O poder da amizade

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  13/11/2021 10:13

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

A história de 91 anos da Soka Gakkai, comemorada durante este mês, pode ser contada por diversos amigos que Ikeda sensei fez pelo mundo. Entre eles, existe o laço formado entre o casal Ikeda e Deng Yingchao e seu marido, Zhou Enlai, primeiro-ministro da China.

Ikeda sensei declara que essa relação de amizade foi estreitada pelo desejo que tinham em comum pela normalização das relações diplomáticas entre Japão e China. Em dezembro de 1974, o Mestre visitou o primeiro-ministro Zhou, no hospital. A princípio, ele recusou o convite, preocupado com a saúde de Zhou, o qual insistiu, pois estava determinado a confiar pessoalmente o futuro da relação de amizade entre os dois países ao presidente Ikeda.

A Sra. Deng, depois do falecimento do marido, contou ao Mestre que seu esposo e ela na juventude fizeram um ao outro o juramento de “servir de todo coração ao povo”. E foi assim que dedicaram a vida ao bem-estar das pessoas.

Ikeda sensei afirma: “Quando a amizade e a confiança crescem entre indivíduos, elas se tornam um poderoso rio de troca amigável produzindo uma corrente incessante pela paz. Novas amizades criam uma nova história”.1

E foi exatamente isso que criaram, a partir dessa relação de amizade e de confiança: uma corrente incessante pela paz.

Em maio de 1990, foi a última vez que Ikeda sensei se encontrou com a Sra. Deng. Ela já quase não andava, mas fez questão de ir até o portão para despedir-se, mais uma vez, de seu amigo. O presidente Ikeda recorda-se: “Eu já havia entrado no carro, mas saí e me despedi uma vez mais. Ainda me lembro vividamen­te da cena enquanto ela nos observava ir embora de carro até que estivéssemos fora de vista”.2

Na Nova Revolução Humana desta edição, Ikeda sensei relembra seu encontro com a Sra. Deng, quando confidenciou a ela que renunciaria à presidência da Soka Gakkai. Este Brasil Seikyo também traz poema que diz:

Não é a felicidade somente sua.

A verdadeira felicidade só se realiza quando

se ora e contribui para a concretização da

paz e da prosperidade da sociedade.

Assim como o juramento do casal, a Soka Gakkai existe para servir ao povo, e seus integrantes põem isso em prática unindo as pessoas em uma linda rede de amizade e de paz.

Boa leitura!

Notas:

  1. RDez, ed. 193, jan. 2018, p. 10.
  2. Ibidem.