ROTANEWS176 E BRASIL SEIKYO 28/10/2017 23:43
Reprodução/Foto-RN176 Da esquerda para direita: Tsunesaburo Makiguchi educador pedagogista criador da teoria pedagógica “teoria da criação de valor” fundador pioneiro e presidente sendo o primeiro Mestre da Soka Gakkai Josei Toda educador, pacifista e o segundo presidente e Mestre da Soka Gakkai
Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda
Introdução
Em o Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômeno, Nichiren Daishonin descreve Ananda, discípulo de Shakyamuni, declarando em lágrima nas assembleia em que os ensinamentos do Buda foram registrados: “Isto foi o que ouvi” (CEND,v. I, p. 405) certa vez, discutindo esta passagem, o presidente Ikeda observou:
“Isto foi o que “ – Ouvi estas palavras por meio de meu mestre! Gravei-as em meu ser! Os ensinamentos budistas foram transmitidos, transcendendo tempos e lugar ao longo dos séculos, precisamente por causa desse poderoso rugido de leão dos discípulos.
Não se trata simplesmente do que o mestre disse, mas de como a pessoa grava os ensinamentos dele nas profundezas da vida e, então, as põe em prática de forma efetiva. Se os discípulos se levantarem com esse compromisso com o caminho de mestre discípulo, os princípios do mestre continuarão brilhando radiantemente para sempre. Essa é a formula imperecível do kossen-rufu (paz mundial).
Pelo fota de o presidente Makiguchi, o presidente Josei Toda e eu termos sustentado este solene caminho de mestre e discípulo, é que a Soka Gakkai alcançou o desenvolvimento que apresenta hoje. Contanto que se dê continuidade a esse espírito fundamental, nosso movimento jamais conhecerá a estagnação.
O presidente Ikeda vem reiterando constantemente que a relação de mestre e discípulo no Budismo Nichiren depende totalmente do discípulo. E ele próprio, como discípulo de Josei Toda, ofereceu um esplêndido exemplo disso.
Nas anotações em seu diário pertinentes a 7 de janeiro de 1951, o jovem Daisaku Ikeda, de 23 anos, que na época se esforçava sozinho para apoiar Toda sensei, cujos negócios passavam por grande dificuldades, escreveu: “Por mais sofrimentos que eu passe, minha maior felicidade sempre será o privilégio de ter estudado sob a orientação desse homem[Josei Toda].
Esta edição traz uma seleção de trechos nos quais Ikeda sensei discute o nobre espírito de mestre e discípulo com partilhando pelos Três Mestres da Soka Gakkai.
A força e a bondade de Makiguchi
INTRODUÇÃO
Além de geógrafo e autor de Jinsei Chirigoku (Geografia da Vida Humana). Tsunesaburo Makiguchi também foi um grande educador, que atuou como diretor de várias escolas de ensino fundamental e publicou a obra Soka Kyoikugaku Taikei (sistema Pedagógico de Criação de Valor)
DISCURSO DO PRESIDENTE IKEDA
Adaptado de juventude Sonhos e Esperança, publicado em japonês em março de 1999
Reprodução/Foto-RN176 Josei Toda educador, pacifista e o segundo presidente e Mestre da Soka Gakkai
Josei Toda era uma pessoa de incomparável força e bondade. Possuía imensa compaixão pelos pobres e desafortunados. A pessoa que o mais impressionou foi Tsunesaburo Makiguchi, um indivíduo forte e amável.
Nos dias frios do inverno, em sua época como professor de ensino fundamental em Hokkaido, Makiguchi saia para ir ao encontro dos estudantes que estavam a caminho da escola e os acompanhava até a sua casa quando a aula terminava. Ele observava atentamente para se certificar de que as crianças mais franzinas não ficassem para trás, carregando algumas vezes, as mais novas nas costas e segurando a mão das mais velhas. De manhã, preparava água quente para mergulhar suavemente as mãos dos alunos, rachadas pelo frio.
– Está bom assim? Melhorou agora?
– Sim mas está ardendo um pouco!
Que cena linda e comovente!
Posteriormente, depois de se mudar para Tóquio, Makiguchi tornou-se conhecido como um excelente diretor de escola, mas por se recusar a bajular aqueles que ocupavam posições de autoridade, estes se ressentiam dele. Isso o levou a ser perseguido e transferido de um posto para outro.
Durante esse período, foi alocado como diretor numa instituição escolar (Escola de Ensino Fundamental de Mikasa) frequentada inteiramente por crianças de famílias pobres – muitas tão pobres que não tinham condições de comprar guarda-chuvas para os filhos se protegerem da chuva. Pagando do próprio bolso, ele provia alimento, como bolinhos de arroz, para os que não podiam trazer lanche de casa – e, ao mesmo tempo lutava para sustentar sua família de oito pessoas. Para evitar constranger os necessitados, ele deixava a comida na sala do zelador, de modo que pudessem apanhá-la sem atrair atenção.
Com sua bondade, estava para disposto a fazer qualquer coisa para possibilitar que fossem felizes. Ele escreveu que quase enlouquecia de vontade de resgatar as crianças que via sofrendo sob o jugo do sistema educacional, que dava ênfase à aprendizagem mecânica que sufocava a individualidade.
Se os interesses de seus alunos estivessem em jogo, hesitava em enfrentar as autoridades educacionais, e agia movido pela ira justa. Houve um caso em que ele se pronunciou contra a política vigente na época de enviar inspetores escolares – que exerciam autoridade incontestável – para observar as salas de aula com o objetivo de impor uma uniformidade rígida na educação.
Sua postura e ação o tornaram alvo da fúria das autoridades e lhe renderam o amor e a admiração dos cidadãos comuns. Quando era forçado a deixar uma escola, os alunos choravam, e até mesmo os pais e professores enxugavam as lágrimas de seus olhos – uma prova de quanto ele era amado.
Makiguchi morreu na prisão por se opor às exigências do governo militarista do Japão. Sem pensar na própria vida, rejeitou ardentemente o militarismo que produziu tamanha infelicidade ao povo. Recusou-se a aceitar a ideologia errônea do governo.
A bondade verdadeira permanece forte em face da injustiça. O Budismo Nichiren ensina que a ira pode servir tanto para o bem como para o mal. A ira em prol do é necessária. Porém, simplesmente reagir com raiva movido pela amoção representa a “natureza dos animais”. (CEND, v. I, p. 318). Quando mais grandiosa a pessoa, maior sua compaixão. A grandeza da compaixão é o que a torna forte e benevolente.