ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 04/07/2020 20:00
INCENTIVO DO LIDER
Entramos no mês de julho, no qual celebramos as fundações da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) e da Divisão Feminina de Jovens (DFJ). Em especial, agradeço aos integrantes da Divisão Sênior e Divisão Feminina pelo apoio aos jovens pela realização desse encontro comemorativo.
Compartilho um trecho de uma orientação do presidente Ikeda, publicada no livro Coragem, pela qual ele nos ensina um “modelo básico” de como devemos viver.
A cerejeira floresce como cerejeira, para cumprir o papel que é exclusivamente dela. O mesmo vale para as ameixeiras, os pessegueiros e os damasqueiros. Deveríamos fazer o mesmo. Cada um de nós possui uma personalidade única. Temos o caráter e a natureza distintos e uma vida nobre e respeitável. (p. 163)
O tema principal para os encontros da DMJ este ano é: “Seja Você Mesmo e Brilhe!”. Nosso objetivo é que, com essa atividade, as pessoas, incluindo nossos amigos e familiares, compreendam o valor de praticar o Budismo Nichiren e de sentir essa energia que proporciona a felicidade e a vitória de todos.
Qual causa estamos fazendo para conquistar a vitória? O que estamos empreendendo para mudar nossa realidade? Somente nós possuímos essas respostas. Mas, a partir da nossa mudança interior, enxergamos uma grande vitória.
O presidente Ikeda nos orienta:
A sabedoria é a chave para a vitória. Uma pessoa sábia pode fazer o melhor uso de tudo, empreender a primeira investida, enxergar oportunidades e tirar vantagens delas, e também mudar o negativo em positivo. (…)A sabedoria que realmente expande nossas perspectivas e cria valor é uma demonstração fundamental de fé. (A Grande Correnteza para a Paz, v. 4, p. 253)
Outro ponto que gostaria de mencionar é que muitos já ouviram a expressão “DMJ é como um leão”. Nesse sentido, sensei afirmou: “Desejo que meus companheiros da DMJ se levantem à frente de todos os companheiros e corajosamente façam ressoar o rugido do leão para combater o mal e estabelecer a verdade” (Brasil Seikyo, ed. 1.943, 14 jun. 2008, p. B8).
Fui pesquisar e, segundo especialistas, um rugido do leão pode ser ouvido a oito quilômetros de distância. Ao ler essa pesquisa, refleti sobre a minha postura como jovem nesta era essencial e, principalmente, em como atuar ainda mais com esse espírito do rei leão. Não é no grito ou no desespero que conquistaremos algo, e sim em nossa determinação de pôr em ação tudo o que aprendemos. Imaginem, num raio de oito quilômetros um companheiro da organização, ouvir um incentivo, um direcionamento e incentivar um novo amigo. Isso começa comigo. Este momento é o cenário ideal.
Sobre vencer, o presidente Ikeda frisa: “A vitória não é algo que acontece repentinamente. Uma grande vitória se conquista sobre uma pilha de pequenas vitórias alcançadas com tenacidade e dedicação no dia a dia” (Dedico aos Jovens de Juramento, p. 106).
Mais que nunca, vamos evidenciar o melhor da nossa qualidade e, juntos, vencer todas as questões que nos tiram do foco principal: sermos vitoriosos. Vamos manifestar a postura do discípulo do rei leão — aquele que ora, lê, compreende a sua missão, faz surgir o sol em sua vida e inspira confiança em todos para a vitória.
Que ninguém fique para trás! Não vamos perder as oportunidades. Vamos falar sobre nosso mestre e nossas vitórias. Imaginemos que, num futuro próximo, todos os jovens brasileiros conhecerão a filosofia do humanismo que respeita a dignidade da vida humana.
Novos tempos estão surgindo e não só fazemos parte dessa mudança, como devemos ser os protagonistas dessa nova era.
Que juntos, façamos com que o brilho da vida seja consolidado em nossa vida de uma forma única e concreta.
André Maemura
Coordenador da DMJ da BSGI