ROTANEWS176 26/08/2023 09:20 INCENTIVO DO LÍDER Por Célia Akemi Soyano Oda
Neste mês de agosto, celebramos os 76 anos do encontro de Ikeda sensei com seu mestre, Josei Toda.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Ilustração: GETTY IMAGES
Esse encontro inspirou a vida de um jovem de 19 anos do pós-guerra, que estava preocupado em sobrevi-ver e achar um sentido para a vida. Fico imaginando tamanha convicção que Toda sensei inspirou no rapaz naquele momento, libertando-o das amarras do destino. Esse forte entusiasmo tocou profundamente o coração desse jovem chamado Daisaku Ikeda.
Ikeda sensei relembra:
O primeiro encontro que tive com Toda sensei ocorreu numa reunião de palestra realizada no dia 14 de agosto de 1947, véspera do segundo aniversário de término da Segunda Guerra Mundial. Ele fazia uma entusiasmada explanação de Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra quando cheguei. Não posso dizer que compreendi toda a difícil terminologia budista que ele empregou, mas seu entusiasmo e comprometimento em ajudar as pessoas que estavam sofrendo em meio à desolação com a derrota do Japão na guerra causaram profundo interesse em meu coração de 19 anos. Naquela noite, ele disse: “Quando penso em nosso país e em nosso mundo tumultuado, quero eliminar toda a miséria e sofrimento da face da terra!”1
Lendo esse trecho, refleti sobre o que inspiro nos outros e o que me inspira.
Uma grande amiga, uma das pessoas que me inspiram muito a ser cada vez melhor, compartilhou um lindo texto Sobre ser Inspirador.
Nesse texto, que nos mostra, de forma simples, como podemos nos inspirar e inspirar os outros em nosso dia a dia, por meio de pequenas ações e do comportamento, consta:
Não há nada mais mobilizador do que sentir-se inspirado. Um momento, uma pessoa, um filme, um livro, uma lembrança.
A inspiração não vem do que se ouve, se vive ou se vê. Vem do que se sente e como se sente. A inspiração vem da forma como enxergamos e interpretamos a mensagem. (…)
O que me leva a concluir que está exclusivamente relacionado ao despertar do melhor de cada ser humano. E é por tudo isso que eu queria te contar um segredo, daqueles pra espalhar pro bairro todo: você também pode ser inspirador.
Ser inspirador é ser verdadeiro com você, com o outro e conseguir transmitir essa verdade com um objetivo maior: trazer luz para o espírito e ar pros pulmões.
É aceitar que estamos sempre sendo observados por alguém e temos o poder silencioso de tocar as pessoas pelo exemplo, pelo ato e pelo simples fato de sermos quem somos.2
Nós temos a maior fonte de inspiração de um ser humano inigualável: Ikeda sensei. Ele nos ensina, incansavelmente, pelo próprio exemplo, como inspirar as pessoas e contribuir para a felicidade de todas. E justamente por estarmos vivendo uma época de tantos desafios é que podemos aproveitar essa oportunidade que ele nos oferece para conquistar um enorme desenvolvimento.
Por mais difícil que pareça, isso é possível. Porém, é necessário estarmos sempre conectados com sensei e com a organização, por meio das nossas orações diárias (gongyo e daimoku) e da leitura dos periódicos, dialogarmos e irmos ao encontro das pessoas.
Vamos juntos mudar o mundo?
Um forte e caloroso abraço!
Célia Akemi Soyano Oda
Vice-coordenadora da Divisão Feminina da BSGI
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.060, 20 nov. 2010, p. A3.
- Disponível em: https://www.ttb.org.br/post/reflex%C3%A3o-12-sobre-ser-inspirador Acesso em: 18 jul. 2023.
Ilustração: GETTY IMAGES
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO