ROTANEWS176 E POR TERCEIRA CIVILIZAÇÃO 04/02/2020 09:10
Quando pensamos em pessoas que deixaram registrados importantes feitos na história da humanidade, a grande maioria tem em comum o fato de se comprometer com um grande ideal. Exemplo disso são os Três Mestres da Soka Gakkai — Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda — que dedicaram a vida, passando por grandes dificuldades, em prol do desenvolvimento da organização, a qual tem o propósito fundamental de propagar os ideais de paz, cultura e educação.
No budismo, entendemos esse comprometimento como a base do juramento seigan. Nesta matéria, vamos analisar esse comprometimento e qual o impacto de uma existência que tem como alicerce o juramento seigan pelo kosen-rufu.
O que é seigan?
A palavra seigan é composta por dois ideogramas em japonês: sei, que significa “estabelecer um juramento”, e gan, “forte desejo”. De maneira objetiva, seigan é o grande juramento que realizamos para cumprir o grande desejo do Buda — a concretização do kosen-rufu, movimento de propagação dos ensinamentos budistas que visa a felicidade de todas as pessoas. Conforme Nichiren Daishonin declara em seu escrito O Portal do Dragão: “Meu desejo é que todos os meus discípulos façam um grande juramento” (CEND, v. II, p. 269).
O presidente Ikeda, fazendo alusão a um trecho do Sutra do Lótus, afirma: “‘Respeitem os filhos do Buda; respeitem e prezem os praticantes que se dedicam à ampla propagação da Lei Mística como se fossem um buda!’ — isso resume basicamente as ‘últimas palavras’ de Shakyamuni, ou o ‘testamento final’. É também o espírito subjacente de todo o Sutra do Lótus”.1
Dessa forma, podemos entender que cumprem o juramento seigan aqueles que se dedicam à concretização do kosen-rufu. Mas o que isso significa? Dedicar-se ao kosen-rufu é viver com um grande propósito de se tornar feliz e, ao mesmo tempo, conduzir as demais pessoas à felicidade, realizando a propagação dos ensinamentos do budismo.
Esse juramento na Soka Gakkai é transmitido por meio da relação de mestre e discípulo. A organização surgiu como uma pequena instituição no Japão. Na época, as pessoas diziam, de maneira pejorativa, que a Soka Gakkai era uma “organização de pobres e doentes”. Ainda que a intenção dessas pessoas fosse ofender os membros, na realidade isso se tornou motivo de grande orgulho para toda a Soka Gakkai. No romance Nova Revolução Humana consta o seguinte comentário:2
A missão primordial da religião é libertar as pessoas das amarras de seus sofrimentos. A verdadeira religião é aquela que estende a mão aos que sofrem com a pobreza, a doença e outros infortúnios. A Soka Gakkai vinha canalizando todos os esforços para esse fim. Todavia, era alvo frequente de escárnio da sociedade japonesa que a considerava “uma organização de pobres e doentes”.
Com o genuíno desejo de concretizar seu juramento, os três sucessivos presidentes (Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda) dedicaram a vida para construir uma organização que capacite e empodere todas as pessoas a se tornar felizes. E conseguiram, a ponto de transformar essa condição e expandir a organização para 192 países e territórios. Esse juramento é combustível para manter viva a chama da paixão pelo ideal do kosen-rufu. Por meio da “unicidade de mestre e discípulo”, os membros da SGI do mundo inteiro herdam o mesmo juramento de levar esperança e coragem às pessoas. Portanto, para nós, membros da SGI, isso significa a oportunidade de ter uma existência de esperança, coragem, nobreza e felicidade.
A locomotiva do juramento seigan
Antigamente, os trens eram movidos por máquinas a vapor; um mecanismo simples, porém revolucionário. Era composto por três partes principais: a caldeira — produz o vapor usando a energia do combustível; a máquina térmica — transforma a energia do vapor em trabalho mecânico; e a carroçaria — carrega a construção. A máquina térmica nada mais é que uma caldeira com água, a qual por sua vez é transformada em vapor. Esse processo só é possível porque há uma chama queimando embaixo dessa caldeira.
O juramento seigan é como a chama de uma locomotiva a vapor; a prática da fé, como a água; e nós somos como a carroçaria. O fogo aquece a água da caldeira criando o vapor que faz o motor funcionar e coloca a carroçaria em movimento. Ou seja, quem tem um juramento, possui uma paixão muito grande pela vida, o que lhe permite viver com esperança e coragem para avançar e vencer a tudo. Portanto, quem tem um forte juramento, possui uma condição constante de “motivação interna” para viver.
No Estudo deste mês, o presidente Ikeda comenta:3
O falecido professor de filosofia da Universidade de Delaware David Norton (1930–1995) também elogiou imensamente os membros da nossa Divisão dos Jovens. Salientando o fato de que o propósito básico da religião e da educação consiste em cultivar a motivação interna da pessoa, ele disse que constatou a prova disso no brilho dos olhos dos jovens da SGI, os quais descreve como apaixonados e cheios de esperança pelo futuro.
Tal motivação é encontrada em meio aos membros da Soka Gakkai justamente por viverem com base no juramento seigan.
Sensei ainda continua:4
Ao devotarmos a vida ao grande juramento (desejo) pelo kosen-rufu, conseguimos realizar a grandiosa revolução humana. Quando nos alicerçamos na Lei Mística e lutamos juntos na Soka Gakkai ao lado dos companheiros, modificamos positivamente todos os sofrimentos e adversidades — transformando veneno em remédio — e consolidamos sem falta vitórias radiantes.
O propósito da caminhada
Um juramento não é apenas combustível para fazer a chama da paixão arder, mas também é o que orienta para qual sentido conduzir nossa vida. Viver com base nele é trilhar um caminho coerente, certo de que sua vida possui um propósito.
Ao longo de nossa existência, passamos por diversas situações decisivas em que devemos escolher se vamos caminhar para um sentido ou para outro. Tomar esse tipo de decisão pode ser difícil quando não se tem claro o propósito do caminhar. Nesses momentos, o juramento se torna o ponto primordial para onde você sempre pode retornar. Analise as opções e se pergunte “Qual caminho me levará para concretizar meu juramento?”. Dessa maneira, entendemos que o juramento é um norteador da nossa vida.
No volume 19, da Nova Revolução Humana, lemos:5
Para que lutamos? Para nos tornarmos felizes. Para construirmos um caráter forte, invencível, que nada consiga derrotar. Para realizarmos nossa revolução humana. Também lutamos pela felicidade das outras pessoas e pela paz mundial e prosperidade da sociedade.
Assim, podemos também concluir que “juramento” é sinônimo de “propósito”. É comum encontrar em meio à sociedade pessoas que prometem coisas que não conseguem cumprir. Na visão do budismo, o juramento é um tema sério e rigoroso, pois ele dá valor e orienta o rumo que uma pessoa deve seguir na vida.
Kosen-rufu é o maior ideal pelo qual uma pessoa pode viver. Por termos essa apaixonada chama de juramento queimando no coração, despertamos não apenas para uma “motivação interna”, mas também somos capazes de influenciar positivamente outras pessoas com essa mesma motivação.
Combustível inesgotável
Certa vez, o presidente Ikeda orientou um grupo de membros da SGI nos Estados Unidos sobre alguns indicadores que distinguem a revolução humana, ou seja, pontos que nos conduzem a um caminho de autoaprimoramento e de felicidade. Ao chegar ao quinto ponto, “paixão”, ele explica:6
O legítimo praticante do Budismo Nichiren possui o desejo ardente de realizar o kosen-rufu, e sua vida brilha. Não seria exagero dizer que, por mais inteligentes que possamos ser, se perdermos nossa paixão e nosso entusiasmo, seremos apenas um pouco melhor que um morto-vivo. Paixão também é um requisito para a felicidade. Na maioria das vezes, nossa felicidade se resume ao fato de conseguirmos, ou não, ter paixão por aquilo que faz parte da nossa vida”.
Viver com base em um juramento é ter combustível inesgotável para a locomotiva da nossa vida avançar velozmente no caminho da vitória. Quem se entrega de coração ao movimento pelo kosen-rufu evidencia força e paixão que contagiam e elevam a condição de vida própria e de todas as pessoas ao redor. Quem se entrega de coração a esse movimento manifesta a coragem de agir norteado pelo ideal mais elevado que pode haver.
- Brasil Seikyo, ed. 1.227, 29 maio 1993, p. 5.
- IKEDA. D. Nova Revolução Humana. São Paulo. Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 246.
- Terceira Civilização, ed. 618, fev. 2020, p. 64.
- Ibidem, p. 61.
- IKEDA. D. Nova Revolução Humana. São Paulo. Editora Brasil Seikyo, v. 19, p. 151.
- Ibidem, p. 173.