ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 27/01/2023 08:19 LIVRO DA REDAÇÃO
Um rico diálogo sobre a música e suas sutilezas, sobre a prática budista e sobre ser feliz toma as páginas de Romper Barreiras, lançamento EBS
Reprodução/Foto-RN176 O livro Romper Barreiras: Um Diálogo sobre Música, Budismo e Felicidade – Foto: BS
No mês de fevereiro, o Clube de Incentivo à Leitura (CILE), da Editora Brasil Seikyo, apresenta o livro Romper Barreiras: Um Diálogo sobre Música, Budismo e Felicidade, que traz incursões profundas sobre temas ligados à história da humanidade, ao budismo, à música e ao seu poder em nossa vida.
Nessa obra, os autores Daisaku Ikeda, Wayne Shorter e Herbie Hancock compartilham suas experiências, as convicções na prática budista, a relação de amizade e de respeito que possuem entre si e as analogias das particularidades da música com a nossa própria vida. Originalmente veiculado em série no jornal Seikyo Shimbun, publicação diária da Soka Gakkai no Japão, o diálogo foi compilado nesse livro que agora chega às mãos dos leitores.
Herbie Hancock e Wayne Shorter são dois gigantes, mestres consolidados do jazz contemporâneo. Duas lendas vivas. São a própria história do jazz. Já tocaram com todos os grandes músicos dessa escola, criaram obras significativas e amplamente premiadas e, ao encontrarem a prática budista, ampliaram ainda mais seu compromisso com uma arte elevada e humanística.
Daisaku Ikeda é um grande mestre do diálogo, pacifista que preside a Soka Gakkai Internacional (SGI), a qual possui representações em 192 países e territórios. E isso fica claro na conversa conduzida por ele. A partir daí, o diálogo é como “tocar de ouvido”.
Ao se deleitarem com a leitura, os leitores sairão dessa experiência com o conhecimento não só do que é o jazz, mas da relação que ele tem com a própria vida. Saberão que, sem diálogo, não há possibilidade de criar nada relevante, além da descoberta de que, assim como na vida, a improvisação é a alma do jazz. E tudo lhes será entregue, naturalmente, como delicados e reveladores improvisos estendidos sobre o assunto.
Da mesma forma que ocorre no jazz, o tema apresentado vai se desenrolando, ampliando, abraçando outros subtemas. Porém, ao final, retoma o tema original: a habilidade de criar valor, apesar das circunstâncias, mantendo a liberdade, a criatividade e a alegria. Ou seja, a habilidade de ultrapassar com alegria as dificuldades que nos são impostas.
Os dois renomados jazzistas, Hancock e Shorter, depois da vivência com grandes mestres que tiveram na música, se encontraram com seu mestre da vida, Daisaku Ikeda, e estão dialogando com ele. A gratidão por esse encontro aflora em cada comentário. O diálogo, nesse contexto, é como uma apresentação musical com os músicos totalmente harmonizados em coração. Quando se inicia, “Cada momento que se desenrola requer concentração absoluta”. A entrega se dá de forma jubilosa.
A essência da arte e da vida revela-se plenamente nesse diálogo ao nos mostrar que “A chave para atingir a excelência em qualquer empreendimento” é se desafiar, corajosamente, a seguir pela estrada menos percorrida; e que “Uma luz sublime não surge de uma vida definhada”.
As páginas de Romper Barreiras oferecem a oportunidade de compreensão de como a vida e a arte são uma luta contínua pelo autoaprimoramento e pela criação de valor. Em meio à superação dos desafios e das perdas na trajetória dos músicos Herbie Hancock e Wayne Shorter, os leitores terão à frente incríveis descobertas de quanto a música, o budismo e a felicidade têm em comum, e seu coração deverá ser profundamente tocado por essa experiência.
Você já conhece o CILE?
O Clube de Incentivo à Leitura (CILE), da Editora Brasil Seikyo, brinda os leitores todos os meses com lançamentos de obras do Dr. Daisaku Ikeda e de vários autores que compartilham da filosofia do humanismo Soka. No mês de fevereiro, os assinantes do plano Diamante do CILE recebem com exclusividade o livro Romper Barreiras: Um Diálogo sobre Música, Budismo e Felicidade. Garanta o seu! Assine até 31/01/2023 e receba o kit em sua casa!
E as boas novas não param por aí!
Agora, chegou o CILE Digital, para você ler direto no celular ou no computador. Uma inovação que vai transformar o mundo da leitura. Confira os planos de assinatura no portal.
Foto: BS