ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 21/10/2022 09:12 DA REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Especialistas discutem o futuro da economia, o futuro da saúde, o futuro do planeta. Ao tomarmos conhecimento dessas análises, podemos nos sentir confiantes ou com desesperança, se considerarmos isso como destino imutável.
Hokkaido, a terra natal do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, era considerada por profundos especialistas da agricultura como imprópria para o cultivo de arroz, por ser fria demais. No entanto, algumas pessoas se estabeleceram ali e, sob a supervisão de conhecedores locais, se empenharam com muito esforço no cultivo do arroz e tiveram sucesso.
Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), esclarece que esse fato oferece uma valiosa lição em relação à diferença entre teóricos e práticos. Ele afirma que o conhecimento teórico é, sem qualquer questionamento, importante e jamais deva ser desprezado. Por outro lado, os especialistas analisam o mundo com as lentes conceituais e, assim, enxergam a realidade muitas vezes sem considerar detalhes e complexidades. Dessa forma, eles podem acabar concluindo de maneira inflexível que algo é possível ou impossível e ponto. Mas o fato de aqueles agricultores terem conseguido cultivar suas plantações de arroz naquela região provou ser possível o que os especialistas diziam ser irrealizável, isso porque a realidade é complexa e está em constante mudança.
Então, Ikeda sensei explica qual deve ser o olhar de uma pessoa sobre o futuro, independentemente da sua circunstância:
Pessoas de ação enfrentam os vários aspectos da realidade e se esforçam de maneira consistente por meio de tentativas e erros para tornar tudo melhor. Assim, conseguem perceber aspectos de dada situação — seja ela qual for — que, de outro modo, seriam obscurecidos por limitações teóricas. Para aqueles que agem com determinação indômita, a realidade não é rígida como uma pedra; eles a veem como algo em constante mutação, abarcando, portanto, infinitas possibilidades.1
Reprodução/Foto-RN176Plantação de arroz em Kamikawa, Hokkaido, Japão – Foto: GETTY IMAGES
No mês em que a BSGI completa 62 anos, Brasil Seikyo reflete sobre as perspectivas da organização em matéria especial. Vamos renovar nosso olhar positivo para um futuro de “infinitas possibilidades” a começar por nos tornar pessoas de ação na prática do budismo, como Ikeda sensei ensina:
O objetivo do budismo é aliviar o sofrimento das pessoas. Isso não deve ser apenas um idealismo teórico, mas deve ser feito, de forma concreta, por meio da sabedoria aliada à ação. De nossa perspectiva, trata-se da “transformação da fé em sabedoria”, isto é, a conquista da sabedoria do buda em nossa vida pela prática da fé. Portanto, tudo se inicia com a oração, e devemos continuar orando e agindo até surgirem os resultados. Tanto Shakyamuni como Nichiren Daishonin eram pessoas de ação. Nós também devemos ser assim.2
Ótima leitura!
Notas:
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana, v. 18. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2021. p. 122.
- Ibidem, v. 30-II, p. 309, 2022.
Foto: GETTY IMAGES