ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/03/2023 09:40 REDE DA FELICIDADE Por Dr. Daisaku Ikeda
Incentivos extraídos do romance Nova Revolução Humana.
Reprodução/Foto-RN176 Ilustração mostra estudantes da Escola Soka de Ensino Fundamental 1 realizando plantio comemorativo sob o olhar carinhoso de Shin’ichi Yamamoto, ao centro
Novos brotos! Novos brotos
crescendo vigorosamente
com olhar no futuro, alcançando o céu infinito.
Em sua vida repleta de frescor
e jovialidade,
transborda esperança,
bate no ritmo do coração de justiça,
e pulsa o amor pelo saber.
Meus preciosos e valiosos jovens amigos,
herdeiros do bastão
espiritual Soka!
Ampliem e estendam
ainda mais
a estrada da paz e da amizade que construí.
Peço que erradiquem, sem falta,
da face da Terra, a pobreza,
a fome,
a discriminação, a guerra e toda a miséria!
Para tanto,
que vocês sejam fortes, corajosos e sábios!
Desenvolvam a si mesmos, desafiem-se e estudem
com afinco.
Com imensa expectativa,
Eu aguardo, o mundo aguarda,
o crescimento de vocês.
Pássaros entoam cantigas
de alegria.
Flores dançam a valsa da felicidade ao compasso
da brisa.
É manhã! A tão aguardada manhã da esperança!
Príncipes e princesas, é a partida rumo ao futuro!
A primeira cerimônia de início das aulas da Escola Soka de Ensino Fundamental 1 de Tóquio se daria naquele dia. Ela fora construída ao lado da Escola Soka de Ensino Fundamental 2 e Médio.
Banhado pelo sol da primavera, o prédio branco de concreto de três andares da nova escola erguia-se vividamente em meio ao belíssimo cenário verde de Musashino [como era conhecida essa área de Tóquio]. A sacada no último andar estava enfeitada com uma enorme faixa de cerca de 30 metros de comprimento, contendo os dizeres: “Parabéns pelo início das aulas: esperançosa partida!”.
A cerimônia de início das aulas começou às 11 horas, no auditório da Escola de Ensino Fundamental 2 e Médio. Olhando fixamente para o palco, alguns dos alunos da nova instituição pareciam um pouco nervosos quando foi declarada a abertura da solenidade.
Assumindo o púlpito, o diretor Takashi Araki anunciou que 125 estudantes do primeiro ano, 82 do segundo e 84 do terceiro haviam sido admitidos para a recém-inaugurada escola. Em seguida, apresentou o lema desses três anos do ensino fundamental: “Sejam radiantes! Sejam Atenciosos! Sejam Perseverantes!”. O fundador da instituição, Shin’ichi Yamamoto, havia sugerido esse lema, atendendo à solicitação do corpo docente e dos funcionários envolvidos na concretização daquele empreendimento. Ele escolheu esses três pontos em particular — destacando qualidades como comportamento, atitude e a maneira de encarar a vida — com base na convicção de que a educação humanística deve prestar especial atenção à formação do espírito e do caráter dos estudantes.
“Sejam Radiantes!” — essa expressão significa ser alegre e positivo. Consiste num brado para que os estudantes não se depreciem, e se empenhem entusiasticamente em várias atividades com uma atitude espontânea e a mente aberta.
“Sejam Atenciosos!” — essa frase refere-se a se importar com os outros. Algumas pessoas podem ter notas altas na escola, mas se pensarem só nelas, isso causará sofrimento para si e para aqueles que as cercam. Conseguir demonstrar gentileza e consideração aos outros é um dos requisitos mais essenciais para se desenvolver um caráter sólido.
“Sejam Perseverantes!” — essa sentença corresponde a ter paciência e persistência. Sem perseverança, as crianças não serão capazes de alcançar seus objetivos ou de crescer genuinamente como seres humanos — qualidade essencial que devem adquirir se desejarem ser vitoriosas na vida.
Shin’ichi acreditava firmemente que ajudar a criança a estabelecer uma base interior sólida constituía o propósito mais importante da educação básica.
[Na sequência, um representante dos estudantes procedeu à apresentação de um juramento representando os colegas.]
Depois do discurso do estudante, um membro do conselho de administração leu a mensagem do fundador, Shin’ichi Yamamoto. O texto havia sido impresso numa folha de papel e entregue aos alunos, com um guia de pronúncia ao lado dos ideogramas chineses para que todos pudessem lê-los.
Enquanto a mensagem estava sendo lida em voz alta, as crianças acompanhavam atentamente com o texto em mãos. (…)
Ele escreveu:
— “Vocês podem, por vezes, ter problemas, dificuldades que talvez pareçam ser um fardo pesado. Podem ser repreendidos por algum professor ou se sentir tristes por não terem ido bem no trabalho da escola. Podem levar a pior numa discussão com um amigo e ficar realmente com muita raiva ou chateados em consequência disso. Mas essas experiências, esses ‘pesados fardos’ os ajudarão a se tornar grandiosos. Assim como o inverno sempre se transforma em primavera, muitas vezes, depois de fatos tristes na vida, seguem-se acontecimentos agradáveis e felizes. O bambu não quebra sob o peso da neve. Ele simplesmente suporta e aguarda com paciência a chegada da primavera repleto de esperança. Isso não significa sofrerem sozinhos. Se tiverem problemas, contem aos pais ou busquem conselhos com professores e bons amigos. Vocês são como jovens brotos de bambu com muito para crescer. Com um coração amplo e aberto, desenvolvam-se com saúde e espírito forte, e aprendam a ser flexíveis e persistentes como o bambu”.
Os olhos das crianças brilhavam intensamente.
Shin’ichi desejava ensinar aos jovens estudantes a mais relevante maneira de viver: encarar as dificuldades de cabeça erguida. Se criassem o hábito de evitar dificuldades, no fim só atrairiam infelicidade.
Em sua mensagem, Shin’ichi Yamamoto também recomendou aos jovens que lessem bons livros. Ele contou que, quando era estudante do ensino fundamental, sua família não tinha dinheiro para comprar livros. Portanto, ele os pegava emprestado de bibliotecas da escola e da vizinhança e lia avidamente romances como Robinson Crusoé e A Ilha do Tesouro. Ele incentivou as crianças a ler grandes obras do mundo inteiro.
Reprodução/Foto-RN176 Shin’ichi Yamamoto cumprimenta os estudantes antes de tirar uma foto comemorativa com eles
Shin’ichi, então, solicitou aos estudantes que seguissem as normas da escola, as regras de trânsito e as leis da sociedade, e que sempre cumprimentassem as pessoas alegremente e com uma voz forte e clara. Uma importante finalidade do ensino fundamental é ajudar as crianças a adquirir bons hábitos que servirão como base para o resto da vida.
Por fim, declarou:
— “É graças aos seus pais que vocês estão tendo a oportunidade de estudar nesta nova escola. Peço-lhes que valorizem e sejam bons para eles e para seus irmãos. Do mesmo modo, espero que sejam gentis com seus amigos e todos os demais, especialmente com aqueles menos afortunados que vocês. Sejam pessoas de coração grande e generoso, e sempre demonstrem consideração aos outros. Gostaria de encerrar minha mensagem com votos de que estudem muito, brinquem bastante e se tornem excelentes alunos do ensino fundamental”.
Aplausos ressoaram pelo auditório, externando a determinação das crianças e a alegria dos pais.
[O presidente do Conselho de Administração das Escolas Soka, Susumu Aota, proferiu suas palavras de cumprimentos. Depois da cerimônia de início das aulas, as crianças saíram do auditório.]
Naquele dia, cruzaram a Ponte Glória sobre o canal de Tamagawa — que se estende pelo pátio — e atravessaram o campo de esportes até um pátio adjacente em frente ao edifício principal da escola de ensino fundamental. De acordo com a programação, os estudantes teriam uma sessão de fotos em grupo com o fundador da escola, Shin’ichi Yamamoto.
Shin’ichi estava vindo do Centro Cultural de Tachikawa para participar da sessão de fotos. No carro, ele disse a um dos funcionários da escola que o acompanhava:
— Mal posso esperar para me encontrar com os estudantes! Chegaremos no horário para a sessão de fotos, não é mesmo? Não quero deixá-los aguardando.
Shin’ichi não se cabia de alegria por se reunir com as crianças. Pouco antes das 11h30 já estava na instituição e apressou-se da entrada principal ao pátio da escola, chegando assim que as crianças terminaram de se organizar em filas conforme o ano que cursavam. Observando a alegria e o sorriso do rosto daqueles príncipes e princesas, quando se deu conta estava acenando e gritando para eles:
— Bem-vindos à Escola Soka de Ensino Fundamental 1.
As crianças responderam ao cumprimento de maneira entusiástica.
Shin’ichi caminhou em direção aos estudantes olhando atentamente para o rosto das crianças como se desejasse gravá-lo em seu coração. Ele disse:
— Parabéns por ingressarem na Escola Soka de Ensino Fundamental 1!
Estendeu a mão para cumprimentar e falar diretamente com cada aluno: “Fico muito feliz em me encontrar com você!”; “Estava aguardando este dia!”; “Sempre me lembrarei de você”.
Alguns estudantes sorriam timidamente, outros diziam seu nome com segurança quando lhes perguntava, e outros expressavam gratidão.
Conversar com cada pessoa sempre com um sorriso é o caminho para abrir a porta do coração dela. O primeiro passo na educação consiste em abrir o coração das crianças. Se o coração delas estiver fechado, não será possível semeá-lo.
Shin’ichi Yamamoto posou para fotos em grupo com estudantes dos três primeiros anos da Escola Soka de Ensino Fundamental 1 de Tóquio. Por último, tirou foto com professores e funcionários. Depois, reuniu-se com os alunos na entrada da escola para um plantio de árvores comemorando a inauguração da escola. Entre os diversos tipos de árvores havia duas cerejeiras Yoshino com plaquinhas de madeira indicando os nomes Árvore Príncipe e Árvore Princesa, respectivamente. Por solicitação do diretor Araki, Shin’ichi havia atribuído nomes às árvores durante a sua visita à instituição no dia anterior, 8 de abril. Ele assistiu aos representantes dos meninos depositar um pouco de terra sobre as raízes da Árvore Príncipe e a representante das meninas fazer o mesmo com a Árvore Princesa.
Olhando para as duas cerejeiras recém-plantadas, Shin’ichi disse às crianças:
— Assim que entramos pelo portão principal, podemos ver as duas árvores. Quando se tornarem árvores adultas, vocês estarão ativos na sociedade. Aguardo ansiosamente esse dia. Cresçam e sejam grandes e fortes junto com estas árvores.
Plantar árvores é plantar esperança pelo futuro.
— Vamos dar um vigoroso viva! — propôs Shin’ichi.
Em resposta, todos bradaram a saudação por três vezes. A voz cheia de energia das crianças ecoou pelo céu azul.
No topo: Ilustração mostra estudantes da Escola Soka de Ensino Fundamental 1 realizando plantio comemorativo sob o olhar carinhoso de Shin’ichi Yamamoto, ao centro
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.
Fonte:
IKEDA, Daisaku. Novos brotos. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 27, p. 9-17, 2019.
Ilustrações: Kenichiro Uchida