Os começos

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 18/01/2020 14:00

O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, certa vez afirmou que o Ano-Novo é conhecido no Oriente como o Dia dos “Três Começos” ­— um novo dia, de um novo mês e de um novo ano—,  por isso, é muito comemorado.

Os começos da vida, tais como mudança de um trabalho ou início de um relacionamento, normalmente são circunstâncias que nos deixam animados. Essa euforia dos primeiros dias às vezes contém uma pitada de ansiedade, mas ainda possui uma boa dose de esperança.

O início do ano, cheio de celebrações e de resoluções, é dessa forma também para os brasileiros. Contudo, agora que entramos na segunda quinzena de janeiro, as coisas em nossa vida já estão diferentes como desejamos na virada do ano? Se nada mudou ainda, será que o espírito de continuarmos a avançar é o mesmo?

Não existe mágica que mude as coisas só porque trocamos a folhinha do calendário. No Budismo de Nichiren Daishonin, aprendemos a importância da força que empreendemos nos “começos”.

Diz-se que Alexandre, o Grande, logo que se tornou rei com pouco mais de 20 anos, lançou-se a suas batalhas e logo conquistou seu intento de unificar a Grécia. A chave para o seu sucesso foi a velocidade com que decidiu avançar desde o início. Além disso, dizem ser dele a afirmação de que o segredo do desenvolvimento está em “não deixar para amanhã aquilo que se pode fazer hoje”.

Assim também foi a edificação da Soka Gakkai Internacional (SGI), que neste mês completa 45 anos de existência. Nosso mestre se dedicou obstinadamente para firmar essa grandiosa organização em prol da paz no mundo. Leia Matéria de Capa sobre essa importante data nas p. 6 a 9.

Convidamos você, leitor, a construir junto com BS o ano de 2020 com o espírito de que hoje também é um começo. Como Ikeda sensei incentiva, “Deveríamos acordar prontos para conquistar o mundo”.1

Ótima leitura!