ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 21/10/2022 10:05 ESPECIAL DA REDAÇÃO 20/10/2022
BSGI comemora 62 anos de fundação no dia 19 de outubro, reconfirma o espírito fundamental de sua atuação, com base no exemplo e nos direcionamentos do presidente Ikeda, e determina o avanço a partir da vitória e da felicidade de cada pessoa
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: GETTY IMAGES
Em 19 de outubro de 1960, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda (na época, terceiro presidente da Soka Gakkai), desembarcava em solo brasileiro e fundava a BSGI. Ele relembra aquele acontecimento de profundo significado:
Minha saúde estava em péssima condição. Devido ao cansaço acumulado pela intensa programação da viagem, a febre de quase quarenta graus incomodou-me muito. Os líderes que me acompanhavam foram contra o prosseguimento da viagem para o Brasil. Entretanto, se eu não fosse naquela ocasião, não saberia quando poderia retomar essa longa viagem. “Eu irei. Irei sem falta, custe o que custar! Se tiver de tombar, então tombarei em combate!’ — com esta decisão e empurrando meu corpo febril, assinalei o primeiro passo do kosen-rufu em terras brasileiras. E percorrendo essa terra com os pioneiros daquela época, plantamos juntos as sementes do kosen-rufu.1
Ikeda sensei determinou sobrepujar todas as intempéries, arriscando a própria vida, para plantar a semente do Budismo de Nichiren Daishonin no país. Neste ímpeto indomável do Mestre se encontra o âmago do espírito fundamental da BSGI e de seus membros: avançar em união rumo à concretização do kosen-rufu ultrapassando quaisquer obstáculos que possam enfrentar.
Após mais de seis décadas de incontáveis adversidades suplantadas e vitórias alcançadas, a organização cresceu e conquistou o reconhecimento da sociedade brasileira, abrindo as portas para a divulgação da filosofia budista e de seus ideais de paz.
Hoje, chegamos a uma época em que a humanidade se defronta com desafios cruciais em diversos campos. Mais que nunca, este é o momento de expandir e propagar o budismo pelo bem das pessoas, possibilitando-lhes manifestar o ilimitado potencial do estado de buda para transformar quaisquer circunstâncias, no âmbito individual, familiar ou social.
No escrito A Seleção do Tempo, Nichiren Daishonin afirma: “Para estudar os ensinamentos do budismo, primeiro devemos entender o tempo”.2 Nesse contexto, “tempo” significa especificamente o momento para propagar o budismo. Sobre esse escrito, Ikeda sensei afirma:
Constantemente, penso em como devemos propagar este ensinamento humanístico pela felicidade das pessoas e pela paz mundial, e tenho traduzido minhas ideias em ações. (…) Assumi total responsabilidade pelo kosen-rufu e me empenhei com toda seriedade para transmitir o espírito de Daishonin ao mundo. Assim, sempre prestei muita atenção ao tempo, e escolhi também o momento mais apropriado para entrar em ação, exatamente como ensinado neste escrito.
Como discípulo de Josei Toda e como ser humano, tenho trabalhado incansavelmente por um mundo sem guerra. Supero incontáveis obstáculos para unir os povos e as nações, construindo pontes de paz por meio da confiança e da amizade. Pelo meu exemplo, procuro demonstrar aos meus jovens discípulos que, compreendendo o tempo, realizando ações de acordo com ele e reunindo a força das pessoas de todas as partes, deixamos definitivamente um legado duradouro de criação da paz.3
Entramos no último trimestre de 2022 e estamos próximos de receber o novo ano. Esta é a oportunidade para refletirmos sobre o que concretizamos até o momento e o que desejamos para o futuro. Que ações empreenderemos pela nossa felicidade e a das pessoas ao nosso redor? Que legado deixaremos para as futuras gerações? Nas respostas a essas perguntas encontra-se a chave para nosso autoaprimoramento rumo à felicidade absoluta, assim como a razão e o orgulho de atuar como membros da nossa amada BSGI e cumprir os ideais de Ikeda sensei.
Brasil Seikyo relembra importantes pontos dos incentivos que o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, transmitiu durante a 4a Reunião Nacional de Líderes da Nova Era, realizada em agosto deste ano. Ele apresenta perspectivas e direcionamentos de avanço para a BSGI doravante e conclama todos a se juntar a essa grandiosa correnteza da propagação do budismo para a transformação da sociedade e felicidade das pessoas.
Realizar a minha revolução humana
O presidente Ikeda declara:
A revolução humana será o foco principal do mundo no futuro. Ela é a base espiritual para orientar tudo para uma direção nova e positiva, inclusive nossa visão sobre a vida, a sociedade e a paz. Acredito que a revolução humana será um conceito de fundamental importância para o século 21.4
O ponto ativo de tudo somos nós mesmos. Se eu mudar, tudo também mudará. Então, sejamos nós os primeiros a mudar para uma condição elevada e melhor de vida. É exatamente a prática da fé das “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai”5 em prol do kosen-rufu que proporcionará essa mudança radical em nossa vida e a nossa revolução humana.
Nesse sentido, vamos criar uma cultura de sempre buscar as orientações de Ikeda sensei em todas as circunstâncias, seja na vida diária, seja no palco de nossas atividades.
A força do crescimento está nos blocos
Na Nova Revolução Humana também encontramos o seguinte incentivo de Ikeda sensei:
Embora seja uma organização ampla, a Soka Gakkai real se encontra nos blocos. Um barômetro da vitalidade da organização repousa em quantas pessoas dos blocos estão participando animadamente das atividades, quantas estão obtendo benefícios e possuem profunda convicção na fé e quantas estão comparecendo às reuniões de palestra com alegria. (…) Sem solidificar a unidade básica — os blocos —, os distritos e a Soka Gakkai não passariam de um castelo de areia. Somente o fortalecimento dessa unidade da linha de frente tornaria o movimento pelo kosen-rufu resistente como uma rocha e possibilitaria o pujante avanço da Soka Gakkai.6
O bloco é o nível mais importante. A estrutura de base da Soka Gakkai (bloco, comunidade e distrito) foi estabelecida na década de 1980 por Ikeda sensei como o ideal de uma organização que promoverá o kosen-rufu. (…) O bloco é o nível principal porque é nessa atividade que as pessoas entram para a Soka Gakkai e têm o primeiro contato com o budismo. É nela que se forma a correnteza da propagação e da criação de “valores humanos”. Vamos, mais que tudo, prezar o bloco para que um amplo desenvolvimento seja consolidado daqui para a frente.
Orar e agir
Chegou o momento em que nós devemos ajustar os passos. Existem ainda grandes desafios, mas aprendemos com Ikeda sensei que o ponto principal é a oração focada na união. E aplicar os passos fundamentais das nossas atividades, que são a reunião de palestra, o estudo do budismo e o movimento de visitas.
Participação de todos
No romance Nova Revolução Humana consta:
Originalmente, o ensinamento do budismo deve se tornar um critério para avaliar seu próprio modo de vida. Se errarem neste ponto, acabarão se desviando significativamente do caminho da fé. É por isso que desejo que sempre olhem para si e trilhem o verdadeiro caminho da fé, para que sejam realmente felizes. (…) De qualquer forma, mantendo a recitação contínua do daimoku, mudarão a si próprios. Se mudarem a si mesmos, o ambiente também se transformará. (…) Por favor, valorizem cada instante, cada dia, e tenham até o fim uma existência de grande vitória de máxima plenitude e satisfação. (…) Qualquer que seja a organização, a transmissão da “base” e do “espírito” é a linha vital para perpetuá-la e desenvolvê-la para sempre. Além disso, pela contínua manifestação de sabedoria adequada à época é que se garante a eterna prosperidade.7
Naturalmente, tudo está mudando. Não há como voltar ao passado. Então, mais que nunca, as orientações de Ikeda sensei e a nossa prática budista diária serão fundamentais para obtermos a sabedoria sobre como adequar nossas atividades dentro de uma nova normalidade. Com consenso de opiniões e ouvindo as pessoas, vamos realizar as atividades de uma forma adequada para que elas possam realmente contribuir para o desenvolvimento da prática da fé e para a felicidade das pessoas. O melhor parâmetro para percebermos isso é o resultado. Verificar como está o movimento das nossas atividades e, ao mesmo tempo, ouvir a impressão dos demais. Com a união e a contribuição de todos, podemos realizar as atividades de forma mais adequada e eficaz, que traga resultados para as pessoas.
Realmente é um grande desafio, mas o ponto fundamental é a movimentação, não é somente programarmos as reuniões esperando que as pessoas participem. A extensão da atividade são a visita, o encontro, o diálogo.
Criar jovens valorosos
A organização é uma entidade viva. Cada vida que se levanta, que se ilumina, torna-se o potencial ativo que mudará o ambiente e a sociedade. Estamos em uma fase muito importante em que sensei nos deu a diretriz de, com os jovens do juramento seigan, construir o modelo de propagação do budismo. Não há outra forma de mudar a sociedade se não pela ampla propagação. Potencial existe, valores existem, principalmente os jovens, aqueles que nos sucederão, aqueles que concretizarão os ideais de Ikeda sensei no futuro. É a essa juventude que temos de dar atenção.
Pelo futuro da humanidade
Para finalizar, vamos relembrar um trecho da Mensagem de Ano-Novo de Ikeda sensei deste ano:
Este ano assinalará o 75o aniversário do primeiro encontro com o meu mestre,8 e o início de minha jornada com o espírito de “unicidade de mestre e discípulo”. Toda sensei sempre dizia: “Na vida, esperança é essencial. Desde que tenham esperança, poderão seguir em frente. Serão capazes de encarar qualquer desafio. Conseguirão persistir até conseguir”. Eu também me lembro de ele dizer: “Aqueles que conseguem viver com espírito jovem, uma condição de vida jovem, são realmente admiráveis”.
Continuemos incentivando e promovendo calorosamente o desenvolvimento dos membros da Divisão dos Jovens e da Divisão dos Estudantes — tesouros da Soka Gakkai e de toda a humanidade — e prossigamos avançando ao lado deles com o coração sempre jovem e repleto de ilimitada esperança.9
Notas: 1. Brasil Seikyo, ed. 2.054, 9 out. 2010, p. A2. / 2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 562, 2019. / 3. Brasil Seikyo, ed. 2.129, 28 abr. 2012, p. C4. / 4. IKEDA, Daisaku. Coragem. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 23, 2019. / 5. As “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai” são: (1) Prática da fé para criar a harmonia familiar. (2) Prática da fé para conquistar a felicidade. (3) Prática da fé para vencer as dificuldades. (4) Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade. (5) Prática da fé para alcançar a vitória absoluta. / 6. IKEDA, Daisaku. Avanço Intrépido. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 26, p. 319-320, 2019. / 7. IKEDA, Daisaku. Corrida Impetuosa. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 29, p. 142 e 151, 2019. / 8. O primeiro encontro se deu em 14 de agosto de 1947. / 9. Brasil Seikyo, ed. 2.592, 31 dez. 2021, p. 1.
Foto: GETTY IMAGES