ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 04/12/2021 10:32
REDAÇÃO/ESPECIAL
Poema Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu do Século 21!, de autoria do Dr. Daisaku Ikeda, completa quarenta anos
Reprodução/Foto-RN176 Jovens participantes de um curso de aprimoramento da SGI no Japão em frente à pintura Pico Chomolungma, do artista chinês Chang Shuhong, que retrata o Monte Everest (Auditório Memorial Makiguchi de Tóquio, Hachioji, set. 2012) – Editora Brasil Seikyo – BSGI
“Por que se escala
uma montanha?
Porque aí se encontra
uma montanha” —
assim disse um
famoso alpinista.
No dia 10 de dezembro de 1981, o Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), surpreendia a todos com um poema cujo título já representa uma forte diretriz para a atuação dos jovens de várias gerações: Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu do Século 21!. O cenário da época era a luta da Soka Gakkai contra a maldade autoritária do clero que, visando ao lucro e ao predomínio religioso, tentava tirar proveito da fé dos componentes da organização. E, mesmo subestimando a força daquelas pessoas comuns, o clero não contava que a relação de mestre e discípulo criada entre os membros e o presidente Ikeda já estava muito bem enraizada e se fortalecia a cada dia. O fruto colhido foi a independência religiosa conquistada anos depois, e o poema, sem dúvida, foi essencial para o fortalecimento da Soka Gakkai.
No volume 30 da obra Nova Revolução Humana (NRH), sabemos mais sobre o dia em que o Mestre compôs o poema. Estava programada para as 18 horas do dia 10 de novembro de 1981 a reunião de líderes da Divisão dos Jovens (DJ) da província de Oita. Naquela data, completavam-se trinta anos do anúncio do Preceito aos Jovens, de Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, que iniciava com a icônica frase: “O que constrói a nova era é a força e a paixão dos jovens”. Shin’ichi Yamamoto, personagem que representa o presidente Ikeda na NRH, percebe a importância de deixar uma nova diretriz para os jovens. Ele começa a ditar os versos que são prontamente anotados pelos líderes da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) e da Divisão Feminina de Jovens (DFJ) presentes no local. E enfatiza sobre a importância de “escalar a montanha” da vitória diária e que a força necessária para isso está na recitação do gongyo e do daimoku.
Sensibilidade
Tenho certeza.
A era vindoura
aspira e aguarda tais
jovens líderes.
Uma pessoa
sem fé e sem filosofia
é como um navio sem bússola.
A era está mudando,
instante a instante,
da era material
para a era espiritual,
e desta para a era da vida.
Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu do Século 21! é um poema longo e intenso. Composto por cerca de quarenta estrofes e mais de 2.200 palavras, em português, reflete o desejo do presidente Ikeda de que aquelas expressões se tornassem a “nova diretriz rumo ao século 21”,1 e conclamou a todos reforçando que, com base na prática da fé, “independentemente do que ocorresse, não se permitissem ser derrotados jamais”.2 Ler esse poema, na atualidade, é uma forma de observar quanto avançamos como membros, se estamos exercitando essa importante diretriz do sensei e também de lançar novas decisões e objetivos para os próximos anos.
Reprodução/Foto-RN176 Cadeia de montanhas do Himalaia retratada em foto tirada pelo presidente Ikeda no subúrbio de Katmandu (Nepal, nov. 1995) – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Compor um poema com tamanho significado e profundidade, ainda que servisse como diretriz para diferentes gerações de membros da Soka Gakkai, é uma tarefa que requer, muito além de habilidade, sensibilidade. O sentimento de incentivar e tocar profundamente o coração de cada pessoa está contido em cada poema, em cada obra, artigo, discurso ou foto produzida pelo presidente Ikeda, que dedica a vida ao empreendimento de desenvolver as pessoas para que se tornem felizes e avancem com o desenvolvimento social. Um dos resultados desses esforços foi seu reconhecimento como poeta laureado pela World Academy of Arts and Culture (Academia Mundial de Artes e Cultura), em julho de 1981. De maneira geral, um poeta é laureado por um país ou uma instituição dada a importância de suas obras.
Na mensagem enviada pelo presidente Ikeda para as atividades comemorativas do 18 de novembro deste ano, Dia da Soka Gakkai, ele registra:
Por favor, peço que manifestem uma fé ainda mais vigorosa e resoluta no local do seu juramento seigan e expandam a rede da paz e da felicidade, fazendo com que aquele e este amigo criem uma relação com o Buda.3
Nessa parte da mensagem, o Dr. Ikeda manifesta seu sincero desejo de que os membros da Soka Gakkai, com base na prática budista, manifestem sua fé e vençam as dificuldades, ao mesmo tempo em que propagam o Budismo de Nichiren Daishonin para a sociedade. Numa estrofe de Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu do Século 21, o Mestre reforça aos jovens a importância de manter a decisão de vencer. No poema consta:
No curso de vida significativo,
verdadeiro e repleto
de plenitude,
torna-se necessário
o grandioso budismo
e a fé em seus ensinamentos.
Saibam que o máximo orgulho de vocês
está no bailar da sua juventude,
abraçando o Budismo de Nichiren Daishonin.
Reprodução/Foto-RN176 “Os jovens devem transmitir a luz da esperança para a humanidade neste século.” Acima, presidente Ikeda dialoga com os estudantes na Universidade Nacional Autônoma do México (1981) – Editora Brasil Seikyo – BSGI
A atuação da Divisão dos Jovens, assim como a decisão de todos os demais em manter o espírito jovial, não somente na organização, mas também na vida, inspira as pessoas e é uma das formas de manifestar a grandiosidade da prática budista. Em sua totalidade, o poema Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu do Século 21!, além de ser uma diretriz para a vida, eterniza o sincero desejo do Mestre de que seus discípulos se tornem fortes e vitoriosos em todos os momentos da existência deles.
Curiosidades
O poema Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu do Século 21! foi revisado pelo Dr. Ikeda e publicado no jornal japonês Seikyo Shimbun no dia 22 de março de 1999, ocasião em que foi registrado como “diretriz para o século 21”.
Além disso, o poema foi musicado por Masato Kai e se tornou uma tradicional canção da Soka Gakkai, constantemente apresentada por grupos e departamentos musicais da organização.
Recentemente, o naipe de madeiras da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) regravou a canção que será apresentada em formato de vídeo.
No topo: jovens participantes de um curso de aprimoramento da SGI no Japão em frente à pintura Pico Chomolungma, do artista chinês Chang Shuhong, que retrata o Monte Everest (Auditório Memorial Makiguchi de Tóquio, Hachioji, set. 2012)
Notas:
- Cf. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-II, p. 65, 2020.
- Ibidem, p. 61-62.
- Brasil Seikyo, ed. 2.589, 25 nov. 2021.