ROTANEWS176 E POR FF 04/09/2022 11h20
Embora esta atitude possa ser considerada uma ferramenta de limpeza dental tradicional, seu uso é totalmente desaconselhado
Reprodução/Foto-RN176 Os palitos de dente não são projetados para limpar a placa entre os dentes e, portanto, seu uso pode machucar a gengiva e arranhar os dentes Foto: Pexels
É comum, sobretudo quando comemos em um restaurante e não temos acesso ao fio dental, recorrer emergencialmente ao palito de dente para remover aquele resto de comida que ficou aparente no sorriso. Mas, embora esta atitude possa ser considerada uma ferramenta de limpeza dental tradicional, seu uso é totalmente desaconselhado por especialistas.
Isso porque os palitos de dente não são projetados para limpar a placa entre os dentes e, portanto, seu uso pode machucar a gengiva e arranhar os dentes. Caso eles quebrem durante o uso, podem causar inflamação e infecção.Outro fator desfavorável é que, quando o palito rompe, a pessoa pode acabar engolindo algum pedaço de madeira, o que pode gerar repercussões negativas na saúde.
Vale lembrar que o palito de dente não é substituto do fio dental, ao contrário, ele pode prejudicar muito mais do que ajudar na hora da higiene oral. É comum que as pessoas enfiem o palito entre os dentes, fazendo um tipo de alavanca. Isso acaba comprimindo a papila gengival, o que predispõe a retração óssea e da gengiva, além da possibilidade de criar mobilidade nos dentes.
Os especialistas recomendam substituir o uso de palitos de dente pelo fio dental ou por uma escova interproximal. Manter esses dispositivos de higiene bucal na bolsa ao ir para restaurantes é uma alternativa para evitar o uso de palitos de dente.
Caso seja realmente necessário, o uso do palito de dente deve ser delicado, ele deve passar suavemente sobre os tecidos da boca, removendo resíduos superficiais já que não é a função dele limpar entre os dentes.
Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.