ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 05/12/2020 07h00 Por Sergio Quintanilha
Prevista para o final de 2021, novíssima picape monobloco da Ford usará plataforma do Bronco Sport e será importada do México
Reprodução/Foto-RN176 Ford Maverick 2022. Foto: Ford Authority / Reprodução
A picape Fiat Toro foi a melhor ideia da década passada no mercado brasileiro. A Renault Oroch chegou antes, porém foi a Toro que conseguiu captar melhor as necessidades do consumidor brasileiro. Mas essa moleza vai acabar. No final de 2021, a Ford começará a importar do México a novíssima picape Maverick, que será produzida na plataforma C2 em Hermosillo.
Aos poucos, todos os segredos sobre a nova picape compacta da Ford vão sendo desvendados. Inicialmente, acreditava-se que a picape se chamaria Courier, devido a um registro industrial feito pela Ford. Porém, recentemente vazou nos EUA um desenho da traseira da picape com o nome Maverick. Segundo o site americano Auto Evolution, é possível cravar o nome Maverick.
Reprodução/Foto-RN176 Ford Maverick 2022. Foto: Ford Authority / Reprodução
Outra fonte confiável que crava o nome Maverick é o site Ford Authority, especializado em notícias da marca. Segundo o Ford Authority, a picape Maverick será produzida em uma variante da plataforma C2, utilizada recentemente pelo SUV médio Bronco Sport. Outros carros usam essa plataforma: Ford Focus de quarta geração, Ford Escape/Kuga de terceira geração e Lincoln Corsair de primeira geração.
A Ford quer uma sub Ranger porque sua picape média cresceu demais. A Ford resistiu à ideia de lançar um modelo concorrente para as picapes pequenas (notadamente a Fiat Strada). Com o sucesso da Toro no Brasil, a Ford vislumbrou a chance de seguir o mesmo caminho com o Bronco Sport — que é monobloco e não carroceria sobre chassi como o Bronco 2-portas e o Bronco 4-portas.
Atenção aqui porque a picape Ford Bronco não será uma mini-Ranger. Ela será uma anti-Toro. Por isso, terá carroceria monobloco para oferecer uma dirigibilidade mais amigável, assim como a Fiat Toro é derivada do Jeep Renegade. Mas a Ford Maverick não será fraca, não. Ela terá atributos off-road fortes, tração 4×4 e qualidades para infernizar a vida da Toro no mercado brasileiro.
Reprodução/Foto-RN176 Ford Maverick 2022. Foto: Ford Authority / Reprodução
Podemos esperar a Ford Maverick bastante com menos de 5 m de comprimento e menos de 3 m de distância entre-eixos. A Fiat Toro tem 4,94 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos. Já a nova Fiat Strada Cabine Dupla mede 4,48 m de comprimento e 2,74 m de entre-eixos. A Maverick pode se posicionar entre as duas, porém com medidas mais próximas da Toro.
Além de plataforma e características de estilo, a Ford Maverick compartilhará motorizações com o Bronco Sport. Segundo o Ford Authority, espera-se que a nova transmissão automática de oito velocidades da Ford seja a única caixa de câmbio, enviando potência para as rodas dianteiras como padrão, ou para as quatro rodas nos modelos AWD. Como todos os veículos que circulam na plataforma C2 da Ford, o motor e a transmissão serão montados transversalmente.
Reprodução/Foto-RN176 Ford Maverick 2022. Foto: Auto Evolution / Reprodução
O motor 1.5 EcoBoost turbo tem apenas três cilindros, portanto é bem compacto, com injeção direta, e entrega ótimos 182 cv de potência (6.000 rpm). O torque é de 258 Nm a 3.000 rpm. O carro também está preparado para receber o motor 2.0 EcoBoost turbo de quatro cilindros, também com injeção direta, de 248 cv (5.500 rpm) e 373 Nm (3.000 rpm).
Apesar da carroceria monobloco, mais usada em automóveis, a nova Maverick terá design robusto, incluindo uma frente vertical e um corpo relativamente quadrado. A picape deve ter uma única configuração: 4 portas, como a Toro.
Reprodução/Foto-RN176 Ford Maverick 2022. Foto: Auto Evolution / Reprodução
Enquanto a Ford acelera a produção dos SUVs Bronco e Bronco Sport na fábrica mexicana de Hermosillo, a mídia internacional tenta antecipar como será o visual da nova picape compacta. Várias renderizações já foram publicadas pelo mundo afora, inclusive com o visual previsto para a futura geração da Ranger. Entre a renderização do Ford Authority (baseada no Bronco Sport) e a do Auto Evolution, há diferenças marcantes, especialmente na grade dianteira.
Apesar de o nome Maverick ter sido usado pela Ford no início dos anos 70 para um carro de passeio, isso não impede que a picape seja batizada assim. Maverick, de qualquer forma, é mais forte do que Courier. Há apenas um mês, a Fiat comemorou o fato de a Toro ter chegado a 300 mil unidades produzidas. É neste apetitoso bolo das picapes monobloco compactas que a Ford está de olho.