#partiu2021

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 05/12/2020 02:20

CADERNO DAS DIVISÕES

A rede de humanismo se expande e lança os próximos passos para novo ano

Juntos Somos 100 mil

100 mil jovens, a conexão simultânea

Era quinta-feira, 12 de novembro, e as redes sociais ficaram agitadas com os jovens do Brasil. Eles iam à loucura, conferindo, minuto a minuto, o contador da rede do humanismo Soka, pois tinham como meta atingir a marca de 100 mil jovens até o dia 18 de novembro.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI

O motivo da euforia foi porque, no dia anterior (11), o contador registrou 95 mil jovens cadastrados na Rede da Geração 2030, e todos acalentavam o desejo de bradar a vitória antes do prazo estabelecido.

SEIGAN GENERATION ENTRA NA CONVERSA

Você que está chegando agora e não está entendendo nada. Não tem problema, nós lhe explicamos!

100 mil sementes, a conexão da esperança

A Divisão dos Jovens (DJ) direcionou no plano de 2020, “Ano do Avanço e dos Valores Humanos”, o objetivo de expandir o humanismo Soka para 100 mil jovens.

Várias localidades começaram a pôr em prática formas de atingir o objetivo lançado. E surgiram encontros do Seigan Generation ainda mais criativos, que visavam atrair a todos, não deixando ninguém de fora. O desejo é que essas pessoas fossem envolvidas e cativadas pela rede de solidariedade que conecta vidas.

Na mesma proporção, surgiu uma circunstância global que impediria as atividades presenciais nas sedes regionais, nos centros culturais e nas residências: a pandemia da Covid-19. Nesse momento, houve uma grande reflexão do quão grandiosa seria a campanha que promoveria a onda dos 100 mil jovens.

De forma repaginada, jovens e veteranos abraçaram o compromisso de plantar a esperança no coração de cada pessoa que residia nesse solo chamado Brasil, com ações locais por meio do histórico “movimento 1, 2, 3” e da Agenda 20-30.

100 mil encontros, a conexão da união.

Com o espírito de não deixar ninguém para trás, Ikeda sensei em sua Proposta de Paz 2020, intitulada Rumo ao Futuro Compartilhado: Construindo uma Era de Solidariedade Humana,1 citou a vida de Makiguchi sensei para ilustrar a necessidade de atuar positivamente não só para si, mas para os demais.

Portanto, é vital, agora e para o futuro da sociedade humana, atuar de forma consciente na vida compartilhada. E mais: trabalhar em prol de uma sociedade que se baseie na abordagem de “esforçar-se para proteger não só a própria vida, mas também a vida dos outros”.2 Esse é o coração da declaração de Makiguchi.

Jovens de norte a sul do país, por meio de encontros virtuais, atuaram com espírito incansável e dialogaram sobre a importância da vida e dar esperança para jovens e adultos de todas as idades.

O sentimento de cumprir o objetivo proposto até o dia 18 de novembro e de corresponder ao anseio de Ikeda sensei de tornar as pessoas felizes fez com que os companheiros se levantassem para não permitir que amigos e familiares sofressem. E, mediante esforços individuais, a concretização de 100 mil jovens foi consolidada no final do dia 12, e no dia 18 de novembro já contava com mais de 109 mil jovens cadastrados na rede.

100 mil causas, a conexão em 2021

Para 2021, “Ano da Esperança e da Vitória”, os jovens esperam estreitar os laços de amizade com todos aqueles que fazem parte da Rede da Geração 2030. Esse período também marca o primeiro ano de uma década até 2030, o 100º aniversário da Soka Gakkai, na qual a Divisão dos Jovens tem como objetivos: consolidar 200 mil integrantes da Divisão dos Jovens da BSGI e alcançar os objetivos da Agenda 20-30.

No entanto, para isso, será preciso que cada um se esforce no âmbito pessoal conforme a orientação do sensei: “A grandiosa revolução humana de uma única pessoa, um dia, impulsionará a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade”, que consta no prólogo de seu romance Revolução Humana.

100 mil corajosos e unidos na conexão da vitória

O lema que permeará a atuação da DJ em 2021 será “Com coragem e união, sejam os precursores dos jovens do mundo ao lado dos bons amigos”.

Com o sentimento de escrever uma história de vitórias sem arrependimentos, vivamos dia após dia desbravando novos desafios.

Vamos incentivar todos a continuar registrando e mantendo contato com aqueles já cadastrados na Rede da Geração 2030.

A história de contínuas vitórias dos jovens e do Brasil se inicia neste momento, com causas positivas no local em que se encontram.

Vem com a gente nesse movimento. #ninguemficaparatras #seigangeneration #juntossomos100mil #juntossomosmaisfortes

Diretrizes individuais para a vitória pessoal

(baseadas na mensagem do presidente Ikeda, enviada para os encontros comemorativos da DJ de julho de 2020)

Daimoku seigan — Basear-se no ‘vigoroso e vibrante daimoku do rugido do leão’, e ser absolutamente vitorioso!

Tornar-me protagonista na reunião de palestra, erguendo a “floresta de ‘valores humanos’ emergidos da terra a contribuir para o bem das pessoas comuns e da sociedade”.

Participar com protagonismo no movimento Seigan Generation da organização de base, criando a “brilhante aliança da juventude vitoriosa”.

Aprofundar o estudo da mais “elevada filosofia budista do mundo”, pondo-o em prática e participando do curso de budismo.

Concretizar meu shakubuku, expandindo a “rede de solidariedade do rissho ankoku”.

Notas:

  1. Terceira Civilização, ed. 621,maio 2020.
  2. Cf. (tradução de) MAKIGUCHI, Tsunesaburo. Makiguchi Tsunesaburo Zenshu [Obras Completas de Tsunesaburo Makiguchi], v. 2, p. 399.