ROTANEWS176 E POR AIRWAY 12/11/2022 12:03 Por Thiago Vinholes
Maior avião de passageiros do mundo atende somente um destino regularmente no país com a Emirates Airline, o Aeroporto de Guarulhos
Reprodução/Foto-RN176O A380 da Emirates pousando em Guarulhos (Rafael Luiz Canossa)
RN176 O A380 tem o seu Comprimento: 73 m, Peso: 276.800 kg, Autonomia de voo: 15.400 km, Velocidade, máxima: 1.099 km/h, Voo inaugural: 6 de novembro de 2018, Tipos de motor: Engine Alliance GP7200, Rolls-Royce Trent 900. O A380 (3-A380) acomoda mais de 515 em três classes de serviço passageiros, tem 24 m de altura, 72 m de comprimento e 79 m de envergadura (de ponta a ponta das asas). A aeronave custa US$ 428 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão)
Todo entusiasta da aviação quer tirar uma “casquinha” do A380. Maior avião de passageiros do mundo, o Superjumbo da Airbus é como uma celebridade nos aeroportos e sempre atrai atenção por onde passa. Aqui no Brasil, no entanto, o jato de dois andares é uma ave rara que só pode ser avistada em São Paulo e nas cores da Emirates Airline, que é a única empresa aérea que voa para o país com a aeronave gigante – e mesmo assim sem que isso ocorra o ano inteiro.
Mas por que vemos tão poucos A380 pousando e decolando no Brasil? O AIRWAY elencou alguns dos prováveis motivos que tornam o enorme avião da Airbus tão raro em aeroportos brasileiros. Confira:
Poucas empresas que atendem o Brasil operam o Airbus A380
O motivo mais óbvio do A380 ser tão raro no Brasil é que existem poucas companhias aéreas que possuem a aeronave em suas frotas. Das empresas que atendem o mercado brasileiro, somente a British Airways, Qatar Airways e Emirates têm modelos ativos em rotas comerciais (a Lufthansa, que também atende o Brasil, ainda não reativou seus A380), mas apenas a terceira voa para o Brasil com o avião da Airbus.
Reprodução/Foto-RN176 A British Airways nunca voou para o Brasil com seus A380 (Airbus)
RN176 O A380 tem o seu Comprimento: 73 m, Peso: 276.800 kg, Autonomia de voo: 15.400 km, Velocidade, máxima: 1.099 km/h, Voo inaugural: 6 de novembro de 2018, Tipos de motor: Engine Alliance GP7200, Rolls-Royce Trent 900. O A380 (3-A380) acomoda mais de 515 em três classes de serviço passageiros, tem 24 m de altura, 72 m de comprimento e 79 m de envergadura (de ponta a ponta das asas). A aeronave custa US$ 428 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão)
A Emirates também é a única companhia aérea que possui cacife e um número suficiente de aeronaves para se aproveitar do potencial de marketing do A380, um avião que oferece uma experiência diferenciada aos passageiros. Portanto, além da rotina de ir e vir de Dubai para São Paulo, é um meio de transporte que mexe com as emoções de quem embarca nele.
A380 requer alta demanda de passageiros
Lotar um avião que pode transportar mais de 500 passageiros não é uma tarefa fácil. Nem a Emirates, com todo seu prestígio, consegue preencher todos os assentos do A380. No entanto, a empresa dos Emirados Árabes tem uma demanda que justifica usar o avião no Brasil no trecho para Dubai, tanto que a taxa de ocupação da aeronave nessa rota beira os 80%.
Porém, isso acontece por conta do modelo de negócios da Emirates. Nem todos os passageiros que embarcam no voo para Dubai tem o emirado no Oriente Médio como destino final, que é na verdade um grande hub de distribuição de voos para localidades no mundo todo.
No caso de outras empresas que possuem a aeronave em seus frotas e voam para o Brasil, o destino que elas oferecem normalmente é a parada final da viagem, como Londres no caso da British Airways – embora o Heathrow seja um grande hub europeu, não chega a ser uma opção vantajosa fora da Europa.
Reprodução/Foto-RN176 Os A380 da Emirates podem embarcar mais de 500 passageiros (Emirates)
RN176 O A380 tem o seu Comprimento: 73 m, Peso: 276.800 kg, Autonomia de voo: 15.400 km, Velocidade, máxima: 1.099 km/h, Voo inaugural: 6 de novembro de 2018, Tipos de motor: Engine Alliance GP7200, Rolls-Royce Trent 900. O A380 (3-A380) acomoda mais de 515 em três classes de serviço passageiros, tem 24 m de altura, 72 m de comprimento e 79 m de envergadura (de ponta a ponta das asas). A aeronave custa US$ 428 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão)
Poucos aviões para muitas frequências
Uma companhia aérea com poucas unidades do A380 na frota não tem capacidade de colocar a aeronave em tantas rotas. Em casos assim, a empresa acaba priorizando os trechos com maior demanda de passageiros, como faz a British Airways em voos do Reino Unido para grandes centros comerciais nos Estados Unidos e em regiões da Ásia.
A Emirates, com seus mais de 100 exemplares do A380, em contrapartida, pode operar mais frequências com a aeronave, mesmo que ela não voe com uma taxa de ocupação de encher os olhos. Nesse ponto, vale lembrar novamente que o avião gigante também atua como um artificio para atrair mais clientes, algo que somente a empresa árabe consegue usufruir.
Brasil não possui um hub internacional que justifique o uso do A380
Embora seja a maior economia da América Latina, o Brasil não é um grande hub internacional de voos, mesmo nos grandes aeroportos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
É no máximo um centro de distribuição de voos para países na América do Sul, algo que pode ser plenamente executado com jatos como o A330, A350, 787 ou 777. Apesar disso, o voo Dubai-Guarulhos tem esse papel para a Emirates já que apenas recentemente a empresa retomou a rota para o Rio de Janeiro e Buenos Aires.
Reprodução/Foto-RN176 O A380 da Air France no Aeroporto do Galeão em agosto de 2016 (Airbus)
RN176 O A380 tem o seu Comprimento: 73 m, Peso: 276.800 kg, Autonomia de voo: 15.400 km, Velocidade, máxima: 1.099 km/h, Voo inaugural: 6 de novembro de 2018, Tipos de motor: Engine Alliance GP7200, Rolls-Royce Trent 900. O A380 (3-A380) acomoda mais de 515 em três classes de serviço passageiros, tem 24 m de altura, 72 m de comprimento e 79 m de envergadura (de ponta a ponta das asas). A aeronave custa US$ 428 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão)
Visita especial
Além de protótipos, tem sido raro ver o A380 no Brasil exceto pelo voo da Emirates, que estreou em 2017, embora a companhia aérea tenha realizado uma visita com o jato da Airbus a Guarulhos em novembro de 2015.
No ano seguinte, foi a vez do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, ser palco de um voo da Air France, aproveitando a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Anos mais tarde, no entanto, a companhia aérea francesa desistiu de operar o modelo por conta dos altos custos.
E para vocês quais são as razões para não vermos mais Airbus A380 em solo brasileiro? Deixem seus comentários.