ROTANEWS176 13/09/2024 12:45 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Do Maranhão, integrantes do Distrito Rosário envolvem-se no fluxo constante de jovens valores.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria
O município de Rosário, no Maranhão, começou como um pequeno povoado, outrora, Itapecuru-Grande. Foi oficializado em 1620, com a construção do Forte do Calvário, à margem esquerda do rio Itapecuru. A bacia desse rio ocupa 16% do território maranhense e abastece 60% da população da capital, São Luís, além de outras cidades do estado.
Assim como o rio Itapecuru, que avança com força em sua missão, encontramos ali o Distrito Rosário, organização de base da BSGI sediada nesse município, mas com atuação expandida para dezenove cidades, algumas bem distantes.
No coração de todos os integrantes do distrito está gravada uma das preciosas orientações de Ikeda sensei, na qual ele enfatiza: “Criar jovens na prática como humanistas de grande valor e que lutam pela paz da sociedade e do mundo de forma contínua e consistente como um caudaloso rio é a real missão da Soka Gakkai.1
Reprodução/Foto-RN176 Nascente de um glorioso futuro
É convertendo essas palavras do eterno mestre em ação que surgem os resultados desse fluxo contínuo protagonizado pelos participantes do Distrito Rosário, núcleo formado praticamente no período de pandemia, conforme relatam as lideranças. “Dominando com esforço as ferramentas tecnológicas para os encontros virtuais, fomos ao encontro das pessoas que estavam sofrendo isoladas, desesperançosas, diante de tantos sofrimentos”, comenta a responsável pela Divisão Feminina (DF) do distrito, Maria Silene Sousa Ferreira. Ela ressalta que todos vêm se unindo para chegar a locais cada vez mais distantes, com visitas e apoio às reuniões dos blocos e das comunidades. “Com o coração repleto de alegria, esperança e gratidão”, declara, emocionada, Maria Silene, em nome de seus pares na liderança do distrito e referindo-se à união conquistada com a RM Maranhão cujos líderes estão sempre oferecendo apoio para essa nobre empreitada. Nesse reforço ao amplo campo de luta que se apresenta, Silene não perde o foco, e relembra um trecho de um livro de Ikeda sensei: “A vida é limitada pelo tempo. Se vamos viver, que seja de tal forma que possamos proporcionar coragem e esperança aos nossos jovens sucessores”.2
Vejamos alguns bastidores.
Notas:
- 1. Brasil Seikyo, ed. 2.167, 9 fev. 2013, p. B2.
- 2. IKEDA, Daisaku. 365 Dias — Frases para Mulheres. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 112, 2019
Reprodução/Foto-RN176 Jovens em fluxo constante
Não foi possível comportar todos na foto, mas, no total, foram 63 participantes no encontro do Bloco Loreto, da Comunidade Imperatriz, em agosto último. Na grande maioria, são crianças e adolescentes. Loreto está distante 648 quilômetros da cidade sede do distrito, Rosário. “Tudo é semente que plantamos, e estamos muito felizes com a presença, cada vez maior, desses meninos e meninas”, revela a responsável pela DF do bloco, Ana Amélia da Costa, que, junto com o marido, Antônio Francisco de Moraes, cede a casa para os encontros. Eles combinam em palavras simples o segredo desses vibrantes resultados que se acumulam nos últimos meses. “Carinho, falar com o coração”, reforça Ana Amélia, que conta com o apoio da responsável pela DF da comunidade, Vera Lúcia Gomes de Oliveira, da cidade vizinha de Balsas. Professora, Vera apoia promovendo várias dinâmicas. “As crianças adoram participar, e saem felizes. Estamos construindo um futuro diferente para nossa cidade”, ressalta Ana Amélia.
Layna Karoline Ferreira de Araújo não se esquece do dia em que esteve na Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, em maio último, em São Paulo, representando o distrito. Líder das jovens da Comunidade Rio Itapecuru, ela comenta que, com a marca de 124 jovens conectados, todos estão se movimentando. “Temos a Liga Monarca como estímulo, e vamos intensificar a concretização de shakubuku, promovendo atividades mais lúdicas e dinâmicas. Voltei motivada”, frisa a jovem.
Reprodução/Foto-RN176 Aqui tremula a bandeira Soka
Encontros revitalizadores
Nilson Saccol Botega, líder do distrito, destaca o fato de terem famílias em todo o interior do Maranhão: “E com muita união e sabedoria, venceremos na expansão e nas visitas para que todas comprovem este maravilhoso budismo na vida diária. Com a Liga Monarca, avançaremos a cada mês, com mais uma família vencedora em todos os quesitos”.
O Distrito Rosário possui três comunidades e nove blocos, representando, em sua maioria, as cidades onde estão localizados. São elas: Alcântara, Arari, Balsas, Bequimão, Caxias, Chapadinha, Humberto de Campos, Itapecuru Mirim, Imperatriz, Jatobá, Loreto, Miranda do Norte, Morros, Presidente Dutra, Rosário, Santa Helena, São Benedito do Rio Preto, Timbiras, Viana.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO