ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 18/12/2021 10:45
MENSAGEM DIVISÃO FEMININA DE JOVENS DA BSGI
Reprodução/Foto-RN176 Livia Endo Coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Queridas amigas da Divisão Feminina de Jovens e irmãs Kayo, feliz 2022! Feliz “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”!
Há quase dois anos, o mundo foi assolado pela pandemia do coronavírus, que marcará a história. Manifesto, uma vez mais, meus sentimentos àqueles que perderam familiares e amigos. Eles serão eternamente lembrados.
Unidas ao coração de Ikeda sensei, enfrentamos os obstáculos e criamos uma sólida rede de esperança e de vitória, que nos possibilita descortinar agora um novo ano, repleto de oportunidades.
Ikeda sensei, citando o renomado escritor brasileiro Machado de Assis, afirmou: “‘Não importa ao tempo o minuto que passa, mas o minuto que vem’.1 A verdadeira batalha decisiva é ‘a partir de agora’”.2 Com a decisão de que tudo será determinado “a partir de agora” damos as boas-vindas ao ano 2022. E com que espírito vamos avançar pelos próximos 365 dias?
A filosofia do budismo e a história da Soka Gakkai edificadas pelos Três Mestres [Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda] nos ensina que todo progresso tem como primeiro passo a vitória de uma única pessoa. A Divisão Feminina de Jovens também está aprendendo sobre esse princípio com a iluminação da menina-dragão, descrita no Sutra do Lótus.
Apesar de terem duvidado da sua capacidade e desdenhado dela, a menina-dragão encontrou forças no fato de ser confiada pelo seu mestre, o buda Shakyamuni. Conduzindo diligentemente a prática como discípula, ela contrariou a opinião da maioria sobre si e atingiu a iluminação aos 8 anos.3 No momento em que conquistou esse feito, decidiu que se dedicaria a ajudar as pessoas a se tornar felizes também por meio da força da Lei Mística que a salvou.
Eis um feito que pode nos inspirar neste novo ano:
- Independentemente do que os outros digam ou da nossa atual circunstância, podemos conquistar a máxima felicidade. Isso porque temos o Mestre que acredita no nosso potencial.
- Como genuínas discípulas, ao trilharmos o caminho do bodisatva, vamos nos dedicar com espírito de abrir o portão de avanço para “cada pessoa que eu tiver relação”, e ensiná-la a fazer o mesmo.
Sobre essa nossa grandiosa missão e a verdadeira essência da felicidade, Ikeda sensei nos incentiva:
Pássaros que não voam perdem a habilidade de voar. Suas asas perdem a utilidade e não conseguem alçar voo no céu da felicidade. Um atleta olímpico que não corre ou não treina não pode vencer. Pessoas preguiçosas, que não se esforçam, não agem, não avançam, acabam sendo perdedoras na vida. Esforçar-se e progredir por algum propósito ou objetivo — essa é a essência da felicidade. Que seres humanos maravilhosos se tornarão se, na juventude, vocês se empenharem incansavelmente em prol de outras pessoas e do budismo! No processo da realização de sua revolução humana, estabelecerão uma condição de vida realmente vasta.4
Conto com vocês para estabelecermos um progresso dinâmico em nossa vida e, consequentemente, em nossa localidade! Contem comigo também! Feliz ano-novo para vocês e sua família.
Um carinhoso abraço!
Livia Endo
Coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI
Notas:
- ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Tradução: Gregory Rabassa. Nova York: Oxford University Press, 1998. p. 18.
- Brasil Seikyo, ed. 2.160, 1º jan. 2013, p. B2.
- Cf. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 281, 2017.
- 4. Brasil Seikyo, 2.569, 26 jun. 2021, p. 4-5.