ROTANEWS176 29/03/2025 09:10 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Em 28 de abril de 1253, o buda Nichiren Daishonin revelou a recitação do Nam-myoho-renge-kyo como a prática fundamental para manifestar a verdadeira felicidade para toda a humanidade.
Reprodução/Foto-RN176 Ilustração retrata Nichiren Daishonin, que declarou que a lei fundamental denominada Nam-myoho-renge-kyo reside no interior da vida de todas as pessoas. Ilustração: Kenichiro Uchida
O budismo surgiu na Índia há cerca de 2.500 anos com Shakyamuni, que, preocupado com a felicidade das pessoas, desejou incessantemente descobrir o caminho para uma existência sem sofrimentos. Com essa busca, ele despertou para a verdade de que existe uma lei fundamental, a qual permeia o universo, inclusive a vida das pessoas.
No século 13, no Japão, Nichiren Daishonin, aos 12 anos, começou a estudar os principais ensinamentos budistas. Após muito empenho e dedicação, na idade adulta chegou à conclusão de que o Sutra do Lótus continha o ensinamento mais profundo do buda Shakyamuni. Ele havia despertado para a mais ampla lei da vida revelada no Sutra do Lótus. Essa lei fundamental denomina-se Nam-myoho-renge-kyo e reside no interior da vida de todas as pessoas.
Ao meio-dia de 28 de abril de 1253, Nichiren Daishonin recitou pela primeira vez em público o Nam-myoho-renge-kyo, e assim deixou sua oração como um legado para a humanidade. Ele também expôs a um grupo de pessoas o Sutra do Lótus e revelou ser este o ensinamento supremo capaz de conduzir as pessoas à iluminação.
Sua declaração aconteceu no templo Seicho-ji, com a presença do seu mestre, Dozen-bo, e de outros sacerdotes. Daishonin afirmou nesse dia que o daimoku (recitação do Nam-myoho-renge-kyo) é a essência do Sutra do Lótus. Foi a partir dessa data que ele começou a propagar seus ensinamentos.
Nichiren Daishonin estabeleceu a prática da recitação do daimoku ao agregar a palavra nam (devotar a vida) à verdade universal de Myoho-renge-kyo (título do Sutra do Lótus, em japonês). Recitar daimoku representa a determinação e o juramento de dedicar a vida à verdade de Myoho-renge-kyo. Esse é o meio para que todos manifestem a força da Lei Mística concretamente na vida.
Ele dedicou a vida a uma luta de compaixão e de juramento para propagar a Lei Mística, visando revelar o estado de buda das pessoas e eliminar a infelicidade da humanidade. Ao mesmo tempo, combateu durante toda a sua vida as funções malignas que tentavam obstruir a felicidade das pessoas comuns. Nesse processo, ele enfrentou grandes obstáculos e perseguições, empenhando-se para que seu ensinamento fosse transmitido às futuras gerações por meio de seus discípulos e de seus escritos, denominados Gosho.
Em sua época, o buda Nichiren Daishonin levantou-se só, esforçando-se para propagar ao maior número de pessoas a grandiosidade da Lei. Porém, durante aproximadamente sete séculos, seu ensinamento ficou confinado a um número reduzido de pessoas que se reuniam em templos.
Somente com o surgimento da Soka Kyoiku Gakkai, organização que antecedeu a Soka Gakkai, fundada e liderada pelo seu presidente Tsunesaburo Makiguchi e pelo jovem discípulo, Josei Toda, em 18 de novembro de 1930, é que o Budismo Nichiren passou a ser amplamente propagado com o propósito essencial de salvar as pessoas e construir uma sociedade de paz e de harmonia. Após 3 de maio de 1960, com a posse de Daisaku Ikeda como terceiro presidente da Soka Gakkai, o budismo se expandiu para fora do Japão. A partir daí, sob a liderança do jovem Ikeda, na ocasião com 32 anos, o Budismo Nichiren foi estabelecido em várias regiões, consolidando-se como uma religião mundial.
Atualmente, os milhões de membros da SGI em 192 países e territórios se dedicam para pôr em prática os ensinamentos de Nichiren Daishonin na própria vida, edificando uma existência repleta de felicidade. Convictos de que todos têm o direito de desfrutar paz e felicidade, eles se esforçam para compartilhar este maravilhoso ensinamento com os demais ao redor, unindo corações e contribuindo com sua nobre vida para um mundo melhor.
Ikeda sensei afirma:
A recitação do Nam-myoho-renge-kyo é a chave para a eterna vitória. Não há como a vida das pessoas que abraçam e recitam o Nam-myoho-rengue-kyo terminar em tristeza, derrota ou miséria. Como praticantes do Budismo Nichiren, abraçamos um ensinamento insuperável; possuímos uma espada preciosa e um grande tesouro — a Lei Mística. Por isso, espero que vocês mantenham uma disposição invencível e conquistem a suprema vitória, não importando quanto os obstáculos encontrarem pelo caminho, dolorosos ou desafiadores. É isso o que o budismo ensina. Por favor, deem o melhor de si!1
Fonte:
Brasil Seikyo, ed. 2.606, 2 abr. 2022, p. 6-7.
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 1.969, 1o jan. 2009, p. A4.
A força do daimoku
Frases de Nichiren Daishonin sobre o Nam-myoho-renge-kyo
“O Nam-myoho-renge-kyo é a maior das alegrias.”1
“O Nam-myoho-renge-kyo é como o rugido de um leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?”2
“Todos os discípulos e seguidores leigos de Nichiren devem recitar Nam-myoho-renge-kyo com o espírito de diferentes em corpo, unos em mente, transcendendo todas as diferenças que possam haver entre si, tornando-se inseparáveis como o peixe e a água.”3
“Sofra o que tiver de sofrer, desfrute o que existe para ser desfrutado. Considere tanto o sofrimento quanto a alegria como fatos da vida e continue recitando Nam-myoho-renge-kyo, independentemente do que aconteça.”4
“Jamais busque este Gohonzon fora de si mesma. O Gohonzon existe apenas dentro do corpo de pessoas como nós, mortais comuns, que abraçam o Sutra do Lótus e recitam o Nam-myoho-renge-kyo.”5
Notas:
- The Record of the Orally Transmitted Teachings[Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 212.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 431, 2020.
- Ibidem, p. 226,
- Ibidem, p. 713,
5.. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 92, 2017.
Assista ao vídeo
A Visão Budista sobre o Poder da Oração
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO