ROTANEWS176 E POR PUREPEOPLE 24/05/2023 19h33
O perfume íntimo virou assunto depois que Anitta lançou sua versão: a ginecologista Viviane Monteiro conta a seguir se o produto é seguro para a saúde feminina e como deve ser usado no dia a dia.
Reprodução/Foto-RN176 Perfume íntimo: como usar? Ginecologista conta se produto de beleza faz mal e pontua riscos. Entenda!. Foto: Shutterstock / Purepeople
Os perfumes são uma paixão nacional: tem fragrância para quem ama notas mais doces e até para quem quer se inspirar no universo dos famosos. Mas e quanto ao uso de perfumes ou desodorantes na região íntima feminina? Como e onde ele deve ser aplicado?
Para responder essas e outras dúvidas, o Purepeople conversou com a ginecologista Dra. Viviane Monteiro, Membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ) e mestre em Ciência Médicas pela Universidade Fluminense (UFF).
“Esse é um assunto polêmico, vagina tem cheiro de vagina, esse é o primeiro ponto. Esses produtos não podem ser utilizados para abolir ou mascarar o odor natural. E ele não pode mascarar um odor que pode sinalizar alguma situação de algo de errado: alguma infecção ou outra situação que o cheiro seria um sinal para te chamar atenção e assim procurar um médico e ter o diagnóstico”, explica a especialista.
Leia mais assunto relacionado a saúde da mulher:
RN176; – Saiba como prevenir ressecamento da região íntima no Inverno!
Quando usar o perfume ou desodorante íntimo?
De acordo com a médica, o equilíbrio deve ser a premissa principal na hora de pensar o uso desse produto. “Eles podem ser utilizados em situações que a mulher não consegue higienizar direito, vai ficar o dia inteiro na rua e não quer ficar com o odor ruim… Na academia ou no período menstrual, em uma situação específica”, aponta.
“Durante a atividade física, por exemplo, o cheiro de suor próximo dessa região pode causar incômodo. Os desodo…