ROTANEWS176 29/03/2025 09:15 ENCONTRO COM O MESTRE Por Dr. Daisaku Ikeda
Confira incentivos de Ikeda sensei sobre a recitação do Nam-myoho-renge-kyo como fonte de sabedoria e energia para uma vida de felicidade e para criar uma sociedade de paz.
Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei e sua esposa, Kaneko, ao centro, dialogam com companheiros da SGI-França nos arredores de Paris (maio 1975). Ele foi um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente era o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional — Foto: Seikyo Press
A Lei Mística é a força subjacente que rege todas as coisas no universo. O som da nossa voz recitando daimoku reverbera em todo o mundo das dez direções. Não há lugar que não alcance.
Quando oramos pela felicidade de nós mesmos e dos outros, a oração provoca deleite e ativa os budas e as funções protetoras do universo. O poder do benefício do daimoku é imensurável e desperta a natureza de buda inerente a todas as pessoas.
Nam-myoho-renge-kyo também é vital para transformar o destino, fazer a revolução humana e avançar pelo kosen-rufu. Agora é hora de demonstrar o incrível poder do daimoku dos bodisatvas da terra!
Brasil Seikyo, ed. 2.408, 24 fev. 2018, p. B4.
* * *
Numa época1 em que todas as pessoas estavam dominadas pelo desespero, incapazes de vislumbrar esperança no futuro, Josei Toda iniciou sua luta solitária. Seu sentimento era: “Não possuo dinheiro nem nada de valor. Mas tenho a Lei Mística. Vou oferecer às pessoas a Lei Mística, a infinita esperança, o tesouro do universo, pois não há maior tesouro que este. Manifestarei minha coragem e me dedicarei a esse esforço a partir deste momento”.
A atitude de começar algo é fundamental na vida. Se somente passarmos nosso tempo evitando tomar nosso lugar no palco de nossa missão, se hesitarmos e nos esquivarmos, nossa vida perderá o brilho e se tornará vazia. Os senhores não concordam que a satisfação e a alegria são muito maiores quando nos lançamos intrepidamente nesse palco com a ardente determinação de fazer o melhor, de realizar algo valioso e de tocar e inspirar o coração de toda a nossa audiência?
Toda sensei buscava encontrar a melhor maneira de pôr em prática a tarefa de propagar o ensinamento de Nichiren Daishonin. Não possuía um local para reuniões nem tinha recursos financeiros. Então, decidiu começar dialogando com cada pessoa. Essa atitude revela sua sabedoria e benevolência. Ele concentrou suas energias com uma pessoa de cada vez. As pessoas contavam para ele seus problemas e sofrimentos e Toda sensei lhes ensinava com ardente paixão sobre a Lei Mística, concentrando todo o seu ser em ajudá-las a ser felizes. Com frequência, ele declarava: “O importante não é o número de pessoas, mas o carinho que dedicamos a cada uma delas”.
Brasil Seikyo, ed. 2.406, 3 fev. 2018, p. B2.
* * *
A fé é fonte de ilimitada força e a religião é o solo de onde a cultura floresce. A Lei Mística é o manancial da felicidade e nossa prática budista nos fornece a força para viver, crescer, vencer e ultrapassar qualquer tipo de carma.
O Budismo Nichiren não usa as pessoas como meios para um fim. Ele as empodera para que se ergam corajosamente, vençam a si mesmas e compartilhem suas alegrias com os outros. Esse é o modo correto de prática budista seguido pela SGI.
O progresso científico é importante, assim como os negócios, a política e a educação. Existe, contudo, algo ainda mais valioso, que é a própria vida. A mudança interior é a base de tudo. Tanto Shakyamuni como Nichiren Daishonin nos ensinaram isso.
Daishonin revelou a Lei fundamental que permeia a vida e o Universo. Ele deixou um caminho para todas as pessoas viverem com compaixão e desfrutarem felicidade e paz.
A Lei suprema da vida e do Universo é a Lei Mística, e todos vocês que a abraçam são tesouros do mundo.
A lei de causa e efeito no budismo é infalível. Estejam certos, portanto, de que todos que se dedicam à Lei Mística serão, existência após existência, extraordinários líderes dotados de saúde, riqueza e atratividade, que contribuem à sociedade, sendo louvados e admirados por todos, e terão uma vida de profunda realização.
IKEDA, Daisaku. Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 2: Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023. p. 187-188.
* * *
O poder do universo para nutrir e o poder da vida de fazer crescer — a origem de ambos é a Lei Mística. Com a prática da fé, podemos utilizar essa força.
Nichiren Daishonin escreveu: “Myo significa ‘reviver’, ou seja, ‘retornar à vida’”.2
Enquanto permanecemos conectados à Lei Mística, podemos avançar vibrantemente ao longo do caminho do crescimento e do desenvolvimento para sempre. Essa fórmula se aplica igualmente a indivíduos, organizações e países. É por essa razão que os praticantes do Budismo Nichiren devem ser pessoas que se desenvolvem continuamente.
Esforçando-se exatamente de acordo com o desejo do Buda, a Soka Gakkai é também uma organização que está em contínuo crescimento. É uma organização que desenvolve seres humanos capazes para a própria sociedade.
Uma árvore em crescimento é encantadora. Uma pessoa em crescimento é bela. Elas reluzem um brilho especial.
Brasil Seikyo, ed. 2.362, 11 mar. 2017, p. B4.
* * *
A Lei Mística é o maior dos tesouros do Universo. Recitar Nam-myoho-renge-kyo possibilita que acumulemos diariamente tesouros em nossa própria vida. Por outro lado, o daimoku também age para limpar as causas negativas do passado assim como a água límpida elimina a água suja e turva.
O processo de purificação leva tempo. No início, temos de nos esforçar para limpar o resquício de água turva do nosso carma negativo. No entanto, a força da recitação do Nam-myoho-renge-kyo ameniza esse processo e, por isso, é de extrema importância que continuemos a orar daimoku. Quando, enfim, nossa vida estiver purificada, tudo começará a melhorar drasticamente.
Infalivelmente haveremos de conquistar uma existência de felicidade absoluta transbordante de boa sorte e benefícios. Aconteça o que acontecer, encararemos as situações com alegria. Seremos plenamente realizados, mesmo que não tenhamos fama ou fortuna. Cada momento será profundamente satisfatório. A alegria preencherá o nosso coração e tudo parecerá belo e pleno de alegria. Seremos capazes de discernir instantaneamente o certo do errado, a verdadeira essência de tudo, e, quaisquer que forem nossas circunstâncias, conseguiremos pensar no bem-estar das pessoas. Esse é o tipo de pessoa que iremos nos tornar.
O caminho para a felicidade não é complicado. Aqueles que recitam Nam-myoho-renge-kyo consistentemente no mundo do kosen-rufu triunfam no final. Eles alcançarão sem falta a condição de felicidade absoluta, ou seja, o estado de buda. Se vocês se lembrarem desse único e importante ponto, sua vida será sempre sólida e segura.
IKEDA, Daisaku. Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 2: Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023. p. 66-67.
* * *
Quando sabemos com clareza como vivemos e o propósito ao qual consagramos nossa vida, conseguimos demonstrar nosso verdadeiro valor como seres humanos. Não há modo de vida mais gratificante que o dedicado ao objetivo supremo de trabalhar em prol da felicidade da humanidade.
Em comparação com a vasta imensidão do universo, nossa vida pode parecer pequena e insignificante — nada além de uma gota de orvalho sobre uma folha ou partículas de poeira. Mas, assim como gotas de orvalho se juntam para formar o oceano, ao devotarmos nossa vida ao grande juramento pelo kosen-rufu, podemos nos tornar unos com a Lei Mística, a lei fundamental intrínseca a todas as existências. Desse modo, cada vida, que talvez aparente não ser nada além de uma gota de orvalho ou uma partícula de poeira, passa a emitir um brilho eterno. Toda sensei dizia com frequência que nos tornamos “excelentes mortais comuns iluminados desde o tempo sem início”. Desenvolver uma condição de vida tão vasta e ilimitada quanto o universo é a essência do Budismo Nichiren.
Brasil Seikyo, ed. 2.394, 4 nov. 2017, p. B3.
***
Contemple o vasto céu noturno,
converse com o luar,
e purifique sua mente
nas estrelas cintilantes.
Quanto esse tipo de
relacionamento com o universo
enriquece os corações!
Apesar de se encontrar no mundo real da vida diária,
quando se recita um sonoro gongyo e daimoku,
esse corpo abre uma grandiosa condição de vida,
que parece abraçar com calma o universo.
Quando a humanidade refletir sobre
a história do planeta Terra e, ainda,
viver observando a vastidão dos céus,
certamente perceberá a
estupidez das disputas de mente estreita e
a importância da paz.
Ao avançar observando a majestosa eternidade,
compreenderá quanto são vazios
os conflitos provocados por minúsculo egoísmo.
Muitas vezes o ser humano fica tão apegado aos
próprios pensamentos e sentimentos que
acaba ficando preso ao mundo do seu “pequeno eu”.
Quando se une aos companheiros
em prol da sublime missão pelo kosen-rufu,
despertando-se para ela,
rompe-se a concha do “pequeno eu”, e
abre-se um “grande eu”.
Nesse momento, sua individualidade também
pode brilhar de forma majestosa.
O kosen-rufu é o desejo do Buda e
o grande caminho da esperança da humanidade.
Felicidade das pessoas e a paz do mundo —
não há existência tão valorosa e sem arrependimentos
como aquela do juramento seigan de viver por
esse nobre ideal.
Existe algo na face da Terra cuja beleza
supera as estrelas, e nunca é menor que elas.
É o brilho da vida humana que
luta persistentemente, sem temor,
pelo bem da justiça.
A solidariedade dos seres humanos, que vivem e
sobrevivem por uma crença correta, é
o maior tesouro do universo que lança seu brilho,
tal como uma estrela de primeira grandeza.
Brasil Seikyo, ed. 2.644, 14 out. 2023, p. 3.
Dica de leitura
Livro Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 2: Revolução Humana. Para mais informações, clique aqui .
Notas:
- Refere-se ao Japão no período logo após o término da Segunda Guerra Mundial.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 155, 2020.
FONTE: JORNAL SEIKYO SHIMBUN