Perpetuar o espírito primordial

ROTANEWS176 9/11/2024 12:00                                                                                                                              ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS                                                                                                                                                                                  

Novembro é um mês de profundo significado para os integrantes da Soka Gakkai.

 

Reprodução/Foto-RN176 Pintura mostra Josei Toda, em pé, e Tsunesaburo Makiguchi, sentado, no dia de lançamento da obra Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor], em 18 de novembro de 1930, que marcou a fundação da Soka Gakkai.

Em 18 de novembro de 1930, Tsunesaburo Makiguchi e seu discípu­lo, também professor, Josei Toda, publicaram o primeiro volume do livro Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor]. Eles decidiram chamar a editora de Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor], que se tornou a instituição precursora da Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor], e formaram um grupo para empreender atividades educacionais e religiosas.

O ponto de vista do educador Makiguchi passou por uma grande mudança quando ele se converteu ao Budismo de Nichiren Daishonin. Seu interesse por essa filosofia era tão grande que ele começou a se dedicar totalmente às atividades da Soka Gakkai. Nela, ele via a possibilidade de propagar seus ideais humanísticos em prol da educação.

Em julho de 1936, o primeiro dos seminários foi promovido pelo grupo e, em 1937, Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e mais de cinquenta pessoas realizaram uma cerimônia no Auditório Meikei de Tóquio, marcando um recomeço para a organização, instituindo assim oficialmente a Soka Kyoiku Gakkai. Iniciou-se também um grande movimento de propagação do Budismo Nichiren com a realização de reuniões de palestra, que logo se tornaram uma atividade tradicional da organização.

Em 1940, foi promovido um segundo encontro. A Soka Kyoiku Gakkai havia atingido o número de quinhentas famílias, sendo necessária uma revisão em seus estatutos. Tsunesaburo Makiguchi foi nomeado presidente, e Josei Toda, diretor-geral. Nessa época, eclodiu a Segunda Guerra Mundial.

Makiguchi criticou abertamen­te a política dos governantes japoneses de unificar todos os ensinamentos ao xintoísmo, religião oficial do governo.

Como consequência, em junho de 1943, os líderes da Soka Gakkai foram convocados pelos clérigos a prestar esclarecimentos. Nessa ocasião, o clero sugeriu que os membros da organização acatassem a decisão do governo e abraçassem “provisoriamente” o talismã xintoísta. Makiguchi ficou indignado com essa proposta que feria totalmente o espírito do Budismo de Nichiren Daishonin. Em vista disso, todas as atividades da Soka Gakkai passaram a ser vigiadas pela Polícia Especial de Segurança.

Tsunesaburo Makiguchi não se intimidou e isso resultou na prisão dele, de Josei Toda e de vários líderes da organização, acusados de violar a Lei da Preservação da Paz e de desrespeitar os santuários xintoístas. Devido à pressão, somente Makiguchi e Josei Toda se mantiveram firmes e irredutíveis. Makiguchi foi enviado para o Centro de Detenção de Tóquio, em Sugamo, e submetido a interrogatórios, sendo privado de seus direitos, até de escolher o próprio advogado, sofrendo com diversos tipos de dificuldades. Debilitado pela desnutrição, no dia 17 de novembro de 1944, ele pediu aos carcereiros que o transferissem para o ambulatório da prisão, onde logo entrou em coma e faleceu por volta das 6 horas da manhã do dia 18 de novembro de 1944, aos 73 anos.

Após ser libertado do cárcere, em 3 de julho de 1945, Josei Toda deu continuidade aos ideais de Tsunesaburo Makiguchi, reformulando e construindo a base da organização, que passou a se chamar Soka Gakkai. Ele assumiu a presidência em 3 de maio de 1951 e se engajou em amplo movimento de expansão do Budismo Nichiren no Japão, convertendo 750 mil famílias antes de falecer em 2 de abril de 1958.

Com o falecimento de Josei Toda, alguns duvidavam de que a Soka Gakkai sobrevivesse, mas a determinação e o empenho de seu discípulo, Daisaku Ikeda, fizeram com que as dúvidas se dissipassem do coração dos companheiros, devolvendo-lhes esperança e dando novo impulso à organização.

Em 3 de maio de 1960, Daisaku Ikeda assume a terceira presidência da Soka Gakkai. A data simboliza a unicidade de mestre e discípulo e o espírito primordial do Budismo Nichiren. Decidido a impulsionar o kosen-rufu mundial, no mesmo ano, ele parte rumo ao exterior para estruturar a organização e estreitar os laços de amizade entre os povos, levando a filosofia budista para 192 países e territórios.

Decorridos 94 anos da fundação da Soka Gakkai e um ano do falecimento de Ikeda sensei, vive­mos uma época-chave para o movimento pelo kosen-rufu mundial, rumo ao centenário da organização em 2030, período em que assumiremos definitivamente o papel de protagonistas na construção de uma sociedade de paz com base nos princípios humanísticos do Budismo Nichiren defendidos pelos Três Mestre Soka.

Fonte:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.203, 16 nov. 2013, p. A1.

Reprodução/Foto-RN176 Acima, aspecto imponente do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu

Castelo da unicidade de mestre e discípulo

Em 2013, também no dia 18 de novembro, foi inaugurado o Auditório do Grande Juramento pelo Kosen‑rufu (Daiseido), localizado no bairro de Shinanomachi, Tóquio, Japão.

O Daiseido possui os seguintes significados:

Em primeiro lugar, a união férrea em torno da Lei Mística, representada pelo Joju Gohonzon (Gohonzon de Consagração Permanente da Soka Gakkai), consagrado em seu interior, firman­do a atuação da Soka Gakkai Internacional (SGI), tendo como ponto central a prática da fé ao Gohonzon. Também representa nossa missão de concretizar a ampla propagação do Budismo de Nichiren Daishonin.

Em segundo, esse local é um palácio que retrata a essência do budismo — a unicidade de mestre e discípulo. Ali está registrada para sempre a prova real da luta vitoriosa em prol das pessoas rea­lizada pelos Três Mestres Soka.

Em terceiro, o auditório simboliza a união sólida dos membros da SGI em torno do sonho do kosen-rufu.

Ikeda sensei nos incentiva:

Este grande palácio é a suprema torre de tesouro entre os seres humanos onde os cidadãos do mundo da Lei Mística se reúnem superando quaisquer diferenças, incentivam-se mu­tuamente e avançam contínua e ininterruptamente rumo ao juramento seigan: paz, tranquilidade e felicidade de cada pessoa; prosperidade da sociedade, paz do mundo e transformação do destino da humanidade.1

No topo: Pintura mostra Josei Toda, em pé, e Tsunesaburo Makiguchi, sentado, no dia de lançamento da obra Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor], em 18 de novembro de 1930, que marcou a fundação da Soka Gakkai.

Nota:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.203, 16 nov. 2013, p. A1.

Leia mais

Sobre a fundação da Soka Gakkai e a inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu no Brasil Seikyo, ed. 2.539, 14 nov. 2020, p. 6 e 7 clicando aqui.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO