ROTANEWS176 09/03/2024 08:30 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Façamos a seguinte analogia. Pelas leis de trânsito, todo cidadão, ao completar 18 anos, pode tirar a carteira de motorista. Entretanto, para adquirir esse documento, antes precisa submeter-se às aulas teóricas e práticas, passar nos exames obrigatórios e, caso seja aprovado, tirar a habilitação. Nesse processo, ou como em qualquer outro, temos a importância de uma pessoa que nos ensina. Essa relação se assemelha ao bom amigo e veterano.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de Confraternização da Regional Metropolitana do Litoral do Paraná
Essa comparação pode ser utilizada no movimento da Juventude Soka do Brasil de ampliar a filosofia do humanismo Ikeda em cada localidade, culminando na consolidação dos cem jovens humanistas por distrito. A fim de conquistar uma vitória, precisamos definir os caminhos que levarão à sua realização.
Em um discurso de Ikeda sensei, ele incentiva os membros da região de Tohoku:
“Buda é chamado de ‘Aquele que Consegue Suportar’.” “Não me permito ser derrotado!” — os companheiros de Tohoku evidenciaram esse espírito invencível com o risco da própria vida. Todos os companheiros acumularam o “infinito tesouro do coração” com a corajosa prática da fé e fizeram surgir as “montanhas de benefício” em todos os cantos de Tohoku.
Assim, denomina-se buda alguém corajoso que “consegue suportar” os diversos sofrimentos no mundo saha onde as dificuldades e os sofrimentos são muitos. Mesmo tendo enfrentado obstáculos e perseguições, o Buda dos Últimos Dias da Lei mostrou por meio do próprio exemplo que “Mesmo diante de tudo isto, ainda não fui desencorajado”.1,2
Reprodução/Foto-RN176 Foto de Confraternização da Regional Metropolitana do Litoral do Paraná
Ao se aproximarem do mês de maio, quando será realizada a Convenção Comemorativa da Juventude Soka, as organizações, em união e transmitindo encorajamentos, realizam encontros e visitas rumo à concretização dos cem jovens por distrito. Afinal, o movimento humanístico da BSGI e a relação de mestre e discípulo nos ensinam a vencer, sem sombra de dúvida.
A seguir, vamos conhecer o exemplo de dinamismo, união e coragem de algumas organizações.
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 5, 2017.
- Brasil Seikyo, ed. 2.369, 29 abr. 2017, p. A2.
***
Você quer conhecer o budismo?
Foi uma atuação intensa, mas prazerosa. Estávamos unidos, pois não foi só uma atuação da Divisão dos Jovens e sim de todos. Temos muito a agradecer.
Willian Wander Rocha de Sant’Anna, responsável pela DE da RM Litoral do Paraná, Sub. Leste do Paraná
Nas imagens, integrantes da Juventude Soka da RM Litoral do Paraná realizam movimento dos cem jovens por distrito, com encontros, diálogos e até um luau. Também não poderiam faltar as visitas, feitas desde novembro
***
Prezar cada ser humano
O segredo para o Distrito Margarida, RM Campo Grande, ter sido o primeiro da Coordenadoria Rio Carioca (CRO) a fechar os cem jovens foi a união. Entre os doze distritos pertencentes à Sub. Campo Grande, incluindo o Distrito Margarida, sete já concretizaram o objetivo. “Este movimento realmente está fazendo a diferença na nossa localidade. Estamos cada vez mais encorajados e unidos. Podem ter certeza de que daremos continuidade à luta. Nossa missão é prezar cada ser humano.”
Tainá Adailma, responsável pela Divisão dos Jovens da Sub. Campo Grande
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Margarida, RM Campo Grande
***
Concretizar os sonhos do Mestre
Carinhosamente, chamamos o Distrito Leopoldina de Distrito dos Sonhos do Mestre, o lugar onde pulsa o coração de Ikeda sensei. Aqui, tenho a oportunidade de vivenciar outras realidades, de me desafiar ainda mais e de fazer a minha revolução humana. Sempre tive uma fé muito forte, participei e participo das atividades assiduamente, agora principalmente como responsável. Durante esses anos de prática, obtive inúmeros benefícios e vitórias na minha vida e hoje estou relatando a mais recente conquista, a concretização dos cem jovens por distrito!
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Margarida, RM Campo Grande
Quando esse objetivo foi lançado, junto com as outras líderes, fizemos uma reunião com as integrantes da Divisão Feminina do distrito. Então, traçamos um plano de luta e visualizamos os jovens presentes em nossa localidade, e, em especial, demos maior foco nos jovens que não têm participado das atividades. Assim, nós nos dividimos, e cada uma se comprometeu a entrar em contato com uma quantidade de jovens, imbuída do sentimento de não deixar ninguém para trás e resgatar aqueles que se afastaram em virtude da pandemia.
A intenção era dialogar com esses jovens e convidá-los para uma atividade em formato de confraternização. A ideia era criar um ambiente em que eles se sentissem confortáveis e felizes naquele momento. Após uma árdua luta de visitas, com o apoio das outras divisões, nosso encontro foi um sucesso!
Reprodução/Foto-RN176 Comunidade Imperatriz, Distrito Leopoldina, RM Porto Alegre Norte
A atividade contou com membros, convidados e até os jovens que não estavam participando, totalizando pouco mais de quarenta pessoas, das quais mais da metade era composta por jovens e estudantes. Como resultado de toda essa atuação, em um mês, atingimos 66 jovens no distrito e objetivamos a concretização dos cem!
No decorrer do ano, continuamos a luta, mas não focamos na concretização dos cem jovens. Sabíamos dessa importância, porém, em razão de outras demandas, não demos prioridade.
No dia 18 de novembro último, quando soube do falecimento de Ikeda sensei, fiquei muito triste e, ao mesmo tempo, meu coração foi tomado pelo sentimento de gratidão. Naquele momento, em forma de agradecimento ao Mestre, manifestei a decisão de concretizar os cem jovens no distrito. Conversei com as demais líderes e elas abraçaram essa luta!
Em uma semana, quando estávamos prestes a atingir o objetivo, nós nos sentíamos muito felizes, pois faltavam apenas dez jovens.
Reprodução/Foto-RN176 Comunidade Imperatriz, Distrito Leopoldina, RM Porto Alegre Norte
Decisão renovada, ultrapassaríamos as adversidades e o Distrito Leopoldina concretizaria esse objetivo. Com o apoio das líderes e com o objetivo de conectar todos os jovens ao coração do Mestre, nós nos levantamos e fomos à luta!
Novamente, com muito daimoku e com o espírito de não deixar ninguém para trás, entramos em contato, incentivamos e fomos ao encontro dos companheiros buscando conectá-los à órbita da Soka Gakkai.
Após a atividade da Divisão dos Estudantes, atingimos nosso objetivo, concretizamos a luta dos cem jovens por distrito e eu pude dedicar essa vitória em agradecimento ao meu mestre.
Reprodução/Foto-RN176 Comunidade Imperatriz, Distrito Leopoldina, RM Porto Alegre Norte
Alcançamos a marca dos cem jovens, mas a luta nunca para. Agora, nosso compromisso é concretizar os duzentos jovens no Distrito Leopoldina até o dia 3 de maio de 2024!
Laura Deiques Garcia, responsável pela DFJ da Comunidade Imperatriz, Distrito Leopoldina, RM Porto Alegre Norte
Assista a entrevista que a Laura concedeu para a RDez
***
Ir ao encontro das pessoas
“Um por todos, todos por um.” Assim os integrantes da Sub. Norte Fluminense, no Rio de Janeiro, promoveram um encontro que envolveu os jovens da localidade em visitas, com o apoio da Divisão Sênior e da Divisão Feminina. Para se ter uma ideia, a fim de que os jovens da Sub. recebesse uma visita, foram formados grupos que cobriram as regiões de Campos de Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras, Unamar e Arraial do Cabo. Um grupo, por exemplo, levou cerca de três horas para ir ao encontro dos jovens. Ao final, realizaram uma reunião de encerramento, com total alegria e disposição, rumo à concretização dos cem jovens por distrito.
Fotos: Colaboração local
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO