O gosto da vitória

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  02/09/2021 08:26

INCENTIVO DO LÍDER

Caros amigos de todo o Brasil e leitores do Brasil Seikyo! Espero que estejam transbordando de saúde e de disposição para darmos continuidade ao ano 2021!

Já pararam para pensar que já estamos no segundo semestre? Passou tudo muito rápido, não é mesmo? E nós vencemos todos os dias até chegar a este momento! Imagino que vocês abriram um largo sorriso ou deram um suspiro: “Ufa!” (risos). Sei como tem sido desafiador vencer a cada dia, mas temos a chave da vitória para qualquer obstáculo: daimoku.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração de uma reunião vitual entre pessoas pelo computador – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Vocês sabem, em seu íntimo, como foram difíceis a falta de um abraço, aquele encontro que dariam tudo para ser presencial, o desafio financeiro, a doença que não apresentava melhora. Contudo, para um verdadeiro devoto do Sutra do Lótus, não existe oração sem resposta, e sabemos que nossos maiores obstáculos estão dentro de nós mesmos.

Recentemente, participei de uma reunião de palestra virtual e uma senhora relatou como ela se incentivava para recitar daimoku pela manhã, visto que em sua localidade está muito frio logo cedo e, com o distanciamento social devido à pandemia, não vem realizando suas atividades físicas na casa de idosos da região. Ela nos disse o seguinte: “Há dias que minha cama está quentinha, e penso mil vezes se levanto para recitar daimoku. Mas sabem o que me faz despertar rapidinho? É saber que aqui no Brasil são 7 horas da manhã, e lá no Japão é noite, 19 horas, e nosso mestre já fez seu daimoku e eu ainda não. Nossa conexão com o Mestre e com o Gohonzon tem de ser muito certeira e forte! Aí, logo eu me levanto e vou orar”.

Foram sorrisos e também muitas reflexões com esse depoimento. Uma delas é: “Com que sentimento devo orar ao Gohonzon?”. Lendo um trecho da Nova Revolução Humana,1 de autoria do presidente Ikeda com o pseudônimo de Shin’ichi Yamamoto na obra, lembrei-me de uma passagem em que uma senhora fez essa pergunta:

— Quando recito daimoku, com que sentimento devo dirigir-me ao Gohonzon?

Shin’ichi aproveitou o momento para beber um pouco de água e respondeu sorrindo:

— Orar ao Gohonzon é como dialogar com o Buda. Por isso, mantendo profundo respeito no coração, seja sincera com o Gohonzon. Ore com toda a sinceridade por tudo que você deseja para vencer as dificuldades e para realizar seus objetivos. O Gohonzon vai ouvi-la com benevolência. Nos momentos de tristeza, amargura ou sofrimentos, abrace o Gohonzon com sua firme oração, como uma criança que busca a proteção da mãe. Recite daimoku como se estivesse dialogando e transmita tudo o que se passa com você ao Gohonzon. Assim, depois de algum tempo, mesmo o sofrimento no estado de inferno desaparecerá como o orvalho sob o calor do Sol. Quando perceber o próprio erro, reflita sinceramente e corrija a si mesma. Decida não repetir o mesmo erro e assinale uma nova partida em sua vida.

Vamos dar continuidade ao ano 2021 com esse sentimento de vencer com daimoku, independentemente das circunstâncias.

Vamos juntos vencer!

Um forte abraço!

Jessica Cristina Ferreira da Silva

Coordenadora da Divisão dos Estudantes de coordenadoria

Nota:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 11, p. 100, 2017.