Onde há ação, há conquista

ROTANEWS176 24/05/2025 11:35                                                                                                                            NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DA SGI

Distrito Vitória celebra avanços na localidade.

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto da reunião de palestra do distrito

Cercado por espécies da Mata Atlântica e do Cerrado na cidade de Araçatuba, SP, o Distrito Vitória promove uma atuação diligente, dinâmica e profundamente enraizada nos ideais de Ikeda sensei, com o objetivo de impactar de modo positivo a sociedade araçatubense.

História dourada

A origem do Distrito Vitória (CNOP) se mescla com o início da luta pelo kosen-rufu na cidade de Araçatuba nos idos de 1960. Pelos anos seguintes, a alegria nas atividades e as comprovações da prática budista dos membros fizeram expandir o número de praticantes na região. Com ímpeto de não deixar ninguém para trás, os líderes muitas vezes caminhavam longas distâncias para realizar visitas em bairros rurais ou lotavam suas kombis para encontros mais afastados.

Essa mobilização, marcada pela dedicação e superação das adversidades, culminou na atual estrutura das Comunidades Esplanada/Guanabara, Icaraí e Traitú/Claudionor, cada uma delas com dois blocos. Além disso, o distrito possui a Sede Comunitária Vieira da Amizade, denominação oferecida por Ikeda sensei, resultado do sincero empenho dos atuais consultores da Regional Noroeste, Luiz Carlos Vieira e Isabel Vieira.

Vitória na Liga

Preparando-se para a próxima etapa da Liga Monarca, a organização local reforça as estratégias.

A leitura dos periódicos é estimulada em encontros de estudos; as visitas fortalecem os laços de amizade e da fé, para os cuidados de cada membro; o Kofu é incentivado com o propósito de estar associado para a contribuição da paz e para o avanço da organização; e as reuniões de palestra são repletas de criatividade e buscam a participação ativa dos membros, acolhimento sincero e espírito alegre, transformando cada encontro em um caloroso diálogo.

Como reforça Marisa Romão, responsável pela Divisão Feminina do distrito, “Sem poupar esforços, nos empenhamos no movimento da Liga Monarca em união com os demais líderes sem deixar ninguém para trás, vencendo nos objetivos e transformando o carma para que todos sejam felizes e vitoriosos”, relata.

Essas ações vêm gerando resultados visíveis, como o retorno dos membros antes afastados e a chegada de muitos shakubuku, criando uma verdadeira onda de humanismo em ação.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria

Jovens protagonistas

A Juventude Soka do Distrito Vitória tem realizado encontros inspiradores voltados para a formação de jovens conscientes e protagonistas de um novo tempo. O daimoku centra-se como o pilar de cada ação, e muitos jovens vêm assumindo o compromisso de orar com regularidade, mesmo diante das rotinas e dos desafios pessoais.

A divisão também tem promovido atividades criativas e alegres, como ações ao ar livre, encontros culturais, recreativos, educativos e sustentáveis, sendo cada evento uma oportunidade para desenvolver o potencial dos jovens.

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria

A Atividade do Meio Ambiente & Cidadania no Trânsito, por exemplo, foi realizada na Cidade da Criança, em Araçatuba, promovendo educação ambiental e cidadania entre estudantes, jovens e familiares, com uma abordagem alegre, educativa e transformadora. Além disso, o encontro de Cultura e Integração no Cinema ofereceu aos jovens a chance de se divertir ao lado dos parentes e amigos assistindo a um filme, fortalecendo os vínculos afetivos e promovendo a cultura como ferramenta de bem-estar e união.

Nos bastidores dessas atividades, há uma verdadeira família Soka unida pelo desejo de construir um mundo mais humano, justo e cheio de esperança, como relata Alessandra Cristina Pavan Vieira, responsável pela Juventude Soka do distrito: “Iremos avançar com alegria, responsabilidade, gratidão e concretizando o shakubuku, sem deixar nenhuma pessoa para trás e para que todos possam brilhar com seu valor único”, diz.

Humanismo em ação

Com os incentivos humanísticos de todos, novos amigos e antigos companheiros participam felizes das atividades promovidas pela organização de base.

Esse é o caso de Júnior Lopes Nicolau, novo membro da Divisão Sênior. Ele participava havia algum tempo das reuniões até ser perguntado se gostaria de receber o Gohonzon, como relata: “Estou muito feliz com a decisão. Hoje, eu me sinto muito bem ao recitar daimoku e, a partir de então, tenho tido muitas comprovações. Com gratidão e alegria, participo das reuniões, faço meu Kofu e assino meu BS”.

Com uma luta regida pelo pilar: oração, diálogo e união, os membros da localidade seguem determinados a cumprir a missão, assumindo o bastão do Mestre, e a comprovar na prática o nome do distrito: Vitória!

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO