ROTANEWS176 E POR ANSA 08/08/2022 17h45 Por Icaro Malta
Atriz ficou famosa pelo papel de ‘Sandy’ no musical de 1978
Reprodução/Foto-RN176 Olivia lutava contra o câncer de mama há mais de 30 anos Foto: Reuters
A cantora e atriz australiana de origem britânica Olivia Newton-John morreu nesta segunda-feira, 8, aos 73 anos. O anúncio da morte foi feito pelo marido da artista, John Easterling, no perfil da atriz nas redes sociais.
“Olivia Newton-John morreu pacificamente em seu rancho no sul da Califórnia nesta manhã rodeada da família e dos amigos. Nós pedimos a todos o respeito à privacidade da família nesse momento muito difícil”, diz o comunicado.
Olivia tinha com câncer de mama, doença diagnosticada há mais de 30 anos. A causa da morte não foi revelada, mas, segundo o TMZ, Olivia “perdeu sua batalha” contra o que seria um “câncer de mama metastático”.
Carreira de Olivia Newton-John
Nascida na Inglaterra em 26 de setembro de 1948, Olivia Newton-John foi criada na Austrália e naturalizada cidadã australiana. Seu pai era um oficial do MI5, o serviço de inteligência da Inglaterra, e trabalhou no ‘Projeto Enigma’. Já sua mãe era filha de Max Born, físico e matemático alemão que venceu o Prêmio Nobel de Física e, por ser judeu, fugiu da Alemanha devido à perseguição nazista.
A família de Olivia se mudou para Melbourne, na Austrália, quando ela ainda era criança. Lá, seu pai passou a dar aulas em uma universidade. Aos 14 anos, ela montou uma banda só de garotas, a Soul Four, que começou a se apresentar em programas de rádio e, posteriormente, na televisão.
Em 1968 ela gravou seu primeiro single, mas depois ingressou no conjunto Tomorrow, criado pelo produtor Don Kishner. Com o grupo, atuou no filme Toomorrow, de 1970, um musical de ficção científica, que não agradou o público. O grupo se desfez após o lançamento do filme.
Reprodução/Foto-RN176 Olivia lutava contra o câncer de mama há mais de 30 anos Foto: Mais Goiás
Olivia Newton-John seguiu na carreira de cantora, e em 1974 representou o Reino Unido no famoso concurso da Eurovision, ficando em quarto lugar. Os vencedores do ano foram os suecos do Abba, com a canção ‘Waterloo’.
Em 1978 o produtor Alan Carr convidou Olivia para estrelar o musical Grease – Nos Tempos da Brilhantina, filme que se tornou a maior bilheteria do ano e sua trilha sonora ficou 12 semanas consecutivas no topo das paradas de sucesso. O trabalho no filme rendeu a Olivia Newton-John uma indicação ao Globo de Ouro de ‘Melhor Atriz’ e a indicação de ‘Hopelessly Devot To You’ ao Oscar de ‘Melhor Canção’.
Ao longo da carreira Olivia Newton-John lançou 25 álbuns de música de estúdio e recebeu diversos prêmios importantes por sua obra, incluindo quatro Grammys entre 1973 e 1982.
*Com informações da ANSA.