ROTANEWS176 09/11/2024 11:00 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO SEIKYO PRESS
Ao transformar o momento em poesia por meio de uma foto, o presidente Ikeda nos encoraja a seguir com alegria, esperança e coragem.
Reprodução/Foto-RN176 Presidente Ikeda fotografa um belo campo de íris observado por sua esposa, Kaneko (Sapporo, Japão, jul. 1990). Dr.Daisaku Ikeda. Ele era um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press
Quando Ikeda sensei partiu em sua primeira viagem para o mundo, há 64 anos, carregava no bolso do paletó uma foto do seu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda. Era o símbolo de um juramento que ele cumpriu honrosamente, levando a semente da paz para 192 países e territórios. Mais que um simples papel ou registro virtual, a fotografia tem o poder de eternizar um momento, marcar uma época.
Reprodução/Foto-RN176 Tóquio, Japão (abr. 1994)
O presidente Ikeda se considerava um fotógrafo amador, mas, com sua maneira singular de ver o mundo, revelou sua arte ao captar momentos únicos pelas lentes do coração. E, como forma de encorajar e criar memórias afetivas com os companheiros, surgiu a tradição das fotos comemorativas em nossa organização.
A natureza, o modo de vida das pessoas e até os cenários menos prováveis, como a fiação elétrica num centro urbano ou mesmo as ervas daninhas que margeiam uma estrada. Nada passou despercebido do seu olhar. Esses “diálogos com a natureza” deram vida a uma exposição de mesmo nome, que percorre o mundo. Oferecemos a seguir alguns exemplos dos momentos flagrados pelo Mestre.
Reprodução/Foto-RN176 Moscou, Rússia (maio 1994)
“Uma fotografia capta e congela para sempre no tempo um momento fugaz que nunca mais se repetirá. Com que amplitude e paixão realmente vivemos cada momento? Quanto de nossa energia vital empregamos a cada instante? Essas são importantes questões que precisamos fazer a nós próprios em todos os aspectos de nossa vida”1
Dr. Daisaku Ikeda
Reprodução/Foto-RN176 Katmandu, Nepal (nov. 1995)
Nota: 1. Brasil Seikyo, ed. 1.380, 31 ago. 1996, p. 3.
No topo: Presidente Ikeda fotografa um belo campo de íris observado por sua esposa, Kaneko (Sapporo, Japão, jul. 1990). Foto: Seikyo Press
Saiba mais
Acompanhe alguns registros da exposição Diálogos com a Natureza. Acesse clicando aqui.
Leia mais
Matéria especial Registros do Coração, publicada no Brasil Seikyo, ed. 2.576, 21 ago. 2021. Confira clicando aqui.
Minha Paixão pela Fotografia. Reflexão do Mestre, veiculada na Terceira Civilização, ed. 589, set. 2017, p. 38. Confira clicando aqui.
FONTE: SEIKYO PRESS