Paz mundial em miniatura

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  28/08/2021 07:35

EDITORIAL

Um pai e seus dois filhos possuíam um negócio familiar no ramo da engenharia civil. Ele ocupava um posto no Ministério de Construção e Reparos do governo e a empreiteira da família trabalhava em importantes obras públicas.

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Era o século 13, e o governo impunha sua prática religiosa para toda a sociedade. O pai, preocupado em saber que o sustento da família dependia do seu sucesso profissional, praticava a religião imposta. Porém, seus filhos eram seguidores de Nichiren Daishonin.

Por essa razão, no local de trabalho, as pessoas começaram a caluniar os membros da família, o que fez com que perdessem um importante projeto. O pai tentou desencorajar a prática dos filhos, mesmo que isso significasse colocar um contra o outro. Então, ele deserdou o mais velho por duas vezes. Na época, isso não significava apenas perder a riqueza, mas qualquer consideração social e passar a inexistir no contexto familiar. Ele imaginava que, fazendo isso, o mais novo teria a ambição de herdar os bens e o prestígio do irmão, e assim abandonaria sua fé.

A divergência sobre a religião causou grande desarmonia entre o pai, Yasumitsu, e seus filhos por mais de vinte anos. As cartas de Nichiren Daishonin aos irmãos Munenaka e Munenaga e a suas esposas são fonte de incentivos para a harmonia das famílias até hoje. Vinte e dois anos depois, o pai se converteu ao Budismo Nichiren.

Ikeda sensei, ao explanar uma das cartas enviadas aos irmãos, nos apresenta uma profunda visão sobre edificar a harmonia familiar a partir de si:

Como praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin, devemos cuidar dos nossos integrantes da família e estimá-los. É importante que realizemos nossa revolução humana e nos desenvolvamos de modo que possamos nos tornar fonte de luz transmitindo o brilho da esperança a todos.1

A família é o nosso primeiro núcleo social. A família, a qual nosso mestre se refere como “miniatura da paz mundial”, é a base da sociedade. Por isso, Brasil Seikyo traz especial sobre o convívio familiar.

Desfrute as próximas páginas com a convicção de que: “O caminho direto para a construção da harmonia familiar é cada qual se transformar num radiante sol dentro da família”.2

Boa leitura!

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.352, 31 dez. 2016.
  2. Ibidem.