ROTANEWS176 E POR BYTE 07/09/2022 05h01 Por Márcio Padrão
Havaiano Michael Matsunaga, da ilha de O’ahu (EUA), capturou um polvo gigante de 11,77 quilos e quebrou um recorde que durou 20 anos
Reprodução/Foto-RN176 Michael Matsunaga com seu polvo gigante de 11,77 quilos, no Havaí Foto: Facebook Hana Pa’a Fishing Co.
O havaiano Michael Matsunaga, de Wahiawa, na ilha de O’ahu (EUA), capturou um polvo gigante de 11,77 quilos e quebrou um recorde estadual que durou mais de 20 anos. A pesca ocorreu em 30 de agosto, segundo os jornais locais.
O pescador de 69 anos jogou no mar sua isca recheada por peixes e lulas até uma profundidade de cerca de 121 metros quando notou algo meio pesado em sua linha. “Parecia que estava preso”, disse Matsunaga ao HawaiiNewsNow. Depois de alguma dificuldade, puxou o polvo gigante até seu barco.
Mas lidar com o polvo no barco foi uma nova parte do problema. “Ele tem oito pernas. Eu tenho dois braços. Eu meio que o coloquei no refrigerador. Mas ele tentou sair de tudo. Finalmente o peguei no refrigerador. E então eu tive que sentar no refrigerador porque ele estava meio que me levantando”, disse ele.
O animal foi pesado na companhia de pesca Hana Pa’a, que postou fotos e vídeos em seu perfil no Facebook. O recorde anterior de polvos era do irmão de Michael, Stewart Matsunaga, que pegou um de 8,6 quilos em Ka’ena Point, O’ahu, em 2000.
No Havaí, o polvo é comumente referido como “tako”, palavra japonesa para o animal e também um ingrediente comum no poke, prato típico local. O plano de Matsunaga, porém, é fritá-lo “uma perna de cada vez”.