ROTANEWS176 E POR DELAS 28/06/2020 15:00 Por Paola Churchill
O uso em excesso ou o produto inadequado para seu tipo de pele pode trazer sérios prejuízos
As máscaras faciais, caseiras ou vendidas em farmácias em perfumarias, prometem mil maravilhas como revitalizar a pele, devolver viço, hidratar e até acabar com aqueles pontinhos pretos pelo rosto. Sim, há uma série de benefícios, mas só se tais itens foram usados da forma correta.
Reprodução/Foto-RN176 Imagem Ilustrativa de uma mulher lavando o rosto – Reprodução/Pinterest
LEIA TAMBÉM
- Cupons 6 exageros para evitar nos cuidados da pele e do cabelo
- Pele mais jovem: aprenda a fazer drenagem facial em casa
A médica e proprietária do Instituo Lessa, Karla Lessa, explica que, para a pessoa conseguir realmente cuidar da rosto com as máscaras faciais, é preciso saber qual o tipo de pele, escolher os produtos adequados e, além disso, saber o que não fazer.
Os erros com as máscaras faciais
A médica ressalta que muitas pessoas acham que o uso da máscara facial todos os dias pode acelerar o rejuvenescimento da pele, é não é bem assim que funciona.
Se usadas em excesso e de modo errado, o produto pode causar o efeito rebote, ou seja, causa o efeito que a pessoa estava tentando evitar. “O excesso do uso de máscaras faciais secativas pode alterar a barreira de proteção da pele e gerar um aumento da produção de oleosidade”, exemplifica a médica.
A especialista ainda afirma que, se usadas em excesso, as máscaras faciais podem causar irritações e dermatites e deixar o rosto da pessoa avermelhado e sensível. “Existem substâncias que podem causar manchas no rosto, queimaduras ou até́ agredir, dependendo da composição das partículas”, alerta Karla.
Use máscaras para seu tipo de pele
Outro erro é acabar escolhendo uma máscara que não é a mais adequada para seu tipo de pele. Para evitar erros, além de uma consulta com dermatologista, veja o que cada tipo de pele geralmente precisa, segundo Karla:
1. Pele seca
Esse tipo de pele tende a envelhecer mais facilmente por ter menos elasticidade, por isso é importante hidratá-la e usar máscaras faciais antioxidantes que revitalizem e tragam sustentação para a epiderme.
2. Pele oleosa
Esse tipo de pele apresenta os poros dilatados e tendem a ter mais problemas com acne. A dica dada pela médica é lavar o rosto duas vezes ao dia “para evitar acúmulo de sebo, suor e impurezas”.
3. Pele sensível
Esse tipo de pele irrita ou pode inflamar com facilidade. Para evitar esses problemas, fuja de máscaras feitos com álcool. Além disso, evitar o uso de maquiagem diariamente.
Karla também ressalta que, se for usar máscaras faciais esfoliantes, é preciso fazer uma hidratação facial logo em seguida.