ROTANEWS176 E BRASIL ECONÔMICO 07/04/2017 15:12
Missão e visão dos valores bem definidos são essenciais na hora de construir a ideia da marca, que deve alinhar estratégia e posicionamento da empresa
Está pensando em empreender? Antes de sair das ideias e partir para a ação é necessário que se pense em uma marca. É ela quem vai dar a cara para o seu negócio e ser praticamente o DNA do seu negócio.
Reprodução/Foto-RN Khakimullin Aleksandr/ shutter Uma boa definição da marca pode ajudar nos resultados financeiros da empresa
Estratégia
O desenvolvimento de uma marca deve partir da estratégia da empresa. Missão e visão dos valores bem definidos são essenciais na construção que deve se alinhar com estratégia e posicionamento, segundo opinou o presidente da Coperfarma, Carlos Maran.
Mudança
Se você já tem uma identidade e está pensando em apenas mudá-la, é muito importante que os gestores da rede se comprometam com essa transformação. Sem a confiança deles, diz Maran, não será possível que os demais participantes “comprem” essa ideia e tenham bons resultados.
Arte
A criação do logo tem que passar uma comunicação adequada e objetiva. Além disso, a arte também deve ser atraente e original.
Identidade
A identidade verbal deve ir de encontro com a visual, para não causar uma incoerência. É muito importante que na marca também esteja especificado a utilização de todos os materiais da rede em questão.
Início
O início da utilização da nova identidade também deve ser planejado minuciosamente. “Não basta ter todo um trabalho e simplesmente mudar, deve-se pensar em como e onde vai iniciar a divulgação, o público e o alcance”, afirma o presidente da Coperfarma.
Manual
Cuidados e limites da utilização de uso devem estar especificados em um manual, que deve conter tanto versão impressa quanto digital. No ambiente, também é preciso comunicar essa nova fase, com decoração e arquitetura adequadas.
Manutenção
É muito importante que o empreendedor não abra mão de uma revisão de sua marca, especificando como se dará a manutenção da mesma. De acordo com Maran, a gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, isso valoriza não só a imagem da mesma, mas também a consistência e a continuidade do uso dela.