Os incentivos baseados na empatia movem o coração das pessoas

ROTANEWS176 25/01/2025 09:25                                                                                                                            APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA                                                                                                      Por Daisaku Ikeda                                                                                                                         

Momentos inesquecíveis: volume 25 (parte 2)

 

Reprodução/Foto-RN176 Ilustração de uma reunião de palestra, 1956. Ilustração: Kenichiro Uchida

Hideyoshi Sakata foi uma das pessoas inspiradas por Shin’ichi durante a Campanha de Yamaguchi em 1956. Durante esse período, ouviu de outro membro que Shin’ichi ia para Tokuyama. Então, depois do trabalho, ele se apressou em sua motocicleta rumo o hotel onde estava hospedado, a cerca de 40 quilômetros de distância.

Quando Hideyoshi chegou ao local, estava ocorrendo uma reunião de palestra. Olhando ternamente para ele, Shin’ichi cumprimentou-o acenando com a cabeça. Ele se sentou no fundo da sala para não atrapalhar a atividade. (…)

Uma mulher com deficiên­cia visual levantou a mão para fazer uma pergunta. Ela havia perdido a visão na infância, mas cerca de um mês depois de ter ingressado na Soka Gakkai e começado a praticar o budismo, uma pequena parte de sua visão retornara. Agora, porém, sumira novamente e ela estava de volta ao ponto de partida. Ela indagou se um dia recuperaria sua visão. (…)

Shin’ichi aproximou-se da mulher e fitou o rosto dela. Então, disse com imensa compaixão, como se os sofrimentos dela fossem seus:

— Imagino como deve ser árduo para você. Deve ser difícil de suportar. Ele segurou a mão dela e a conduziu para a frente da sala, diante do Gohonzon.

— Recitemos Nam-myoho-renge-kyo três vezes juntos.

A voz de Shin’ichi ecoou pelo recinto. Era forte e vibrante, como se ele tivesse evocado toda a sua energia vital. Soava de modo claro e retumbante. A mulher orou com ele.

Em seguida, Shin’ichi afirmou seriamente:

— Deposite total fé no Gohonzon e ore com todo o seu ser. Para concretizar suas orações e transformar seu carma, é vital que possua firme convicção na fé. (…) Você é uma bodisatva da terra que nasceu com a missão de se tornar absolutamente feliz e ajudar os outros a serem felizes também. Você é um buda. Assumiu voluntariamente todos esses sofrimentos para que pudesse superá-los e demonstrar a verdadeira grandiosidade do Budismo Nichiren. (…)

Não importando o que aconteça, jamais aceite a derrota. Deve vencer. Vença tornando-se feliz.

Todos sentiram o espírito repleto de compaixão de Shin’ichi. A mulher começou a derramar lágrimas de alegria e o rosto dela, antes triste, iluminou-se tornando-se radiante.

Hideyoshi tinha a impressão de estar testemunhando a essência do incentivo e da orientação. Ponderou: “Orientação é compai­xão; consiste em compartilhar do sofrimento dos outros. É convicção. Essa energia vital comove as pessoas e desperta a coragem interior delas”.

(Capítulo “Brisa Suave”)

 Jovens, estudem para o bem do futuro da humanidade!

Em maio de 1977, Shin’ichi visitou o recém-inaugurado Centro Cultural de Kumamoto. Poucos momentos depois de chegar, participou da cerimônia de inauguração de quatro monumentos feitos de pedra, comemorativos desse evento.

Os monumentos de pedra conti­nham inscrições de frases dos presidentes da Soka Gakkai. Um exibia a expressão “Espírito de levantar-se só”, cunhada por Tsunesaburo Makiguchi; o outro apresentava a descrição da história do Centro Cultural de Kumamoto. (…)

Durante a solenidade, os monumentos foram sendo inaugurados sucessivamente.

— Agora, solicitemos ao líder da Divisão dos Jovens (DJ) da província que leia a inscrição para todos nós! — propôs Shin’ichi subitamente.

Heihachiro Katsuyama, coordenador da Divisão dos Jovens de província, foi pego de surpresa, mas conseguiu dizer “Está bem!”, e aproximou-se do monumento. (…)

A voz de Katsuyama ecoou sonoramente quando ele leu: “Fundação do Centro Cultural de Kumamoto. A fumaça vulcânica subindo do imponente pico de nosso amado Monte Aso…”

Após Katsuyama ter lido cerca de três linhas da inscrição, deparou-se com alguns ideogramas chineses complicados. Ele levou uns dois ou três segundos para se lembrar de como se lia o ideograma chinês correspondente a “tremular”, na frase “a bandeira da Lei Mística tremula”. Depois, interrompeu novamente duas linhas à frente no ideograma chinês representando “torre” e, mais uma vez, nos ideo­gramas referentes a “desejo arden­te”. Ao terminar, o suor escor­ria em sua testa.

Shin’ichi disse a Katsuyama:

— (…) Como o Centro Cultural de Ku­mamo­to é o principal prédio da Soka Gakkai na província, como líder da Divisão dos Jovens, deveria ter lido o trecho antecipadamente e sabê-lo de cor. Embora talvez tenha ficado nervoso por terem lhe pedido de surpresa para proferir uma leitura em público, permanece a questão de que você deveria ter feito esse preparativo e esforço.

O treinamento de Toda sensei aos jovens era muito rigoroso. (…) Sempre que nos encontrávamos, ele me perguntava o que eu estava lendo. Não me atrevia a simplesmente citar algum título que me viesse à cabeça, pois ele me inquiria sobre o conteúdo e me fazia apresentar um resumo. Não havia como enganá-lo.

Mas graças ao treinamento severo, porém compassivo, de Toda sensei, tornei-me a pessoa que sou hoje. Pelo bem do futuro, espero imensamente que os jovens empreendam esforços diligentes para continuar aprendendo por toda a vida, por mais ocupados que estejam.

Todos os membros da Divisão dos Jovens são sucessores da Soka Gakkai e líderes que assumirão a responsabilidade pelo futuro da sociedade. (…) Portanto, Shin’ichi ofereceu essa orientação rigorosa, movido pelo desejo de desenvolver aquele líder, para que se tornasse uma pessoa de primeira categoria, culta e informada.

(Capítulo “Fortaleza de Pessoas Capazes”)

(Traduzido da edição de 11 de novembro de 2020 do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai.)

No topo: Ilustração de uma reunião de palestra, 1956. Ilustração: Kenichiro Uchida.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO