ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/11/2022 10:08 ESPECIAL REDAÇÃO
Rumo aos dez anos do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu
Reprodução/Foto-RN176 Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu (Daiseido), localizado no bairro de Shinanomachi, Tóquio, Japão ao nascer do sol – Foto: Seikyo Press
O dia 18 de novembro possui grandes e profundos significados. Nesta data, em 1930, Tsunesaburo Makiguchi e seu discípulo Josei Toda publicaram o primeiro volume do livro Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor]. O livro marca a fundação da Soka Gakkai. Também no dia 18 de novembro, em 1944, Makiguchi sensei faleceu na prisão defendendo o Budismo de Nichiren Daishonin.
E qual sua lembrança de 18 de novembro de 2013? Talvez você se recorde da concretização de um sonho ou da alegria de participar de uma atividade comemorativa. Naquele dia, recebíamos com gratidão e renovada determinação a inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen‑rufu (Daiseido), localizado no bairro de Shinanomachi, Tóquio, Japão. Portanto, em 2023 comemoraremos seus dez anos de existência.
O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, nos incentivou:
Enfim, o tão aguardado magnífico palácio do kosen-rufu mundial — a nova sede central da Soka Gakkai — será concluído no dia 18 de novembro deste ano [2013]. Sua inauguração representa a nova partida Soka, seu grandioso zarpar como religião mundial que corresponde aos anseios da humanidade.1
E ele também nos direciona da seguinte forma:
Quando se vive em prol deste juramento [seigan], a coragem do buda, a sabedoria do buda e a compaixão do buda se manifestam de forma ilimitada. Quando se vive em prol deste juramento, transforma-se não somente quaisquer dificuldades e sofrimentos como veneno em remédio, e também o carma em missão. Eis o mais supremo espírito Soka, a verdadeira e invencível legião Soka.2
O que representa o Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu
Podemos ressaltar três pontos: em primeiro lugar, a união férrea em torno da Lei Mística, representada pelo Joju Gohonzon (Gohonzon de Consagração Permanente da Soka Gakkai), consagrado em seu interior, firmando a atuação da SGI tendo como ponto central a prática da fé ao Gohonzon. Também representa nossa missão de concretizar a ampla propagação do Budismo de Nichiren Daishonin.
Segundo, esse local é um palácio que retrata a essência do budismo — a unicidade de mestre e discípulo. Ali está registrada para sempre a prova real da luta vitoriosa em prol das pessoas realizada pelos Três Mestres Soka.
Terceiro, o auditório simboliza a união sólida dos membros da SGI em torno do sonho do kosen-rufu.
Renovar a decisão
Em 5 de novembro de 2013, Ikeda sensei, numa cerimônia com outros líderes, consagrou o Joju Gohonzon inscrito para a Soka Gakkai em 1951. Foi a esse Gohonzon que ele orou por décadas para proteger cada membro e para expandir a SGI. Nos dias seguintes, 8 e 9, ocorreu a inauguração em duas solenes atividades.
Zarpando rumo a 2013, em comemoração dos dez anos do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, façamos nossa decisão de viver pela concretização do juramento seigan e pela felicidade de toda a humanidade.
Conheça mais
Na entrada do auditório, encontra-se o Monumento do Juramento Seigan pelo Kosen-rufu, e nele é possível visualizar uma caligrafia gravada em placa com a palavra “Kosen-rufu” e uma inscrição do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda.
No “Gohonzon de Consagração Permanente da Soka Gakkai”, inscrito em 1951, que se encontra no Daiseido, está escrito à esquerda do objeto de devoção: “Grande Desejo pela Concretização do Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da Grande Lei”; e, à direita: “Inscrito Eternamente para a Soka Gakkai”. Foi consagrado no dia 5 de novembro de 2013 pelo próprio presidente Ikeda.
A capacidade do auditório é de 1.400 pessoas.
No teto, há o desenho de uma fênix, representando o zarpar do Budismo Nichiren como religião mundial.
Noventa e dois países e territórios, além de 47 províncias de todo o Japão, são representados por pedras depositadas na base do oratório.
Um pedra vinda do Brasil reveste o piso da parte térrea.
Os oito pilares frontais representam os oito ideogramas deixados para os seres humanos desta era por Shakyamuni e simbolizam o espírito Soka de prezar cada membro da Soka Gakkai como se fosse o Buda, conforme o espírito do Sutra do Lótus de “demonstrar respeito ao devoto do Sutra do Lótus tal como faria ao Buda”.3
O edifício de sete andares foi construído numa base de 22 metros de profundidade para ser seguro em caso de terremoto.
Cento e vinte mil trabalhadores foram envolvidos na construção, que durou dois anos.
Aproximadamente 4.500 brasileiros já visitaram o Daiseido (até outubro de 2018).
Existe tradução simultânea para diversos idiomas da atividade do Gongyo de Juramento, que tem a participação dos visitantes; não é necessário falar japonês para participar.
Fontes: Brasil Seikyo, ed. 2.204, 23 nov. 2013, p. C3. / Idem, ed. 2.444, 17 nov. 2018, p. C3. / Idem, ed. 2.193, 31 ago. 2013, p. B2.
Notas: 1. Brasil Seikyo, ed. 2.177, 27 abr. 2013, p. A3. / 2. Idem, ed. 2.203, 16 nov. 2013, p. A1. / 3. The Record of the Orally Transmitted Teachings [Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 781.
Foto: Seikyo Press
No topo: Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu ao nascer do sol