“OVNI” que sobrevoou os EUA era balão da China

ROTANEWS176 E POR OVNIHOJE 03/02/2023 18:47

Os militares dos EUA estão rastreando um suposto balão espião chinês depois que um objeto voador brilhante e não identificado foi avistado nos céus do estado de Montana, disse um alto funcionário da defesa a repórteres na quinta-feira, confirmando um artigo publicado pela NBC News.

Reprodução/Foto-RN176 Balão espião, supostamente da China, foi fotografado enquanto sobrevoava o estado de Montana, nos EUA.

O vídeo publicado por uma afiliada da NBC em Billings, Montana, mostra um objeto brilhante e não identificado no céu, que fez com que os voos fossem desviados do aeroporto local na quarta-feira.

Um alto funcionário da defesa dos EUA, falando a repórteres na quinta-feira, disse que os EUA consideraram derrubar o balão na quarta-feira, mas decidiram que não valia a pena o risco potencial de destroços caindo sobre pessoas e propriedades abaixo.

Um funcionário disse:

“Claramente, a intenção do balão é a primeira vigilância e, portanto, a atual rota de voo o leva a vários locais sensíveis.”

No entanto, os EUA avaliaram que “não cria valor agregado significativo além do que a [República Popular da China] provavelmente é capaz de coletar por meio de coisas como satélites em órbita baixa da Terra. Mas, com muita cautela, temos tomado medidas adicionais de mitigação“.

O funcionário disse que havia alta confiança de que o balão era chinês, mas não detalhou como essa avaliação foi feita, dizendo apenas que foi “compartilhada em nossa inteligência e comunidade analítica“.

De acordo com a NBC, acredita-se que tenha voado de uma cadeia de ilhas vulcânicas na costa da Rússia e do Alasca, seguindo para Montana na quarta-feira.

O funcionário disse:

“Não é a primeira vez que um balão desta natureza cruza o território continental dos Estados Unidos. Aconteceu várias outras vezes nos últimos anos, antes desta administração. Parece durar um período de tempo mais longo desta vez, mais persistente do que em instâncias anteriores, então esse seria um fator distintivo.”

Existem vários alvos de vigilância em potencial na área onde o balão foi localizado, incluindo a Base da Força Aérea de Malmstrom, em Montana, que é apenas uma das três bases desse tipo nos EUA, lar dos mísseis balísticos intercontinentais Minuteman III, uma arma nuclear estratégica. O Centro de Alerta de Mísseis do Comando Espacial dos EUA também está localizado no vizinho Colorado.

Depois que o balão foi localizado, os militares dos EUA responderam enviando F-22 Raptors e outras aeronaves perto de Billings, fazendo com que o aeroporto civil fosse fechado por algum tempo.

O funcionário ainda disse:

“Mas mesmo com essas medidas de proteção tomadas, nossos comandantes militares julgaram que não reduzíamos o risco o suficiente, então não atiramos.”

O funcionário disse que os EUA entraram em contato com o governo chinês por meio da embaixada da China em Washington DC e da embaixada dos EUA em Pequim, mas não descreveu a mensagem que foi transmitida.

O funcionário informou na quinta-feira:

“Deixamos claro que faremos o que for necessário para proteger nosso povo e nossa pátria.”

Ele acrescentou que, se a avaliação de risco dos EUA mudar, “teremos opções para lidar com esse balão”.

Balões estratosféricos são capazes de tirar fotografias de alta resolução e potencialmente interceptar comunicações eletrônicas por uma fração do custo de lançamento de um satélite. No verão passado, o site Politico informou que os próprios EUA estavam desenvolvendo planos para implantar seus próprios balões de grande altitude para, entre outras coisas, rastrear a implantação de mísseis hipersônicos na China e na Rússia.