OMS declara pandemia de coronavírus

SAÚDE

ROTANEWS176 E POR EQUIPE PORTAL 11/03/2020 13h50

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19 nesta quarta (11). A expectativa é que casos suspeitos e mortes aumentem.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus (Covid-19) nesta quarta (11). Segundo a organização, a expectativa é que casos, vítimas fatais e atingidos aumentem.

SAIBA MAIS

Rio Grande do Sul confirma segundo caso de coronavírus no Estado

Coronavírus: quais os riscos de viajar de avião ou em transporte público

Nas lojas de Feira de Santana, as máscaras contra o coronavírus mais assustam do que protegem

Mortalidade na Itália por coronavírus é 8 vezes a da Coreia do Sul

Coronavírus: com 2º caso no DF, Brasil já tem 35 infectados

Apesar da nova classificação, as recomendações para a prevenção da doença seguem as mesmas. “A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer “, declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em entrevista coletiva transmitida diretamente de Genebra.

Reprodução/Foto-RN176 Coronavirus Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Com o título de doença pandêmica, o coronavírus acende um alerta importante, já que fica enquadrado como um vírus novo capaz de infectar seres humanos com facilidade e de ser transmitido de uma pessoa a outra de forma eficiente e continuada. Até o momento, o novo coronavírus tem essas características e, como não há vacina contra o agente patogênico ou tratamento que possa prevenir a doença, conter a sua disseminação se torna tarefa indispensável.

Infectados

Segundo a organização, o número de casos, mortes e países afetados deve crescer nos próximos dias. Nas últimas duas semanas, por exemplo, a quantidade de casos fora da China aumentou 13 vezes – e o número de países afetados triplicou. No mundo, são 118 mil casos confirmados.

“Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”, acrescenta Ghebreyesus.