ROTANEWS176 E POR FLAP INTERNACIONAL 15/07/2023 13:25
Reprodução/Foto-RN176 Foto: U.S. Air Force
O último aeroporto que conhecemos juntos aqui na Flap International foi o da ilha de Christmas, na Austrália. De lá, nós vamos voar para o meio do Oceano Índico, onde está localizado um aeroporto que esconde os seus segredos, teorias sobre o voo MH370 e é bastante isolado: o de Diego Garcia.
Ilha de Diego Garcia
Com uma área de 30 km², a ilha britânica de Diego Garcia é a maior do arquipélago de Chagos, situado no Índico. Descoberta por portugueses no início do século 16, acredita-se que seu nome homenageie um capitão presente nos primeiros navios que exploraram a região.
De 1814 até 1962 as Ilhas Chagos foram administradas pelas Ilhas Maurício e, em 1965, o governo britânico decidiu comprar o arquipélago. A região passou a se chamar Território Britânico do Oceano Índico. Mais tarde o local viria a ser motivo de disputa territorial entre o Reino Unido e Maurício. Durante o século 19, as ilhas foram extensamente utilizadas para plantações, produzindo copra e óleos de coco.
Reprodução/Foto-RN176 Via Wikimedia Commons
A ilha de Diego Garcia está localizada nas coordenadas 7°18′48″S 72°24′40″E, a mais 3.500 km a leste da costa da Tanzânia, quase a 1.800 km da “ponta” da Índia ou a mais 4.700 km da Austrália.
Cercada por águas claras e praias paradisíacas, Diego Garcia tem clima tropical e possui hoje pouco mais de 4 mil habitantes, a maioria deles militares.
Ao contrário dos militares que vivem na base de Guam, os de Diego Garcia não podem receber visitas de suas esposas e familiares. Além das instalações das forças armadas, existe também um pequeno centro comercial com mercado, restaurantes, teatro e outras facilidades. Uma estrada, chamada de National Highway, conecta este centro até a reserva natural Barton Point, circulando praticamente a ilha por inteiro.
Reprodução/Foto-RN176 Localização da Ilha no mapa mundi continentes
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Base Aérea de Diego Garcia (NKW / FJDG)
Assim como na Ilha de Ascensão, o Aeroporto de Diego Garcia é uma Base Aérea Militar utilizada pelos britânicos e também pelos norte-americanos. Uma diferença entre as duas ilhas é que, enquanto Ascensão recebe voos comerciais e cargueiros além do movimento militar, a movimentação predominante no aeroporto de Diego Garcia é de aeronaves militares.
A Royal Air Force se instalou por ali no ano de 1942, inicialmente com uma base para aviões anfíbios ou hidroaviões. As aeronaves Catalina e Sunderland eram visitantes frequentes na ilha, principalmente no período da Segunda Guerra Mundial. No início da década de 60, o Reino Unido começou a se desfazer de suas bases militares pelo Oceano Índico, incluindo Diego Garcia.
Em 1971, durante a Guerra Fria, os britânicos alugaram o local para os norte-americanos e as Forças Armadas dos Estados Unidos se instalaram por lá, construindo o aeroporto e estações de comunicação. Diego Garcia era vista como uma localidade bastante estratégica pelos EUA. Os poucos nativos que habitavam a ilha foram forçados a deixá-la e mudaram-se para locais como Peros Bahnos, Maurícios ou Seychelles. Naquele ano, as plantações na ilha também deixaram de existir. A situação foi bastante polêmica na época.
Reprodução/Foto-RN176 B-2 pousando em Diego Garcia. Foto: US Air Force
Nos anos 80, os estadunidenses investiram mais de 400 milhões de dólares para reformas em suas facilidades da ilha de Diego Garcia, incluindo o aeroporto. A pista foi expandida para os atuais 3.700 metros, o pátio foi aumentado para comportar aeronaves maiores, um terminal e hangares também foram construídos. O porto passou por ampliações para garantir espaço e estrutura para navios de maior porte e uma grande área de armazenamento de combustível foi construída próxima do aeroporto e do porto.
O aeroporto de Diego Garcia foi bastante utilizado pela Força Aérea Norte-Americana durante a primeira Guerra do Golfo, em 1991. Dez anos mais tarde, diversos B-52s ocuparam a ilha para realizar operações para o Afeganistão e em 2003 o local serviu como base para as operações para o Iraque.
O aeroporto também já foi designado pela NASA como local para pouso de emergência de missões espaciais. Existem fotos na ilha de Boeing 747, B-2, KC-135, C-130, KC-10, C-5 Galaxy, C-17, além de outras aeronaves. Em 2021, as forças armadas norte-americanas voltaram a utilizar o B-1B Lancer em Diego Garcia, após 15 anos.
Mesmo com uma frequência mínima, aviões comerciais já pousaram em Diego Garcia. A operação mais recente que se tem relatos é a de um Airbus A330-300 da Philippine Airlines (PAL) que realizou um voo de repatriação entre a isolada ilha e Subic, nas Filipinas. A ATI – Air Transport International já fez diversas aparições em Diego Garcia com seus Boeing 757.
Por ter um acesso bastante restrito e poucas informações sobre o que acontece por lá, o local esconde mistérios e segredos, incluindo em relação a teorias relacionadas com desaparecimento do voo MH17 da Malaysia Airlines, em 2014.
Voo MH370 e Diego Garcia
O voo 370 da companhia aérea Malaysia Airlines decolou no dia 08 de março de 2014 do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, com destino a Pequim, na China. Enquanto sobrevoava o Golfo da Tailândia, o Boeing 777-200 de matrícula 9M-MRO desapareceu dos radares. Buscas pela aeronave foram iniciadas de imediato, mas nada foi encontrado. O Boeing e seus 239 ocupantes seguem desaparecidos até hoje.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: Steve Swayne via Wikimedia
Um radar militar detectou que o avião poderia ter dado meia volta para a Malásia e, em seguida, desviado em direção ao Oceano Índico, onde sumiu. A partir daí, hipóteses e estudos foram feitos para tentar descobrir o paradeiro do voo 370.
Uma das teorias é de que a aeronave teria voado secretamente até Diego Garcia e ao pousar lá, foi escondido ou desmontado. Os rumores sobre esta constatação aumentaram após diversos canais de mídia reportarem que o piloto responsável pelo voo MH370 havia treinado em seu simulador de voo pousos em algumas ilhas e aeroportos do Oceano Índico, incluindo Diego Garcia. Outra questão que fomentava essa teoria é de que parentes dos passageiros tentaram entrar em contato com seus familiares pelo celular e disseram que conseguiram ouvir o sinal de chamada.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: US Air Force
Recentemente, oito anos depois do desaparecimento, essa hipótese voltou a ganhar força através das redes sociais, após a publicação de uma barbearia situada na ilha. Na foto, um homem aparece tendo o seu cabelo cortado e especulações foram levantadas dizendo que ele, na verdade, seria Andrew Nari, o comissário líder do voo MH370. A filha de Nari, Maira Elizabeth, desmentiu o boato e disse que o homem da foto não era o seu pai. Quase que de imediato, outras pessoas que apareceram em fotos publicadas por um canal de Diego Garcia começaram a ser comparadas com os ocupantes do voo da Malaysia e vídeos foram viralizados nas redes sociais.
Essa não é a única teoria que envolve Diego Garcia com o MH370. Outra especulação é de que o Boeing foi abatido pelos militares ao ingressar no espaço aéreo da região e a questão teria sido “arquivada! para não gerar problemas políticos.
Várias outras teorias e conspirações rodeiam o caso, que ainda segue sem uma solução definida. Alguns possíveis destroços do Boeing foram encontrados em Madagascar, na Ilha da Reunião, na costa da África do Sul e também em Moçambique.
Uma ilha de segredos e mistérios que não estão em nosso alcance de descobrir-los, mas com base nas informações publicamente acessíveis, foi possível conhecer um pouco mais deste aeroporto tão isolado em nosso planeta.