Orquestra completa 28 anos

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  10/04/2021 09:16

NOTÍCIA/REDAÇÃO

Reprodução/Foto-RN176 Fotos dos integrantes da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI)   BSGI – Editorial Brasil Seikyo – BSGI

Integrantes da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) comemoram aniversário de fundação com reunião de incentivos

Em 21 de março, a OFBHI promoveu a atividade comemorativa dos 28 anos de aniversário de fundação. O encontro virtual, transmitido pelo YouTube, reuniu 373 componentes da orquestra e familiares de todo o Brasil.

Além disso, participaram membros do Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra (NDO) do estado do Pará e das localidades de Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba, Anhanguera e São Paulo.

A data foi mais uma vez celebrada com o intuito de retomar o ponto primordial do grupo, que remete ao encontro com o presidente Ikeda em 28 de fevereiro de 1993, no Centro Cultural Campestre da BSGI. “Mais uma vez, renovamos nosso juramento, revivendo o Hai [‘Sim’] dito ao Mestre, de cumprirmos nossa missão de nos tornarmos a ‘Orquestra Primeira do Mundo’, levando o humanismo Ikeda às pessoas”, enfatizou o coordenador da OFBHI, Fabio Ikeda.

Em suas palavras, também citou um trecho do volume 30 do romance Nova Revolução Humana, no qual o presidente Ikeda descreve o período de sua renúncia à presidência da Soka Gakkai em 1979 — ocasião em que registrou quatro caligrafias: “Grande Montanha”, “Grande Cerejeira”, “Luta Conjunta” e “Justiça”. Com esse exemplo, Fabio Ikeda incentivou os integrantes a se levantar e a vencer os desafios com base nessa postura do Mestre, e determinou que 2021 seja o ano de maior criação de seres humanos valorosos de toda a história da orquestra.

Uma retrospectiva em vídeo retratou os 28 anos de história da OFBHI, e o relato de uma veterana, Débora Campos, trouxe detalhes da época de fundação do grupo.

O orientador artístico da OFBHI, professor Amaral Vieira, encorajou os componentes citando a determinação e a confiança que o presidente Ikeda deposita neles e enalteceu cada um pela chance de apresentar a música humanística, que transforma o coração das pessoas, mesmo em meio aos momentos difíceis que vivemos. Também destacou a importância de manter a seriedade de assumir tal compromisso por todo o futuro.

Já o coordenador da Divisão Sênior da BSGI, Fabio Oda, relembrou o histórico 16 de Março na Soka Gakkai, enfatizando a convicção de Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, de que é possível mudar o destino de uma nação a partir dos jovens. “A época de transformar o destino da humanidade é agora, por meio da revolução humana de cada pessoa, transmitindo o humanismo Ikeda a todos”, citou Oda.

Ao final, catorze apresentações por naipe da OFBHI emocionaram os participantes, selando o encontro do grupo.