“O ferro, quando aquecido e forjado, torna-se uma excelente espada”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 12/12/2020 11:21

EM DIA

  1. DAISAKU IKEDA

Coroamos vitoriosamente, de forma esplêndida o 90º aniversário da Soka Gakkai com uma rede de união harmoniosa de “diferentes em corpo, unos em mente” a envolver amplamente o planeta.

Não tenho palavras para agradecer pelos inúmeros votos sinceros de congratulações que recebi dos diversos setores do Japão e do mundo. Como Makiguchi sensei e Toda sensei devem estar felizes.

Reprodução/Foto-RN176 Foto da Editora  Brasil Seikyo – BSGI                                                                                 

Com o sentimento de reportar-lhes sobre todos os aspectos, minha esposa e eu recitamos gongyo e daimoku no Salão dos Três Mestres da sede central (dia 21). Oramos em memória do primeiro e do segundo mestres, de todos os preciosos companheiros falecidos, como também pela saúde, felicidade e vitória da família Soka.

Nichiren Daishonin afirmou: “Quando o céu está límpido, a terra se ilumina. De maneira semelhante, quando uma pessoa conhece o Sutra do Lótus, ela compreende o significado de todas as questões seculares” (CEND, v. I, p. 395).

Com base nessa passagem, desde que se converteu ao budismo, Tsunesaburo Makiguchi iluminou a escuridão da época conturbada com o brilho do Budismo do Sol.

Podemos afirmar que a fonte do espírito da Gakkai é o brado do leão do mestre predecessor: “É preciso ser uma pessoa de coragem e de vigor que possa lutar ativamente pelo bem”.

Em meio à Campanha de Osaka, Toda sensei incentivou as integrantes da Divisão Feminina para louvar seus esforços:

Para sermos verdadeiros discípulos de Daishonin, verdadeiros revolucionários, precisamos colocar o budismo em prática na sociedade e nos empenharmos com o maior esforço possível pelo bem-estar dos outros, de nosso país e do mundo. É para isso que a Soka Gakkai existe. (Brasil Seikyo, ed. 1.804, 23 jul. 2005, p. A4)

Tenho a firme convicção de que o fato de termos iniciado a marcha para concretizar o kosen-rufu e o rissho ankoku ainda com mais vigor rumo ao centenário de fundação da Soka Gakkai é a maior forma de saldar as dívidas de gratidão com os dois mestres.

Celebramos o Dia de Ação de Graças do Trabalho (dia 23),1 dentro do cenário da pandemia, e reitero minha profunda gratidão aos trabalhadores essenciais a começar pelos profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, enviando-lhes daimoku.

Nossos companheiros estão também se dedicando com sinceridade e grande perseverança em suas respectivas áreas e locais de missão.

Na juventude, em especial, as dificuldades e os conflitos internos, por exemplo, no trabalho, devem ser constantes. Meu desejo é que possam superar cada questão com uma fé corajosa, consultando os bons veteranos e bons amigos e incentivando-se mutuamente.

No Gosho consta: “O ferro, quando aquecido e forjado, torna-se uma excelente espada” (CEND, v. I, p. 320).

A juventude dos emergidos da terra que enfrentam os desafios diante de si recitando a Lei Mística transformará qualquer tipo de provação na chama para se forjar como o ferro. A vida será sem falta polida como uma preciosa espada da justiça capaz de romper quaisquer obstáculos que surjam e proteger resolutamente o povo.

Em 20 de novembro de 1957, Toda sensei precisou cancelar sua desejada visita a Hiroshima devido a uma enfermidade. Pensando no sentimento do meu mestre e orando pelo restabelecimento da sua saúde, firmei uma decisão ainda mais forte de escrever a Revolução Humana e registrei em meu diário: “Emanam das profundezas da minha vida a missão e a esperança de deixar registrada a trajetória de vida de Toda sensei”.

Com a conclusão da Revolução Humana e da Nova Revolução Humana, escritos conforme meu juramento seigan, hoje realizo diariamente diálogos do coração com os amigos sucessores do mundo inteiro. Estou orando e observando o radiante aspecto de cada um escrevendo sua nova história da revolução humana, em meio à grandiosa luta para concretizar o “kosen-rufu é a própria paz mundial”, com ardente espírito de fundação.

Nota:

  1. Feriado nacional chamado Kinrou Kansha no Hi [Dia de Ação de Graças do Trabalho]

Fonte:

Extraído da série “Construindo a Nova Era Junto com o Mestre”, publicada no jornal Seikyo Shimbun em 24 de novembro de 2020.