Por que foi necessário desligar o computador quântico da NASA?

ROTANEWS176 02/02/2024 03:09

O computador quântico é uma lógica fundamentalmente nova em hardware eletrônico que tem um potencial literalmente incrível em comparação com os sistemas tradicionais.

 

Reprodução/Foto-RN176 Crédito da imagem ilustrativa: n3m3/Bing/DALL-E

Resumindo, em um processador convencional temos apenas dois estados de saída 1 e 0, mas em um computador quântico entram em jogo os qubits, o que implica centenas de estados possíveis de ocorrência do evento 1 ou 0. Graças à operação da nuvem de probabilidade, o poder e a velocidade de um sistema quântico aumentam significativamente.

Agora vamos desviar-nos por um momento dos aspectos físicos da questão e voltar-nos para a cinematografia. Todo mundo já viu o ótimo filme Exterminador do Futuro, certo? Lembra o que é Skynet? Esta é uma inteligência artificial (IA) astuta que assumiu o controle de todos os sistemas que podem ser controlados através de uma rede e ter acesso à Internet. Um grupo unido de computadores começou a lutar contra o homem e a tentar destruir a vida no planeta.

O fato do trabalho de criação de inteligência artificial estar sendo realizado em todo o mundo também não é novidade. Sistemas inteligentes de vigilância, IA e geração de imagens – tudo isto já é a nossa realidade.

O universo de ameaças cibernéticas que a NASA enfrenta também está crescendo. A agência tornou-se um alvo atraente para hackers nacionais e estrangeiros devido às suas atividades no espaço e à pesquisa em áreas como o desenvolvimento de novas aeronaves.

No ano passado, o departamento de TI da NASA viu um grande aumento nos ataques de phishing contra funcionários de agências, com hackers tentando aproveitar a mudança para o trabalho remoto para tentar enganar os funcionários para que forneçam informações pessoais que possam ser usadas para obter acesso aos sistemas da NASA.

Não faz muito tempo, soube-se que a NASA planejava instalar o primeiro sistema inteligente em um computador quântico e tentar testar seu desempenho. Quando a informação surgiu, os ativistas exigiram que este trabalho fosse interrompido imediatamente.

Os computadores quânticos têm o potencial de quebrar sistemas de criptografia, tornando informações confidenciais vulneráveis ​​a ataques maliciosos. Além disso, como no Exterminador do Futuro, ninguém saberá que isso aconteceu.

A modelagem de sistemas de ativistas de terceiros mostrou que a forma mais inofensiva de tal trabalho poder terminar é a distribuição de dados pessoais de trabalhadores através de uma base de dados de endereços de e-mail desconhecidos. Mas mais dados secretos poderiam facilmente ser vazados.

Além disso, a inteligência artificial, aliada ao poder e à especificidade de um computador quântico, é capaz de fazer uma variedade de coisas – arrastar-se pela Internet, construir as suas próprias redes neurais, interceptar o controle de quaisquer sistemas eletrônicos.

Quando a informação chegou ao governo, a NASA foi obrigada a suspender temporariamente a operação do seu computador quântico e interromper o desenvolvimento até que as circunstâncias fossem esclarecidas. Afinal, o algoritmo de IA já havia sido carregado no sistema da NASA. Elon Musk e o famoso físico Michio Kaku já se manifestaram sobre a situação.

Num mundo onde a tecnologia redesenha constantemente os limites do que é possível, estamos à beira de outra revolução que poderá trazer avanços incríveis à nossa espécie. Mas os computadores quânticos também estão repletos de perigos difíceis de calcular, especialmente quando combinados com inteligência artificial.

As máquinas assumirão em breve o controle ou esta tecnologia apenas nos beneficiará?

FONTE: OVNI HOJE