ROTANEWS176 E POR IG RECEITAS 14/12/2019 09:00 Por Nathallia Fonseca
Conversamos com o churrasqueiro José Almiro, que orientou sobre a escolha da melhor carne considerando preparo e custo-benefício
No fim de semana ou nas ocasiões especiais, o churrasco perfeito é desejado por muita gente. Além do tempero e tempo na brasa, claro, o corte da carne é fundamental para um resultado delicioso. Mas você sabe escolher a melhor opção entre clássicos, como contrafilé e alcatra?
Reprodução/Foto/RN176 A escolha do corte pode fazer a diferença no seu churrasco
Para ajudar, o iG Receitas conversou com o churrasqueiro José Almiro, do canal de Youtube Churrasqueadas, que orientou sobre o que deve ser considerado e qual o melhor custo-benefício para cada ocasião.
Leia mais: Sal antes, furos e pressa. O que não fazer na hora de preparar um churrasco
Contrafilé x alcatra: qual a carne mais saborosa?
Reprodução/Foto/RN176 De acordo com o profissional, ambos os cortes são ricos em sabor
Bastante conhecida com o corte tradicional de bife caseiro, a alcatra muitas vezes é vista como uma carne inapropriada para o churrasco. De acordo com José Almiro, porém, esse pensamento pode desperdiçar um enorme potencial. “O corte de alcatra tende a ser mais magro que o contrafilé, mas ambos são muito bons para churrasco”, diz.
Por ter fibras mais curtas, ela pode ficar muito macia, mesmo sem ter tanta gordura. A alcatra pode ser dividida em outros cortes como o baby beef, bombom do alcatra e steak do açougueiro.
Leia mais: Veja carnes baratas para salvar o churrasco em tempos de crise
O contrafilé , por sua vez, “possui uma diversidade de sabores e texturas dependendo da altura de onde se retira o bife”, diz o churrasqueiro, considerando ser uma peça que vai da dianteira do boi até a traseira do animal.
José Almiro ainda destaca tratar-se de um corte muito nobre, principalmente na Argentina, de onde retiram os famosos bife de chorizo, bife ancho e ojo de bife.
Qual a diferença no preparo das carnes no churrasco?
Reprodução/Foto/RN176 Espetinho de alcatra é uma excelente opção de aperitivo – Divulgação
Um dos preparos mais tradicionais da alcatra é também um queridinho dos brasileiros: o espetinho . Essa carne é perfeita para ser cortada em cubinhos e servida junto a legumes, como pimentão e cebola. Já para o espeto tradicional, deve-se preferir o corte em bifes menores (diferente da picanha, que exige blocos maiores) para garantir que a distribuição de calor seja uniforme.
Leia mais: Saber cortar a carne pode salvar o seu churrasco! Veja dicas
Já para o contrafilé – embora também cozinhe ou asse bastante rápido – segue outra proposta: permite bifes um pouco maiores, desde que precisos, respeitando os cortes específicos da peça. Além disso, o contrafilé também fica delicioso quando preparado “à gaúcha”, ou seja, com um pedaço razoável da peça no espeto, que deve ser fatiado depois de assar.
Qual o melhor custo-benefício?
Reprodução/Foto/RN176 No final, vence a carne que melhor se enquadra na situação
De acordo com o churrasqueiro, ambas as carnes se destacam pelo valor acessível e bastante equivalente no mercado. Por isso, o que deve ser considerado como prioridade é a necessidade específica de cada um.
Enquanto a alcatra chama atenção por ser um corte macio, mais magro e que serve muito bem de aperitivo, o contrafilé pode ser mais versátil na hora do churrasco , permitindo uma diversidade de sabores impressionante desde que bem escolhido e preparado.