O futuro começa agora

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/02/2023 10:15                                                                          INCENTIVO DO LIDER                                                                                                                                                Por Júlio Kosaka 

Reprodução/Foto-RN176 Ilustração retrata presidente Ikeda, à esq., dialogando com pioneiro da BSGI durante sua visita ao Rio de Janeiro em 1966. Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press  –  Ilustração: Kenichiro Uchida

Celebramos os trinta anos da quarta e inesquecível visita do presidente Ikeda ao Brasil. Relembrando todos aqueles momentos, sinto-me profundamente grato por ter um mestre que direciona o caminho da vitória e por pertencer a essa organização (Soka Gakkai). Na época, atuava como responsável pela organização do Rio de Janeiro. Então, junto com os membros, criamos o palco ideal para recepcionar sensei. Ao sermos informados de que ele estava em terras cariocas — os demais líderes eu, que nos encontrávamos no aeroporto, junto com o Dr. Austregésilo de Athayde —, a emoção tomou conta de todos. “Seja bem-vindo, Ikeda sensei!” Construir uma história do kosen-rufu onde atuamos é realmente gratificante, ainda mais recebendo o Mestre. É uma felicidade incalculável.

No Budismo Nichiren, existem muitos princípios que aprendemos ao lermos e estudarmos os escritos de Nichiren Daishonin. Um deles refere-se a criar o ambiente propício, conhecido no budismo como “unicidade da vida e seu ambiente” (esho-funi). E, em 1966, o Rio de Janeiro fez uma grandiosa causa para transformar seu ambiente, episódio este que podemos ler na Nova Revolução Humana, de autoria de Ikeda sensei:

Para tudo existe um tempo oportuno. Vocês devem ter notado muitas árvores jovens enquanto caminhávamos até aqui. Durante os próximos anos, elas crescerão até se tornarem grandes árvores. A organização do Rio de Janeiro é ainda pequena, porém, se vocês empreenderem todos os esforços, recitando firmemente o daimoku, ela certamente atingirá um grande progresso. É fundamental que não se esqueçam da decisão de avançar, de crescer e de vencer a cada dia. Assim, criarão uma magnífica história na vida, sem motivos para se arrependerem mais tarde. Para isso, é importante que perguntem a si mesmos: “o que eu posso fazer agora?”, “como devo atuar no dia de hoje?”. Com isso em mente, mantenham sempre o desafio de dedicar-se ao máximo em prol do kosen-rufu.1

A organização do Rio de Janeiro, ao longo dos anos, mostrou um desenvolvimento excepcional: em 1985, concretizou 10 mil famílias; em 1989, inaugurou o Centro Cultural do Rio de Janeiro; em 1992, realizou o Festival Cultural no Maracanãzinho e a primeira exposição sobre o meio ambiente durante a Conferência da ONU, a Eco-92. Com todas essas atividades, muito empenho e dedicação, criou-se o ambiente ideal para comprovar a veracidade do Budismo Nichiren. Não só o Rio de Janeiro se desenvolveu, como também a nossa amada BSGI.

Outro ponto importante é sobre a força da oração embasada no profundo juramento. Ikeda sensei, em reunião no Rio de Janeiro, proferiu o seguinte incentivo:

Estou realizando esta visita ao Brasil após nove anos [visita aconteceu em 1993], e ao Rio, localidade da qual guardo tantas saudades e recordações, após 27 anos. Os senhores do Rio de Janeiro vieram se empenhando com muita diligência e coragem. Por todas as lutas, os senhores são realmente dignos de serem chamados de “Josho Rio” (Rio de Contínuas Vitórias).

Quero louvar altamente a sublime Divisão Feminina que construiu o atual kosen-rufu do Rio de Janeiro. (…) O avanço do kosen-rufu resulta da força da Divisão Feminina. Isso é um fato comum em todo o mundo. (…) Qual é o objetivo da vida? É a felicidade. Tanto no budismo quanto na prática da fé, o objetivo é conquistar a felicidade. Quando se possui forte energia vital e abundante sabedoria, pode-se vencer prazerosamente as mais diversas dificuldades da vida. Daishonin afirma que “Não há felicidade maior do que recitar Nam-myoho-renge-kyo”,2 porque a Lei Mística é a fonte básica da energia vital e sabedoria.

A vida real é rigorosa. Desafiar corajosamente essa rigorosidade e comprovar a vitória na vida diária, no trabalho, na escola ou no lar e continuar vencendo — a força propulsora desta “ilimitada ascensão” é o budismo, é a prática da fé.

Quando possui sabedoria e energia vital originadas da prática da fé, uma pessoa torna-se capaz de conduzir toda a sua vida para uma direção melhor, para uma direção cada vez maior. Isto não é ilusão – é vitória e mais vitória que ocorrem realmente. O verdadeiro e sábio praticante é aquele que consegue introduzir a si mesmo nesse ritmo.3

Mesmo depois de trinta anos, essas orientações de Ikeda sensei continuam sendo preciosas para os dias atuais. Budismo é vida diária. É claro que não devemos esquecer o passado. Mas o que estamos fazendo agora? O que define o futuro é o momento presente.

Junto com Ikeda sensei, agora, neste momento, façamos uma grande decisão rumo aos próximos trinta anos: sermos vitoriosos na organização de base, no local de trabalho, na família e na vida pessoal. Praticamos o budismo e temos um mestre. Jamais devemos nos esquecer desse ponto fundamental.

Cuidem-se!

Júlio Kosaka

Presidente do conselho de orientação da BSGI

No topo: ilustração retrata presidente Ikeda, à esq., dialogando com pioneiro da BSGI durante sua visita ao Rio de Janeiro em 1966

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 11, p. 27, 2012.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai­shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 713, 2014.
  3. Cf. Brasil Seikyo, eds. 2.627 e 2.628, 28 jan. 2023.

Ilustração: Kenichiro Uchida