ROTANEWS176 E POR IG 11/07/2019 16:04
É a segunda vez que vê seu fim no México, além de ser a primeira e última vez que teremos um Fusca sendo fabricado, já que a VW não o fará novamente
Reprodução/Foto-RN176 O último VW Fusca do mundo, sem deixar qualquer sucessor. Funcionários mexicanos se despedem na fábrica de Puebla – Divulgação
Após lançar a série Final Edition, a Volkswagen encerrou oficialmente a produção mundial do VW Fusca (agora chamado apenas de Beetle) em sua fábrica em Puebla, no México. A última unidade da segunda vida do cupê — desde o retorno em 1997 — será exibida no museu da montadora, que faz parte do complexo mexicano. As últimas 65 unidades serão vendidas no México apenas pela internet, por US$ 21 mil para o modelo básico. Eles têm ao lado esquerdo uma placa comemorativa seriada do 1 ao 65. As cores são azul metálico, preto, branco e bege.
LEIA MAIS: VW Fusca nacional faz 60 anos. Veja 5 “filhotes” do clássico carismático
Reprodução/Foto-RN176 Primeiras unidades do VW Fusca saem da fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Foto: Divulgação
Com a vaga aberta na linha de produção, o SUV médio Tarek — que também será vendido no Brasil, abaixo do Tiguan, e também será feito na Argentina em 2021 — ocupará o espaço. Além do VW Fusca , a fábrica mexicana em Puebla prepara mais uma mudança de linha. O VW Golf também deixará de ser produzido por lá, passando a ser montado somente em Wolfsburg (Alemanha). Isso é decorrente principalmente pela baixa na procura pelos hatches médios, que no Brasil acumula apenas 0,48% de participação nas vendas de 2019.
LEIA MAIS: VW Fusca será celebrado pelos seus 60 anos de produção no Brasil
A trajetória dos novos Fusca, e antes dele
Reprodução/Foto-RN176 Unidade número 1,5 milhão fabricada na unidade de produção em São Bernardo do Campo (SP). Foto: Divulgação
Lançado em 1998, era um modelo mais despojado com a plataforma e a mecânica do Golf. Foi montado na Alemanha até 1999, quando passou a ser produzido somente no México, inclusive após mudar de geração em 2011, quando ganhou a 2ª geração do conjunto mecânico TSi e DSG da VW. Embora tenha vendido 1,2 milhão de unidades entre 1998 e 2010, o cupê começou a perder expressividade nos anos seguintes.
LEIA MAIS: VW Fusca com 530 mil km, de única dona, é restaurado de graça
Mas antes do VW Fusca do século 21, 21,5 milhões de unidades foram vendidas no mundo, entre 1938 e 2003. O modelo original, chamado Type 1, foi feito na Alemanha até 1978, após perder espaço para VW Polo e Golf. No Brasil, as 3,3 milhões de unidades comercializadas duraram até 1996, após o retorno no Governo Itamar, com início da produção em São Bernardo (SP) há 60 anos, em 1959. O México foi o último país a vendê-lo, com seu fim apenas em 2003.