O tempo

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  08/05/2021  07:23

INCENTIVO DO LÍDER

Desejo que todos estejam desfrutando excelente saúde e disposição. Quero aproveitar este espaço e fazer uma reflexão com todos vocês. Que tal viajarmos para o ano 2030?

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Como o tempo passa, já estamos em 2030!

Hoje, durante meu daimoku, passou um filme pela minha cabeça. Agradeci por todas as vitórias conquistadas desde o maravilhoso e desafiador ano de 2021. Todos nós da família desfrutamos ótima saúde e disposição. Minha filha mais velha se formou em medicina que tanto almejou, meu filho virou cidadão do mundo após se formar na Universidade Soka da América e a caçula segue cursando o mesmo caminho. Que alegria!

A BSGI se transformou realmente no modelo do kosen-rufu mundial. A indestrutível Divisão Sênior se consolidou como pilar da organização, a Divisão Feminina se desenvolveu ainda mais com ampla atuação em diversos campos da sociedade e temos a melhor Divisão dos Jovens do mundo.

Nosso amado país se tornou referência mundial em diversas áreas como saúde, educação, cultura de paz e desenvolvimento social. Mas como essa mudança foi possível?

Para falar disso, necessitamos voltar à situação daquele momento. Lembro-me de que, no início de 2021, eram só sofrimentos causados pela crise global decorrente da pandemia do coronavírus. Era falta de dinheiro, dívidas enormes, negócios totalmente parados e quase à beira da falência, isolamento social, crises de ansiedade e depressão, companheiros, amigos, um verdadeiro cenário de incertezas. Na BSGI, recebemos o direcionamento de que 2021 seria o primeiro dos dez anos que definiriam o futuro da organização e da nossa própria vida.

Se o budismo é o corpo e a sociedade sua sombra, então precisava buscar embasamento de como agir, e fui buscar a Nova Revolução Humana. No capítulo “Grande Montanha”, do volume 30-I, encontrei a resposta: “O futuro existe neste momento. O que define o futuro é a forma como se vive e se luta a cada dia e neste instante”.1

Era isso, deveria atuar como nunca antes, recitar muito mais daimoku, ir ao encontro virtualmente dos companheiros que estavam sofrendo, não deixar ninguém de fora da órbita da Gakkai e do Mestre.

Na mensagem recebida nas atividades comemorativas da Divisão Sênior2, em 2020, o presidente Ikeda disse:

Neste momento de provações, peço aos senhores que sigam desafiando as circunstâncias destemidamente, recitando de forma vibrante o invencível daimoku de “não há oração sem resposta”, com alegria e coragem. Fazendo resplandecer o supremo estado de buda, iluminem a família e os amigos, e continuem emitindo o grande brilho da esperança para a sua comunidade local. Haja o que houver, superem tudo vitoriosamente, gravando uma história de felicidade e de vitórias insuperáveis.

Sem dúvida esses direcionamentos de Ikeda sensei nortearam toda a minha vitória! Que felicidade!

Ei, acorda!!!

Era um sonho, ainda tenho que concretizar muitos objetivos, mas com certeza vou me empenhar ainda mais e fazendo desses direcionamentos minha diretriz para vitória. Afinal, praticamos o Budismo de Nichiren Daishonin, temos um mestre que nos direciona e nos incentiva constantemente e pertencemos a uma organização que nos impulsiona a alcançar a mais elevada condição de vida.

Vamos, todos juntos, sem deixar ninguém de fora, rumo à consolidação de vitórias em nossa vida.

Claudio Honda

Coordenador da Divisão Sênior de coordenadoria

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-I, p. 10, 2020.
  2. Brasil Seikyo, ed. 2.529, 29 ago. 2020, p. 3.