atividade, as quais relataram comprovações em vídeo.
Vencer e vencer
Vamos ao sul do país, para o Bloco Paraiso do Vale, RM Porto Alegre-Sul, num encontro marcado por grande emoção e decisão de vitória, conforme relata a líder local, Gabriela do Nascimento, vice-responsável pelo bloco. Ela venceu o desafio de ter o filho caçula internado bem na época da atividade comemorativa, recebendo o apoio das líderes dos níveis acima, as quais lhe proporcionaram segurança e tranquilidade. “Eu me desafiei a participar porque sabia que seria muito importante e realmente foi. E saí da atividade às lágrimas, pelos incentivos inspiradores e por todo o apoio. Indescritível meu sentimento de gratidão.” Com relatos de comprovação das participantes, baseadas na recitação de “muito mais daimoku”, o ambiente foi tomado de muita emoção e renovada decisão.
Foram muitos momentos marcantes, aqui representados por algumas organizações de base, sendo o extraordinário sucesso creditado aos blocos de todo o país. A coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, Meiry Hirano, expressa seu sentimento. “Nem uma única vez pensei em recuar” e “Gratidão” são palavras que surgiram fortemente nos Encontros da Vitória, promovidos de norte a sul do país com total carinho! Gostaria de agradecer profundamente a cada pessoa que se dedicou, envolvendo cada rainha e convidada. Agradeço também aos preciosos jovens e aos estimados companheiros da Divisão Sênior (DS) que apoiaram a realização dos eventos. Rumo aos 72 anos de fundação, vamos juntas, com todas as nossas forças, com ‘muito mais daimoku’, trilhar decididamente uma existência feliz, abrindo e criando de forma sábia, o dia a dia cheio de valor, conforme direcionamento do nosso querido Ikeda sensei. Um carinhoso abraço.”
Fotos: Colaboração local