ROTANEWS176 E IG 17/11/2016 14:16
Museu abriga tipos de pênis de 93 espécies animais do mundo todo; exposição ainda conta com seção dedicada a órgãos de seres mitológicos
Reprodução/Foto-RN176 Inaugurado em 2011, o Icelandic Phallogical Museum, que abriga 282 tipos do órgão masculino de 93 espécies Icelandic Phallological Museum/ Divulgação
A cidade islandesa de Reykjavik vem atraindo curiosos por ser lar do maior Museu do Pênis do mundo, o “Icelandic Phallogical Museum”. Inaugurado em 2011, o local, que abriga 282 tipos do órgão masculino de 93 espécies diferentes de animais do mundo todo, tem alavancado o turismo do vilarejo de 120 mil habitantes.
“Alguém tinha que construí-lo um dia”, explica o professor e historiador Sigurdur Hjartarson, fundador do museu ao site “The Mirror”. Os visitantes que têm a oportunidade de visitar a exposição podem se deparar desde um enorme pênis de dois metros, de uma baleia, até um minúsculo órgão, de um hamster.
Além disso, os curiosos podem descobrir como é o pênis dos mais variados tipos de animais: dos ursos polares, dos golfinhos, dos peixes e dos elefantes, que são exibidos eretos na parede do local.
Os visitantes ainda têm acesso a uma seção dedicada à exposição dos pênis de seres mitológicos, como duendes e sereios, segundo explicou o curador do museu.
ReproduçãoFoto-RN176 Dono do museu, Hjartarson, é fanático pelo órgão masculino desde 1974 quando, então, passou a colecioná-los Icelandic Phallological Museum/ Divulgação
Colecionador de Pênis
Hjartarson é fanático pelo órgão masculino desde 1974, quando, então, passou a colecioná-los.
“Quando era criança, tinha um professor que trabalhava em um aquário. Um dia, ele me trouxe o pênis de uma baleia e aquilo me deixou curioso para descobrir como seriam os órgãos de outras espécies”, conta.
Curiosos
Quando foi inaugurado, em 2011, o local recebeu 12 mil visitantes. Mas esse número passou a aumentar com o crescimento de espécies em exibição que instigou a curiosidade de turistas ao redor do globo.
Ironicamente, a única réplica de pênis que faltava era a de um ser humano. Mas o problema foi resolvido quando um amigo de Hjartarson declarou, antes de morrer, aos 95 anos, que gostaria que seu órgão íntimo fosse doado ao museu.
“O assunto é tabu, mas estamos crescendo. Quando você diz ‘pênis’, isso atrai as pessoas”, afirma Hjortur Sigurdsson, filho de Hjartson, que ajuda na administração do local.
Reprodução/Foto-RN176 Museu conta com uma loja especial de lembrancinhas que vendem desde camisinhas personalizadas a miniatura de pênis Icelandic Phallological Museum/Divulgação
Lembrancinhas
Como qualquer outro museu, o Phallogical Museum conta com uma loja especial de lembrancinhas que vendem desde camisinhas personalizadas a camisetas e miniaturas de pênis.